Logotipo Olho no Carro

Foi tentar fazer o licenciamento ou a transferência e descobriu que comprou um veículo com bloqueios diversos? Calma! Nós vamos te explicar tudo sobre esse assunto e te ajudar a resolver esse problema.

Quer saber se o veículo tem outros tipos de problema?

Faça agora uma consulta completa só pela placa!

O que é veículo com bloqueios diversos?

Um veículo com bloqueios diversos é aquele que tem alguma restrição, que pode acontecer por vários motivos judiciais, administrativos e até mesmo policiais. Saiba mais sobre cada um:

Tipos de bloqueio de veículos:

Bloqueio Judicial

O bloqueio judicial, também conhecido como restrição Renajud, está relacionado a algum processo em decorrência de dívidas, penhoras, falências, dívidas trabalhistas, entre outros.

Esse tipo de bloqueio é aplicado por meio de uma ordem judicial que determina que o veículo deve ser penhorado para garantir o pagamento da dívida envolvida no processo. Caso o proprietário não concorde com a penhora, o veículo ficará embargado até que o processo seja finalizado.

Enquanto não houver a sentença do juiz, o veículo não poderá ser vendido ou transferido para terceiros e, em muitos casos, a circulação ficará proibida. Isso será notificado no momento da aplicação da restrição.

Leia também: O que é RENAJUD?

Bloqueio Administrativo

Os bloqueios administrativos são aplicados aos veículos pelo Detran. Eles acontecem quando o comprador ou vendedor do veículo não respeita os prazos estipulados pelo Detran para alguns processos como transferência e Comunicação de Venda.

Esses bloqueios ficam ativos até que seja feita a regularização dos documentos junto ao órgão de trânsito.

Leia também: Comunicação de Venda, o que é? Como fazer?

Bloqueio Policial

O bloqueio policial acontece quando o veículo é roubado/furtado e em casos de estelionato, apropriação indébita e inquérito policial.

Em caso de roubo/furto, é possível solicitar o bloqueio policial após fazer o Boletim de Ocorrência e o prazo é de até 72 horas.

Esse tipo de bloqueio só é retirado quando o veículo é recuperado pelo proprietário.

Como consultar bloqueios de veículos?

Você pode consultar bloqueios de veículos diretamente pelo site do Detran do estado no qual o veículo foi registrado. Então, se o veículo que você deseja consultar foi registrado em São Paulo, você deverá fazer essa consulta no site do Detran SP.

Normalmente, para ter acesso às informações de bloqueio, você deverá saber o número da placa e do Renavam, mas isso pode variar de um estado para o outro.

Se quiser informações mais detalhadas, acesse o site do Detran do seu estado clicando na sigla correspondente: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Leia também: O que é e para que serve o Renavam?

Quer consultar bloqueios de veículos só pela placa?

Pela Consulta de Dados Cadastrais da Olho no Carro, você pode ter acesso a:

  • Dados cadastrais nacionais e estaduais (Renavam, chassi, etc);
  • Restrições e Impedimentos.

A consulta é feita somente pelo número da placa e é padronizada para todo o Brasil.

Como resolver veículo com bloqueios diversos?

Para resolver o problema de um veículo com bloqueios diversos, primeiramente você deve verificar quais são os tipos de bloqueios que foram aplicados.

No caso de bloqueio judicial, será necessário aguardar a sentença do juiz, o que pode demorar alguns anos. Importante: esses veículos não podem ser negociados ou transferidos enquanto o processo judicial não for finalizado.

Se o bloqueio for administrativo, será necessário investigar qual processo não foi realizado durante a compra e venda do veículo e regularizar a situação.

Por último, se se tratar de um bloqueio policial por roubo ou furto, será necessário notificar a polícia para que possa ser feita a investigação do crime.

É importante lembrar que se você comprar um veículo sem saber que ele está com uma restrição de roubo/furto ativa, poderá ser indiciado pelo crime. Por isso é importante consultar o histórico completo do veículo antes de comprar.

Quer ver como é fácil consultar o histórico de um veículo? Clique aqui!

Leia também: Como fazer a transferência do veículo pela internet?

Como tirar bloqueios diversos no Detran SP?

Para tirar bloqueios diversos no Detran SP, você deverá preencher um formulário disponibilizado no site. Clique aqui para saber mais sobre esse serviço.

Como desbloquear o documento do veículo?

Se você mora no estado de São Paulo, basta seguir as etapas que mais se encaixarem no seu caso:

Em caso de bloqueio administrativo

1 – Baixe o aplicativo do Poupatempo. Clique aqui para baixar o app IOS ou Clique aqui para baixar o app Android;

2 – Clique em “Serviços”

3 – Entre em “Veículos” e, em seguida, em “Desbloqueio de veículos”;

Nessa tela, haverá duas opções de desbloqueio. Selecione a mais indicada para o seu caso, exceto a opção “Outros desbloqueios”, que ainda não está habilitada para os cidadãos.

4 – Insira os dados como CPF ou CNPJ do proprietário, placa do veículo e Renavam;

5 – Anexe os documentos solicitados;

Veja como anexar os documentos:

Primeiramente, clique em “Enviar”. Após isso, você verá uma mensagem que os documentos serão enviados e não poderão ser editados e, se estiver de acordo, clique em “Sim”;

Na tela seguinte, haverá o resumo da solicitação, com a mensagem para confirmar os dados e documentos;

Logo após, aparecerá a Declaração de Veracidade e você deverá marcar a opção “Concordo” abaixo dela. Em seguida, basta finalizar a solicitação clicando no botão azul.

Em caso de bloqueio judicial:

1 – Clique em “Veículo com bloqueio judicial” e depois em “Solicitar desbloqueio”;

2 – Adicione o veículo que deseja desbloquear. Para isso, clique no sinal “+”, no círculo azul, que fica no canto inferior direito da tela.

3 – Insira as informações solicitadas para o cadastro do veículo;

4 – Insira a placa e o Renavam, e clique em “Avançar”;

5 – Anexe os documentos solicitados, conforme foi mostrado no passo a passo acima.