Logotipo Olho no Carro

Não é fácil saber qual é o melhor carro para comprar, não é mesmo? Mas, neste texto, você vai ver quais são os fatores que influenciam nesse tipo de compra e entenderá se é melhor comprar um seminovo básico ou usado completo.

Nunca compre carros usados ou seminovos sem consultar o histórico!

Esse tipo de carro pode ter problemas como restrições, débitos e multas e histórico de roubo e furto, que dificultam a transferência do veículo para o seu nome.

Quer se livrar desses e de muitos outros problemas de forma fácil?

Faça a consulta completa e descubra se é melhor comprar um carro seminovo básico ou usado completo

Qual é a diferença entre um carro usado e seminovo?

Basicamente, a diferença entre os carros seminovos e usados é o tempo de uso e a quilometragem.

São considerados carros seminovos aqueles que têm até 3 anos de uso, até 20 mil km rodados e que tiveram somente um dono. Então, todos os carros que não se encaixam em algum desses padrões, são considerados usados.

Leia também: Qual é a melhor época para comprar carros usados e seminovos?

O que é um carro completo?

Um carro completo é aquele que tem todos os itens de série. Cada montadora tem itens de série específicos, mas no geral são: direção hidráulica, ar condicionado, travas e vidros elétricos, airbag, freios ABS e kit multimídia.

Sendo assim, os carros que não tem esses itens ou tem somente alguns deles, são considerados básicos.

Seminovo básico ou usado completo? Saiba qual é melhor:

A resposta para essa pergunta depende dos seus objetivos com a compra.

Se optar por um carro seminovo básico, você terá algumas vantagens, como um custo menor de manutenção e troca de peças, em caso de acidentes.

Já se você optar por um carro usado e completo, deve levar em consideração que esse veículo terá uma quilometragem mais alta. 

Os carros que têm quilometragem mais alta, perdem um pouco do seu valor de mercado. Isso acontece porque eles passam a ter um risco mais de ter danos estruturais, além da troca das peças ter que ser mais frequente, devido ao tempo de uso.

Então, não existe de fato um carro pior ou melhor, mas sim um que atende às suas necessidades e cabe no seu bolso. 

Leia também: TOP 7 carros usados bons e baratos.

Para te ajudar na sua decisão, você também deve fazer uma consulta veicular completa, que vai te dar informações importantes sobre o veículo que você pretende comprar. Saiba mais:

Quer consultar informações sobre variação de preço do veículo, ficha técnica, custo das peças originais e muito mais? 

Então, veja como é fácil fazer a consulta completa da Olho no Carro para ter acesso a informações sobre:

Dados cadastrais

O que te ajuda a validar os dados do veículo e saber o número do Renavam, do motor e do chassi, por exemplo.

Passagem por leilão

Essa informação te ajuda a saber se o veículo já foi leiloado. Os veículos de leilão tem uma perda de até 30% do seu valor de tabela, por isso é melhor estar atento na hora de negociar.

Histórico de roubo e furto

Com essa informação, você vai saber se o veículo tem algum B.O de roubo ou furto e poderá evitar a compra. 

Os carros roubados normalmente são anunciados por valores muito atrativos, mas ao comprar um carro roubado, mesmo sem saber, você poderá ser considerado o autor do roubo, além de ter prejuízos financeiros.

Restrições, débitos e multas

Esses fatores dificultam a transferência do veículo! O Detran não aceita que seja feita a transferência até que os valores sejam quitados. Por isso, você deve procurar saber qual é o valor da dívida, para decidir se vale a pena seguir com a negociação.

Gráfico de variação de preço

Você poderá saber qual foi a variação de preço do veículo nos últimos 12 meses. Assim, além de saber se o carro sofreu algum tipo de desvalorização, você poderá decidir qual é o melhor momento para realizar a compra.

Ficha técnica

Você terá acesso a informações sobre consumo de combustível na estrada e na cidade, motorização, aceleração, dimensões e muito mais. Essas informações te ajudarão a decidir se o carro atende às suas necessidades e tem um bom custo/ benefício.

Custo das peças originais

Você poderá saber quais são os custos das peças originais como faróis, conjunto óptico, amortecedores e kit de freios. Com essas informações ficará mais fácil calcular os custos de manutenção do veículo e decidir se é melhor comprar um carro seminovo básico ou um usado completo e com mais quilometragem.

Lembrando que você pode conseguir todas essas informações e muito mais, só pelo número da placa!

Leia também: Como consultar o histórico do veículo pela placa? Um passo a passo de como fazer a consulta completa da Olho no Carro!