Quer saber o que é retífica de motores? Então tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto e veja algumas dicas de como conservar o motor do seu carro, para evitar problemas!
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A retificação nada mais é do que a restauração de uma parte do motor que sofreu algum tipo de desgaste. Nesse processo, pode ser feita a troca de algumas peças como as bronzinas, os pistões e os anéis.
As partes do motor que costumam ser retificadas são o bloco do motor, o cabeçote, o comando de válvulas, o virabrequim, as bielas e os pistões.
Quando você leva o seu carro até a oficina e o mecânico diz que será necessário fazer a retificação, ele está se referindo ao seguinte processo:
Esse processo é feito pela própria oficina. Basicamente, serão retiradas todas as peças do motor para análise, para identificar quais dessas peças precisam ser restauradas.
Retífica é o nome dado à oficina especializada no serviço de retificação de motores. Essa empresa pegará as peças danificadas e fará a restauração, seguindo todos os parâmetros exigidos pela montadora do veículo.
Normalmente, essas empresas têm profissionais especializados na restauração de cada peça, o que garante que o processo de retificação seja feito da forma correta, aumentando a vida útil do motor.
As peças voltam da retífica para a oficina mecânica e o motor é montado e recolocado no carro.
A retificação pode ser necessária a partir dos 200 mil quilômetros rodados, por causa do desgaste natural causado nas peças do motor, que tem relação com a alta temperatura e o atrito constante.
Mas há alguns fatores que fazem com que o processo de retificação tenha que ser feito antes do tempo:
Além de alguns comportamentos comuns dos motoristas como “descansar” o pé na embreagem; completar o óleo do motor, ao invés de substituir; sair com o carro enquanto o motor ainda está frio e não fazer as manutenções preventivas.
Sim! Mas é necessário que você procure oficinas de confiança, que prestem um bom serviço e saibam atender os parâmetros da montadora do seu veículo.
A retificação do motor não é barata, justamente porque esse processo deve ser muito preciso e minucioso. Então desconfie de oficinas que oferecem esse serviço por um preço muito menor do que o das outras, porque isso pode te causar sérios problemas futuramente.
Há especialistas que garantem que a vida útil de um motor retificado é a mesma de um motor novo, recém-saído da fábrica. Tudo vai depender, é claro, da qualidade das peças que foram utilizadas e do trabalho da retífica, além das manutenções, que devem ser feitas de acordo com a especificação de cada montadora.
Depois de fazer a retificação, é importante que você tome alguns cuidados especiais, principalmente nos primeiros mil quilômetros rodados:
1 – Acelere gradualmente quando for sair com o veículo;
2 – Procure engatar as marchas na rotação correta;
3 – Evite forçar o motor com uma aceleração muito forte ou um giro acima do normal;
4 – Nunca deixe o óleo abaixo do nível mínimo;
5 – Lembre-se de repor o líquido de arrefecimento;
6 – Faça a primeira troca de óleo após os 500 ou mil quilômetros rodados.
Você precisa se lembrar que o seu carro é como qualquer outra máquina e precisa de manutenções periódicas para funcionar corretamente e por mais tempo.
O cronograma de manutenções e revisões é feito pela montadora com base em diversos estudos, que tem o objetivo de garantir o bom funcionamento do carro e a sua segurança.
Então não pule essas etapas!
Normalmente, a montadora especifica quando é necessário fazer a troca de óleo do motor, com base na quilometragem, e essa informação pode ser encontrada no manual do veículo.
Mas, se você utiliza o seu carro em condições “severas”, ou seja, roda muitos quilômetros por dia ou encara o trânsito de grandes cidades como São Paulo, essas trocas deverão ser mais frequentes.
Basicamente, o motor utiliza esse óleo para lubrificar as peças e diminuir o atrito, evitando o desgaste. Com o tempo, a viscosidade do óleo aumenta e acaba comprometendo o processo de lubrificação, por isso, é importante que ele seja substituído periodicamente.
Observação: você deve utilizar somente o óleo indicado pela montadora do seu veículo e evitar qualquer tipo de mistura.
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Mudar um hábito é algo difícil, mas alguns costumes dos motoristas impactam muito na conservação do motor. E os principais são: sair com o carro enquanto o motor está frio e “descansar” o pé na embreagem.
Então procure ficar mais atento para evitar esses “vícios” enquanto estiver dirigindo!