Está pensando em comprar um carro turbo e quer saber se realmente vale a pena? Então nós vamos te contar tudo sobre esse assunto e ainda te mostrar uma lista dos carros turbo mais baratos de 2022!
Os motores turbo foram criados para diminuir a emissão de gases poluentes. Atualmente, eles são menores e mais eficientes do que os motores aspirados acima de 1.6 e já entregam a faixa máxima de torque em baixas rotações. Apesar disso, como precisam de mais componentes para serem fabricados, eles são mais caros, por isso, ainda não estão disponíveis na maioria dos carros de entrada. Saiba tudo sobre carro turbo agora:
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Os motores turbo usam a energia que é emitida pela expulsão dos gases de escape. Essa energia é desperdiçada pelos motores aspirados comuns.
Dentro de cada caixa tem um rotor (tipo um catavento), interligado por um eixo em comum. A caixa quente está instalada no coletor de escapamento e, quando os gases passam por ela, fazem o rotor girar. Como consequência, o rotor da caixa fria também gira e é então que a compressão se inicia.
Por fim, o rotor do compressor capta o ar atmosférico (filtrado anteriormente), pressuriza e transfere esse ar para a tubulação do sistema de admissão presente no motor.
Então, ao invés de serem aspirados, no carro turbo, os gases são injetados no motor, o que melhora o desempenho e faz com que o motorista não precise acelerar muito para realizar ultrapassagens ou durante as subidas, por exemplo. Como bônus, há ainda a economia de combustível.
Um motor turbo pode ser fixo ou variável. No compressor variável, é feita a dosagem da quantidade de gases de escape que passam pela turbina, regulando a pressão.
Já no fixo, não há o regulador de pressão e isso tem influência positiva no desempenho do motor como um todo.
Em tradução literal do inglês para o português, downsizing significa “diminuir de tamanho”. Saiba mais sobre essa tendência do setor automotivo:
Quando surgiram, os motores turbo seguiam o mesmo princípio dos motores aspirados e, quanto maior fossem, mais potência entregavam.
Atualmente, as montadoras estão seguindo a tendência downsizing, que nada mais é do que o uso de tecnologia para diminuir o tamanho dos motores, entregando o mesmo desempenho.
Com isso, os motores 1.0 turbo têm substituído os 1.5 e 1.6 aspirados, enquanto os 1.6 turbo substituem os 2.0 aspirados, por exemplo, sem perda de desempenho.
Os carros com motor turbo mais antigos tinham um “lag” (atraso), que fazia com que a potência surgisse de repente e assustava os motoristas que não estavam acostumados com o sistema.
Para resolver esse problema, foram criadas turbinas com geometria variável, hoje comum em aplicações para alto desempenho, rotores duplos e até mesmo elétricos, que não dependem dos gases da exaustão para a o acionamento. Com isso, eles podem ser mais ágeis ainda nas respostas.
Como utilizam os gases de escape para funcionar, os motores turbo emitem menos gases poluentes, justamente por isso, estão sendo cada vez mais utilizados nos lançamentos de carro.
Apesar de serem menores, as tecnologias empregadas na construção dos motores de carros turbo é mais eficiente e faz com que eles entreguem mais potência e torque, mesmo nas rotações mais baixas.
Por serem mais eficientes, os carros turbo não precisam de muita aceleração para entregar um bom desempenho, com isso, o consumo de combustível diminui.
Os motores de carros turbo têm muitos componentes, por isso, quando é necessário fazer a manutenção, o preço a ser pago é maior do que o de um carro com motor aspirado.
Por causa das tecnologias e do número de componentes que são utilizados para a construção do um motor turbo, os carros com esse tipo de motor acabam sendo mais caros do que os comuns.
TGDI (Turbocharged Gasoline Direct Injection) é uma sigla que, traduzida literalmente, significa “Injeção Direta de Gasolina Turboalimentada”. Essa tecnologia dispensa o uso do tanque auxiliar para partida a frio e, com a ajuda de variação do tempo de abertura das válvulas de escapamento, promove o aumento da potência e do torque do carro turbo.
Atualmente, o carro turbo mais barato do Brasil é o Chevrolet Onix Plus LT. De acordo com a Tabela FIPE de abril de 2022, o valor desse carro é, em média, R$ 79.509.
Se você quer comprar um carro turbo, mas não pretende gastar muito, confira a nossa lista! Selecionamos modelos em uma faixa de preço entre R$ R$ 84 mil e R$ 115 mil nos anos/modelo de 2021 e 2022.
*O preço dos carros dessa lista é o mesmo encontrado na Tabela FIPE de abril de 2022.
O Virtus na versão Comfortline 200 TSI de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 7,8 km/l (A) e 11,2 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 10,2 km/l (A) e 14,3 km/l (G).
O Pulse na versão Drive de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio CVT com modo manual e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 8,5 km/l (A) e 12 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 12,2 km/l (A) e 14,6 km/l (G).
O Tracker do ano/modelo 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 9 km/l (A) e 13 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 10,4 km/l (A) e 14,8 km/l (G).
O Chery Tiggo na versão 3X de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 102 cv de potência e 17,1 kgfm de torque, com câmbio CVT com modo manual e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 7,8 km/l (A) e 11,2 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 8,5 km/l (A) e 12,2 km/l (G).
O Polo na versão Comfortline 200 TSI de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 7,9 km/l (A) e 9,5 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 11,4 km/l (A) e 13,9 km/l (G).
O HB20S na versão Diamond de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 120 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, com câmbio automático com modo manual de 6 marchas e direção hidráulica.
Consumo médio na cidade: 8,8 km/l (A) e 12,7 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 11 km/l (A) e 15,3 km/l (G).
O Chery Arrizo 5 na versão RXS de 2021, tem motor 1.5 turbo flex, que gera até 150 cv de potência e 19,8 kgfm de torque, com câmbio CVT com modo manual e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 6,7 km/l (A) e 9,9 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 8,4 km/l (A) e 12,1 km/l (G).
O HB20 Hatch na versão Diamond de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 120 cv de potência e 17,8 kgfm de torque, com câmbio automático com modo manual de 6 marchas e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 8,6 km/l (A) e 12,2 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 10,3 km/l (A) e 13,9 km/l (G).
O Onix Hatch na versão LT de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 9,4 km/l (A) e 13,5 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 11,2 km/l (A) e 16 km/l (G).
O Onix Plus na versão LT de 2022, tem motor 1.0 turbo flex, que gera até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas e direção elétrica.
Consumo médio na cidade: 9,6 km/l (A) e 13,7 km/l (G).
Consumo médio na estrada: 12,2 km/l (A) e 17 km/l (G).