Logotipo Olho no Carro

Você adora fazer uma viagem de carro? Tem vontade de conhecer as belezas de todo o Brasil? Então este texto é para você!

Separamos algumas dicas de cuidados que você deve ter antes e durante as suas viagens e montamos sugestões de roteiros para cada um dos estados da região sudeste, que, além de belas paisagens, trazem muito conhecimento cultural.

A região sudeste é um prato cheio para quem gosta de fazer viagem de carro. Apesar de ser a segunda menor região do Brasil, com 924.565 km², ela conta com quatro estados muito ricos em história. Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, reúnem juntas quase 1.500 municípios.

É muita opção de lugar para visitar!

Mas é sempre importante ficar de olho em alguns detalhes na hora de fazer uma viagem de carro. Se liga nas nossas recomendações!

5 dicas para antes e durante a sua viagem de carro:

1 – Faça uma revisão completa do carro antes de viajar

Você ama fazer viagens de carro, mas lembre-se que, antes disso, precisa verificar as condições do seu veículo e se é preciso fazer algum tipo de manutenção ou balanceamento.

Itens como o motor (óleo), pneus, freios, suspensão e para-brisas mecerem atenção especial antes de percorrer grandes trechos rodoviários. Fique atento!

2 – Deixe a documentação em dia

Imagine este cenário: você resolve viajar para relaxar e esquecer um pouco da realidade do dia a dia, mas é parado em uma blitz policial e descobrem que seus documentos, como CNH e licenciamento (CRLV), estão com alguma irregularidade. Será uma mega dor de cabeça em um momento que era para ser de paz, né?

Então, antes de viajar, confira se toda a sua documentação está em dia e não deixe nada para a última hora (essa recomendação vale para a vida, na verdade). Tenha sempre em mãos CNH e CRLV!

3 – Tenha um conjunto completo de estepe

Ninguém espera que o pneu vai furar, né? Mas é sempre bom estar preparado caso essa situação aconteça.

Por isso, tenha sempre um pneu reserva no seu carro e os equipamentos necessários para fazer a troca.

4 – Tenha sempre um carregador de celular no carro

Hoje em dia, um smartphone faz praticamente tudo, por isso, é importante sempre ter um carregador no carro, caso você se esqueça de colocar na mala.

Lembre-se, ter bateria no celular é fundamental, afinal, existem diversos aplicativos de mapa e localização que podem te auxiliar muito durante uma viagem de carro.

Além disso, muitos dos documentos necessários são digitais, o que faz você precisar ainda mais do seu dispositivo.

5 – Prepare uma playlist antes de sair de casa

O que é uma viagem sem música, não é mesmo? Das mais tocadas, até as mais tranquilas, as músicas são sempre uma boa companhia na hora de pegar a estrada (claro, desde que não tire a concentração de quem for dirigir).

Aliás, se você tem Spotify, pode conferir esta playlist especial que nós montamos para a sua viagem!

Você pode se interessar por estes textos também:

Veja agora 4 sugestões de roteiros para viagens de carro na região sudeste!

Espírito Santo – o Parque Estadual da Pedra Azul e a Rota do Lagarto

Imagem representativa do Pico da Pedra Azul, no Espirito Santo, uma das sugestões de destinos escolhidos para o roteiro de viagem de carro.
Imagem retirada de banco de dados público digital

O Espírito Santo é um estado litorâneo da região sudeste, que faz divisa com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Mesmo sendo o quinto menor estado do Brasil, o Espírito Santo reserva belas paisagens e pontos turísticos para você que curte uma viagem de carro.

A aproximadamente 50 km de Vitória, a capital do estado, se encontra o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado no município de Domingos Martins.

Ele abriga a Reserva Florestal de Pedra Azul, criada em 1960, que é cartão-postal do Espírito Santo e reúne muitos visitantes, principalmente no inverno.

O parque possuí uma área de 1.240 hectares, mas só 5% do local é aberto ao público. Porém, lá é possível visitar o Pico da Pedra Azul (foto).

Essa enorme formação rochosa pode ganhar uma coloração azulada ao longo do dia, devido o contato do brilho do sol com os líquens (seres vivos semelhantes aos fungos e algas), que cobrem a pedra.

Ainda nessa região, você pode passar pela Rota do Lagarto, no início do km 88 da BR-262.

E, além de ter uma natureza exuberante pelo caminho, é possível encontrar pousadas e restaurantes com um “jeitão” super romântico. Uma preciosidade!

