Veja como usar o aplicativo Sinesp Cidadão para consultar placas de veículos!
Quer consultar o histórico de um veículo só pela placa?
A sigla Sinesp significa Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.
O Sinesp Cidadão é um aplicativo que foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a pedido do Ministério da Justiça e tem como objetivo principal garantir a segurança pública.
Por meio dele, é possível consultar e registrar informações de roubo e furto de veículos, consultar mandados de prisão, pessoas desaparecidas e procurados da Justiça.
Além disso, as cidades que fazem parte do projeto “Em frente, Brasil” têm acesso ao módulo Participação Cidadã e podem relatar problemas relacionados à falta de infraestrutura como má iluminação pública, descarte irregular de lixo, denúncias de violência e indivíduos suspeitos.
Esse aplicativo está disponível para dispositivos do sistema Android e IOS. Clique no link correspondente para baixar: Android e IOS.
Para consultar placas de veículos pelo aplicativo Sinesp Cidadão siga este passo a passo:
1 – Após baixar o aplicativo, faça o seu login ou o seu cadastro no “gov.br”. Esse cadastro deve ser feito pelo número do seu CPF.
O cadastro no site do Governo Federal está sendo solicitado pela maioria dos órgãos públicos, com o intuito de garantir a segurança dos dados dos proprietários de veículos.
2 – Na página principal, você deverá clicar em “Veículos”
3 – Em seguida, você deverá inserir o número da placa e clicar em “Buscar veículo”
Essa consulta retorna algumas informações cadastrais como marca/modelo, ano de fabricação, ano do modelo, cor, cidade/estado e os últimos números do chassi. Além disso, é possível saber se o veículo tem algum registro de roubo e furto.
Caso seja identificado que o veículo é roubado, o Sinesp orienta que seja feita a denúncia diretamente para a polícia, pelo 190.
Leia também: Quantidade de carros roubados no Brasil em 2020: os 10 modelos mais visados!
Antes de tudo, é importante lembrar que os sites do Detran não seguem nenhum padrão de serviços. Sendo assim, a consulta de roubo e furto pode não estar disponível em todos os estados brasileiros.
1 – Acesse o site do Detran SP, clique aqui.
2 – Na página inicial, clique em “Veículos” e, em seguida, clique em “Acesse o serviço” na área de pesquisa de débitos e restrições:
3 – Escolha a opção veículo de terceiros:
4 – Clique na opção “Registro de roubo/furto”:
5 – Insira o número da placa e clique em avançar:
Por meio dessa consulta é possível ver somente se o veículo possui algum registro de roubo/furto. Para consultar informações cadastrais e da situação do veículo é necessário fazer outra consulta.
Leia este texto e saiba mais: Consultar veículos pela placa: passo a passo da consulta da situação no Detran MG, RS, SC e PR
Quer saber se a consulta de roubo e furto está disponível no Detran do seu estado? Basta clicar no link da sigla correspondente para acessar o site: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.
A consulta completa da Olho no Carro pode ser feita somente pelo número da placa e é a melhor opção de consulta para quem está negociando veículos usados e seminovos.
Com ela, além das informações do histórico de roubo e furto, você poderá validar todos os dados cadastrais e saber se o veículo tem:
E muito mais!
Além de ter acesso a diversas informações exclusivas, que só a Olho no Carro tem:
Score de leilão – Pontuação atribuída aos veículos de leilão que mostra qual é a possível origem do veículo, a porcentagem de perda no valor de tabela e a probabilidade de que seja exigida uma vistoria especial no momento da contratação de um seguro. Saiba mais!
Informações Fipe – Variação do preço do veículo na tabela FIPE, desde a sua fabricação até os últimos 6 e 12 meses. Clique aqui e saiba mais!
Fica técnica e custo das peças básicas – Informações sobre consumo de combustível, aceleração, motorização e dimensão, além do preço das peças básicas do veículo, que precisam ser trocadas com mais frequência, como farol, lanternas e filtro de combustível. Veja mais detalhes clicando aqui!
Quantidade de ex-proprietários – Quantos proprietários o veículo já teve e quantos deles são Pessoas Físicas e Jurídicas. Saiba mais!
Risco de recusa em comercialização e aceitação em seguros – Qual é a chance de o veículo não ser aceito em negociações ou pelas seguradoras. Clique aqui e saiba mais!
Quer fazer a consulta completa agora e garantir a melhor compra de um veículo usado ou seminovo?
Os veículos roubados ou furtados que já foram devolvidos aos seus donos, ficam com esse registro e perdem boa parte do seu valor de mercado (cerca de 30%). Sendo assim, você pode negociar esses veículos por um valor bem abaixo do encontrado na Tabela FIPE.
Os veículos que têm essa restrição, ainda não foram recuperados pelo dono, por isso, caso você compre, além de ter prejuízos financeiros, terá que provar que não foi o autor do roubo/furto do veículo.
Leia também: Como fazer a consulta de placa completa? Veja aqui!