Você sabia que existe um tipo de capacete ideal para você? Veja neste texto quais são tipos de capacete para moto e aprenda a escolher o melhor!
A Olho no Carro é uma empresa especializada em consultas veiculares, e ao contrário do que algumas pessoas pensam, no nosso site não oferecemos só consultas de carros. É possível consultar motos, utilitários, caminhões, enfim, todos os tipos de veículos emplacados no Brasil.
Com a nossa consulta, é possível saber se um veículo tem batidas, roubo e furto, passagem por leilão, restrições e impedimentos e muito mais. É a consulta ideal para quem pretende comprar uma moto usada, por exemplo.
Consulte agora o histórico completo de uma moto usada e negocie com segurança:
É extremamente importante que o capacete tenha essa homologação, pois é isso que garante a eficácia do capacete e, consequentemente, a sua segurança.
Veja quais são os tipos de capacete que você pode comprar sem medo:
Esse capacete é recomendado para os dias mais quentes do verão, pois ele é muito mais arejado do que o capacete fechado. Mas, o capacete aberto não oferece a segurança ideal para a parte do rosto, visto que não protege tanto a região dos olhos, do nariz, da boca e do queixo. Então, no caso de uma batida de frente, você estará mais vulnerável a fraturas ou machucados graves nessa parte do corpo.
Outro ponto importante sobre esse tipo de capacete é que, caso o modelo que você escolha, não tenha viseira, você deverá obrigatoriamente usar um óculos de proteção.
Esse modelo é o mais seguro entre os 4 que nós iremos mostrar neste texto, talvez por isso ele também é o mais utilizado pelos motociclistas.
Os capacetes fechados protegem a calota craniana, o queixo e a face, por isso são os mais recomendados para viagens. Isso porque, durante as viagens é normal que a velocidade máxima do percurso seja maior e esse tipo de capacete protege o motociclista de uma forma muito mais eficiente, em caso de acidente.
Há alguns modelos de capacete integral que possuem sistemas de ventilação e exaustão, que ajudam a não embaçar a viseira, além de diminuir a temperatura dentro do capacete.
O capacete escamoteável é basicamente uma junção dos dois tipos de capacete que mencionamos anteriormente. Ele tem uma viseira articulada, que ajuda o motorista nos momentos em que ele precisa conversar com alguém. Além disso, protege tanto quanto os capacetes fechados. Mas, como nem tudo é perfeito, ele é mais pesado e barulhento do que capacetes fechados convencionais.
O capacete Cross é utilizado, na maioria das vezes, por motociclistas que praticam motocross, rally, enduro, freestyle ou que tem o costume de se aventurar por trilhas e terrenos inóspitos.
O principal diferencial desse tipo de capacete é a queixeira alongada, que tem como função proteger nas quedas e prevenir a inalação de terra e areia dos terrenos acidentados. É obrigatório o uso de óculos de proteção nesse caso.
Agora que você já sabe quais são os tipos de capacete que existem e para quais situações eles são mais indicados, vamos falar sobre um outro ponto muito importante na hora de escolher o capacete ideal para você:
Saber escolher o tamanho correto de capacete, garante a sua segurança e conforto! Pois, um capacete muito apertado vai dificultar o uso, enquanto um capacete muito largo pode sair da sua cabeça no momento de uma queda, o que comprometeria a eficácia da proteção.
Então, para conseguir uma referência do tamanho adequado de capacete para você, você deve medir a circunferência da sua cabeça. Para isso, posicione a fita métrica, na altura da testa, acima das orelhas, e faça a volta completa da cabeça.
Após esse processo, você encontrará o tamanho, em centímetros, da circunferência da sua cabeça e poderá comparar com estes tamanhos, que normalmente são utilizados pelos fabricantes de capacetes:
S (Pequeno) – 56 cm
M (Médio)- 58 cm
L (Grande) – 60 cm
XL (Extra grande) – 62 cm
Agora você com certeza já sabe como escolher entre os tipos de capacete para moto! Ficou com algum dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva nos comentários!