Logotipo Olho no Carro

Você sabia que existem carros para pessoas com deficiências físicas? Todos os veículos, sejam eles zero quilômetro ou usados são considerados carros com acessibilidade. Essas adaptações podem ser feitas de acordo com as necessidades particulares de cada deficiência em questão.

Neste texto, vamos tirar as principais dúvidas sobre os carros com acessibilidade. Confira:

Adaptação

Existem veículos que vêm adaptados direto da fábrica. Entretanto, dependendo da deficiência, esses modelos podem não atender a todas as necessidades da pessoa.

Nesses casos, há empresas especializadas para adaptar o modelo de acordo com as demandas particulares de cada deficiente físico. As adaptações mais comuns são:

  • Câmbio e/ou embreagem automática;
  • Rampa de acesso;
  • Volante que agrega as funções de acelerar e frear;
  • Bancos rotativos (eles se deslocam até a área externa do carro para que o condutor se transfira de sua cadeira de rodas para o banco);
  • Elevador (neste caso, o banco original é substituído por um encaixe para a cadeira de rodas).

Carteira de Habilitação Especial

É possível tirar a Carteira Nacional de Habilitação Especial, a partir dos 18 anos de idade, ou realizar a alteração na sua CNH em casos nos quais a pessoa se tornou portadora de uma necessidade especial.

Após a entrega dos documentos exigidos pelo DETRAN, o segundo passo para a realização da CNH Especial é a consulta médica, na qual será analisada a capacidade de guiar um veículo diante das limitações físicas.

Nos casos de aprovação da capacidade de condução, o médico emitirá um laudo que poderá ser utilizado para conseguir isenção de impostos na compra de veículos zero quilômetro.

Após a aprovação, também é necessário a realização do teste psicotécnico.
Existem auto escolas preparadas para receber e instruir o público com necessidades especiais. Após o término das aulas, é necessário ser aprovado nos exames teórico e prático para a obtenção da CNH.

Isenção de impostos

A compra de um carro zero quilômetro para deficientes físicos pode ser até 30% mais barata.

Isso acontece porque possuem a isenção de alguns impostos como o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), conforme previsto pela lei.

Mas, para adquirir o veículo com essas isenções, é necessária a avaliação médica que comprove a deficiência e a capacidade de condução, além da CNH Especial. Após a compra do veículo nestas condições, o mesmo só poderá ser vendido depois de três anos da aquisição ou o proprietário terá que pagar todos os impostos.