Minas Gerais – Ouro Preto: uma cidade histórica

Imagem representativa do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais. O local é uma das sugestões de destino no roteiro de viagem de carro.
Imagem retirada de banco de dados público digital

Ouro Preto é, provavelmente, um dos maiores alvos do turismo em Minas Gerais e é destino “obrigatório” para você que quer conhecer mais da cultura e história do Brasil.

Localizada a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte, a cidade foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Falar de todas as incríveis atrações de Ouro Preto levaria um texto inteiro. A construção das suas belas igrejas contaram com a participação de grandes artistas barrocos, como Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde.

Além das igrejas, é fundamental visitar os museus para conhecer mais da história da época colonial do Brasil. Ouro Preto foi um grande centro da atividade mineradora naqueles tempos.

Entre os museus mais famosos, estão o Museu da Inconfidência (foto), o Museu das Reduções e o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

Outra parada obrigatória é na Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, inaugurado em 1770.

E claro, se você for para a região de Ouro Preto, também poderá fazer bons passeios em Mariana, rica em festas e tradições católicas (a 14 km, pela BR-356) e Itabirito, com belas cachoeiras, museus, parques e a fábrica “verde” da Coca-Cola, que é aberta para visitação (antes de ir, veja horários dessa e das demais atrações).

Rio de Janeiro – da “cidade maravilhosa” até a Região dos Lagos

Imagem representativa da Praia do Farol, em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.
Imagem retirada de banco de dados público digital

O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas belezas. Mas todo o estado conta com diversas atrações, e a Região dos Lagos pode ser uma excelente opção para aquela viagem de carro que você gosta, fugindo da badalação da capital fluminense.

A Região dos Lagos é dividida entre os municípios de:
  • Araruama;
  • Arraial do Cabo;
  • Búzios;
  • Cabo Frio;
  • Iguaba Grande;
  • Macaé;
  • Maricá;
  • Rio das Ostras;
  • São Pedro da Aldeia;
  • Saquarema.
Como você pode ver, são muitas opções, mas vamos falar das principais:

Se o seu lance é natureza e praias incríveis, o lugar certo para visita é Arraial do Cabo, a 165 km do Rio de Janeiro, com acesso pela BR-101 e a Via Lagos.

Lá você pode conhecer lugares como a Praia do Farol (foto), a Praia do Forno e o Pontal do Atalaia, com praias de mar calmo e transparente.

Mas fique atento! Algumas dessas atrações contam com acesso limitado e é necessário agendar um passeio de barco.

Se você curte surfe e competições, o lugar certo para isso é Saquarema.

De junho a novembro são realizados grandes eventos de surfe no município, como o Rio Pro, na Praia de Itaúna. Essa é uma das etapas do World Surf League, o principal campeonato de surfe do mundo.

São Paulo – a Serra da Mantiqueira

Foto do teleférico do Parque Capivari, em Campos do Jordão, São Paulo.
Imagem retirada de banco de dados público digital

Esqueça os prédios e o trânsito de São Paulo. Você pode fazer uma bela viagem de carro, indo para as cidades paulistas da charmosa Serra da Mantiqueira, uma região montanhosa que se estende pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais.

A cidade mais elevada da Serra da Mantiqueira é Campos do Jordão (a 180 km de São Paulo), com altitude de 1.628 metros. É um dos destinos mais procurados por quem gosta de climas mais amenos, paisagens românticas, contato com a natureza e festivais culturais.

Uma das atrações da cidade é o teleférico do Parque Capivari (foto), inaugurado em 1971, e que leva os viajantes até o mirante no Morro do Elefante, uma das vistas mais bonitas da cidade.

Aproveite também passeios no Parque Amantikir, o Museu Felícia Leiner e o passeio de bondinho na Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Outra bela cidade na Serra da Mantiqueira é Santo Antônio do Pinhal.

Com suas pousadas aconchegantes, o município conta com atrações para quem quer se desconectar da rotina.

Existem quatro roteiros fixos que podem ser boas opções para você:
  • O Roteiro Verde tem ateliês de arte e locais para relaxamento, como o Recanto das Orquídeas;
  • O Roteiro Azul conta com locais de produção de bebidas e doces artesanais;
  • O Roteiro Vermelho tem passeios perto do centro da cidade, como a Praça do Artesão;
  • O Roteiro Marrom conta com uma das principais atrações da cidade, o Pico Agudo, famosa pela prática de voo livre.