Logotipo Olho no Carro

Quer saber o que são as rodas de liga leve e se realmente elas fazem diferença em um carro? Então leia este texto e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto! 

Está pensando em comprar um carro usado ou seminovo? 

O que são rodas de liga leve? 

As rodas de carro comuns são feitas de ferro ou de aço, que são materiais mais duros e, consequentemente, mais pesados.  

Já as rodas de liga leve, são feitas de alumínio e silício, que são materiais mais maleáveis. O alumínio é responsável pela leveza, enquanto o silício garante a resistência da roda. 

Esse tipo de roda caiu no gosto popular por ter um design mais bonito e ser mais resistente a impactos profundos. 

Quais são as vantagens desse tipo de roda? 

Agora que você já sabe qual é a diferença entre as rodas comuns e as rodas de liga leve, vamos falar sobre as vantagens de ter esse tipo de roda no seu carro: 

1 – Diminuem o consumo de combustível  

As rodas de liga leve deixam o carro menos pesado, o que faz com que o motor gaste menos energia para movimentá-lo, consequentemente, isso diminui o consumo de combustível. 

Mas, é importante lembrar que, se as rodas tiverem um diâmetro maior do que o tamanho normal para o carro, o gasto de energia vai aumentar e o de combustível também. 

2 – Evitam o desgaste dos freios 

Como você já sabe, as rodas de liga leve são feitas de uma liga de alumínio e silício. Esses materiais conduzem melhor o calor, quando comparados ao aço e ao ferro, por isso, não esquentam com tanta facilidade. 

Mas o que isso tem a ver com o desgaste dos freios? Vamos te explicar: as rodas do carro ficam próximas ao sistema de frenagem, então, quanto mais elas aquecem, mais os freios aquecem, e isso causa um desgaste ao longo do tempo, fazendo com que as trocas das pastilhas do freio tenham que ser mais frequentes. 

Outro fator que influencia no desgaste dos freios é o peso do carro. Quanto mais leve o veículo for, menor será a força necessária para freá-lo e, por conta disso, o desgaste será menor. 

3 – São mais fáceis de customizar 

Essas rodas são feitas por fundição, ou seja, o metal líquido é colocado em um molde e, depois que esfria, fica no formato desejado. 

Esse processo faz com que seja muito mais fácil customizar as rodas, valorizando o design do carro. 

4 – Valorizam o carro na hora da revenda 

As rodas de liga leve valorizam o design do carro, fazendo com que ele seja mais cobiçado no mercado. Por esse motivo, o valor de revenda é maior. 

Leia também: Descubra quais fatores contribuem na desvalorização de um veículo na hora da venda! 

E as desvantagens? 

1 – Custo mais alto: essas rodas são mais caras do que as de aço e de ferro principalmente porque são as mais procuradas pelos consumidores. 

2 – Danos superficiais: apesar de serem mais resistentes a impactos profundos, nas rodas de liga leve, é bem mais fácil perceber pequenos arranhões e batidas. 

Carros com rodas de liga leve são melhores? 

Tudo depende da sua intenção de compra e dos fatores que são mais importantes para você em um carro. 

Se você está procurando um carro com design mais bonito, os que têm rodas de liga leve, com certeza, são a melhor opção. 

Agora, se você tem pouco dinheiro para investir na compra, os carros com rodas comuns são um bom investimento. 

É importante lembrar que o consumo menor de combustível (uma das vantagens das rodas de liga leve), não é um fator que está ligado somente às rodas do carro. O tipo de motor, a forma como você dirige e a mecânica do carro em si, tem uma forte influência nesse fator. 

Além disso, como dissemos, se o tamanho das rodas for maior do que o recomendado para o carro, o gasto de combustível também será maior. 

Sendo assim, a opção de carro melhor para você depende das suas necessidades e de como você utiliza o seu veículo. 

Quer uma dica infalível para acertar na compra de um carro usado ou seminovo? 

Faça a consulta completa da Olho no Carro

Por meio dela, é possível saber se o carro já foi batido, roubado, de leilão, se tem débitos e restriçõesgravamerecall e muito mais. 

Tudo isso só pelo número da placa! 

Assim você se livra de problemas após a compra como desvalorização, dificuldades na transferência e no licenciamento, além de processos judiciais. 

Quer ver todas as informações sobre o veículo que você pode conseguir só pela placa? 

Leia também: Como a consulta veicular te ajuda a escolher um carro usado ou seminovo?