Após todo o processo de compra de um veículo, seja ele zero km, seminovo ou usado, é muito importante procurar um serviço que possa te ajudar em alguma situação inesperada. Hoje, você pode escolher entre duas opções bem famosas: seguro veicular e assistência. Mas afinal, qual delas é a melhor?

Para ter essa resposta, você precisa considerar o valor máximo que pode gastar e o tipo de proteção que deseja para seu veículo.

Mas fique tranquilo, que nós vamos explicar os detalhes sobre seguro veicular e assistência, para ajudar na sua decisão.

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O que é assistência veicular?

A assistência veicular é um serviço de assinatura mensal que te dá a possibilidade de solicitar um atendimento emergencial para o seu veículo, desde que ele esteja em território nacional.

O ponto mais importante que você precisa saber é que a assistência veicular não oferece nenhum tipo de indenização. Ou seja, ela não é como um seguro, que cobre perdas materiais ou financeiras.

Normalmente, serviços de assistência veicular podem ser pedidos em qualquer horário do dia e eles cobrem os seguintes problemas e situações

  • Guincho (reboque);
  • Chaveiro;
  • Pane elétrica ou mecânica;
  • Troca de pneu;
  • Falta de combustível;
  • Serviço de transporte em caso de quebra do veículo;
  • Estacionamento em caso de quebra do veículo.

O que é seguro veicular?

O seguro veicular é a cobertura de uma série de prejuízos que você pode ter com seu carro ou moto no dia a dia.

O reembolso e seus motivos são especificados no contrato, para que você não seja surpreendido e as apólices de seguro, que são os documentos que formalizam a aceitação do bem protegido, mostrarão o que poderá ser ressarcido.

Na maioria dos casos, a cobertura do seguro se estende a

  • Arranhões e amassados;
  • Problemas mecânicos ou elétricos;
  • Roubo ou furto;
  • Batidas e acidentes;
  • Alagamento e enchentes;
  • Reparos como trocas de vidro, retrovisores e faróis;
  • Guincho 24h.

Os seguros podem ser separados ainda em reembolso integral e parcial, cobrindo até mesmo danos aos passageiros que estejam no seu veículo ou em outros veículos, em casos de acidentes de trânsito.

Lembrando que, quanto maior for a cobertura do seu seguro, maior deverá ser o pagamento mensal.

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Quais são as diferenças entre assistência e seguro veicular?

A principal diferença entre seguro veicular e assistência é o tipo de serviço prestado por cada um.

A assistência disponibiliza para você somente serviços mais básicos como guincho, reparos, transporte e estacionamento em caso de quebra.

Já o seguro te entrega mais benefícios (que às vezes vão além do próprio carro, dependendo da empresa seguradora). Além de, claro, te garantir uma indenização em casos de prejuízo financeiro.

Outra diferença importante e que pode pesar no seu bolso são os valores de cada serviço!

A assistência veicular costuma ser mais barata e tem um valor fixo, sem depender do modelo do carro.

Muitas vezes, essa diferença de preço é colocada apenas com base na carroceria do veículo, que pode ser um automóvel, um utilitário (SUV) ou uma moto, por exemplo.

Já no caso dos seguros, a avaliação é mais profunda e isso pode deixar o contrato mais caro.

As seguradoras observam o tipo de uso do veículo, o modelo (se tem popularidade ou não), risco de roubo e furto, o perfil pessoal do motorista, local de moradia e muito mais.

É melhor escolher o seguro veicular ou a assistência 24h?

Mas então, entre assistência e seguro veicular, qual opção é a mais recomendada?

Não há uma forma de ‘bater o martelo’ sobre um dos serviços. Cada um tem uma série de opções e custos diferentes. Você precisa colocar tudo na ponta do lápis para definir o que encaixa melhor no seu perfil.

Se você usa o veículo com menos frequência e precisa ter apenas a comodidade de serviços de repado à sua disposição, a assistência veicular pode ser a melhor opção.

Agora, se você quer ter ainda mais segurança e a certeza de que a perda de um bem não vai te causar prejuízos, o seguro pode ser a opção correta, desde que isso não estoure o seu orçamento.