Logotipo Olho no Carro

Saiba mais sobre os carros SUV, sedan e hatch e veja qual é o tipo de carro ideal para você.

Os SUVs são robustos, esportivos e chamam atenção por onde passam. Os sedans, por sua vez, oferecem conforto e um bom espaço interno. Já os hatches são ideais para o uso no dia a dia, principalmente na cidade. Saiba mais sobre cada tipo de veículo e decida qual é o melhor para o seu caso!

É comum que, ao pensar em comprar um carro, as pessoas levem em consideração o gosto pessoal, mas existe outro fator importantíssimo, que as vezes é deixado de lado, que é a praticidade. É a praticidade que vai te ajudar a decidir se o tipo de veículo que você pretende comprar atende às suas necessidades.

Nesse post vamos falar sobre as três principais categorias de carros disponíveis no mercado: SUV, sedan e hatch. Continue lendo para saber como fazer a escolha mais eficiente!

Veja também: 5 carros usados campeões de custo-benefício

Entenda agora a diferença entre os carros SUV, sedan e hatch:

O que é SUV?

Em inglês, a sigla SUV​ significa  Sport Utility Vehicle. Esse modelo de carro é classificado como veículo utilitário esportivo e sua principal característica é a combinação da robustez e do estilo.

Inspirados em caminhonetes e picapes, mas com um visual mais arrojado, os SUVs trazem conforto pelo bom espaço interno e a possibilidade de andar praticamente em qualquer terreno.

Além disso, a carroceria elevada, os pneus grandes e a tração 4×4 favorecem a rodagem em terrenos esburacados e off-road, garantindo também uma posição de dirigir mais alta e com melhor visibilidade.

Resumindo, para quem gosta de pegar a estrada para aproveitar atividades ao ar livre com a família, os carros SUV são uma ótima opção.

PRÓS dos SUVs: suspensão mais alta, design esportivo, desempenho na estrada, bom espaço interno (no geral), capacidade off-road.

CONTRAS dos SUVs: difícil de estacionar e manobrar, manutenção mais cara, consumo de combustível mais alto.

Saiba mais sobre os carros sedan:

Assim como os SUV, os carros sedan trazem conforto e um bom espaço interno, além de atenderem bem às necessidades de uma família.

Apesar disso, esse tipo de veículo é mais adaptado para ambientes urbanos, por ter a carroceria mais baixa, dificultando o deslocamento em terrenos off-road.

Uma das características mais marcantes desse tipo de carro é que eles são divididos em três volumes: o bloco do motor, dos passageiros e o do porta-malas, garantindo mais espaço em cada um dos blocos.

PRÓS do Sedans: bom espaço interno, boa dirigibilidade (principalmente para longas distâncias), ótima qualidade de equipamentos

CONTRAS do Sedans: dificuldade para manobrar e estacionar (exceto para os sedans compactos), maior consumo de combustível, manutenção mais cara.

Por fim, confira as vantagens e desvantagens dos carros hacth:

Conhecidos como “hatch”, os hatchbacks são carros menores e, geralmente, mais acessíveis do que os SUV e sedan.

Para quem está no início da vida de motorista ou para quem busca agilidade e facilidade para dirigir e manobrar na cidade, esse tipo de veículo é uma ótima opção.

Por serem menores, costumam ser mais leves e ter motores menos potentes. Isso significa que você, provavelmente, vai gastar menos com manutenção e combustível, mas terá o espaço interno e o porta-malas reduzidos.

PRÓS dos Hatches: melhor dirigibilidade na cidade, facilidade para manobrar e estacionar, manutenção mais barata, menor consumo de combustível.

CONTRA dos Hatches: menor espaço interno e porta-malas, motor menos potente, instabilidade e desconforto em viagens longas.

Quer economizar comprando um carro usado ou seminovo?

Então não se esqueça de verificar a procedência do veículo!

Quando for comprar um veículo usado ou seminovo, seja sele SUV, sedan ou hatch, faça uma consulta veicular e garanta a sua segurança.

É muito fácil! Para puxar o histórico completo do veículo, você só precisa saber o número da placa.

Pela consulta completa da Olho no Carro, você poderá ter acesso a informações como:
  • Dados cadastrais nacionais e estaduais (Renavam, chassi, motor…);
  • Passagem por leilão;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Batidas (sinistros);
  • Preço das peças de manutenção;
  • Opinião do dono;
  • Quantidade de proprietários;
  • Comparação de modelos.

*Atenção: muitas dessas informações dependem da disponibilidade nos bancos de dados de parceiros. Por isso, elas podem não aparecer na sua consulta, caso não tenham sido registradas para a placa que você consultou.