Logotipo Olho no Carro

Saiba neste texto tudo sobre as restrições de veículos, sejam elas financeiras, administrativas ou judiciais. Além disso, veja também como saber se um veículo tem restrições, apenas pela placa e como consultar restrição financeira no Detran SP.

Saiba agora se um veículo tem restrições, de forma rápida e prática, somente pela placa!

Quais são as restrições de veículos?

Um veículo fica restrito quando é dado como garantia, seja para um banco ou instituição financeira, ou em algum processo judicial.

Essas restrições são aplicadas para que o veículo não seja vendido ou transferido enquanto a dívida não for quitada ou o processo na Justiça não terminar.

Sendo assim, há 3 tipos de restrições de veículos:

Restrição financeira

Acontece quando há um financiamento ativo. Ou seja, o veículo está registrado no Sistema Nacional de Gravames. Essa restrição só é retirada quando acontece a quitação das parcelas do financiamento e é feita a baixa no gravame.

Existem 3 tipos de restrições financeiras:

Alienação fiduciária

Acontece quando um veículo é dado como garantia de um financiamento, concedido por um banco ou instituição financeira. Clique aqui para saber mais sobre a alienação fiduciária.

Arrendamento Mercantil (Leasing)

É semelhante a um aluguel, mas ao final do contrato, o contratante pode optar por comprar o veículo. Somente após a compra do veículo, o proprietário poderá transferi-lo para o seu nome. Saiba mais sobre o arrendamento mercantil, clique aqui.

Reserva de domínio

Está relacionada a um tipo de contrato feito diretamente entre comprador e vendedor. Não há envolvimento de nenhum banco ou empresa financeira. Quer saber mais sobre a reserva de domínio? Clique aqui.

Restrição administrativa

A restrição administrativa é imposta pelo Detran quando um veículo não é transferido para o novo dono, dentro do prazo de 30 dias.

Restrição judicial

A restrição judicial acontece quando o proprietário do veículo não cumpre o contrato de financiamento ou realiza a penhora do carro para um outro investimento, no qual ele também não conseguiu pagar o acordo. Saiba mais sobre a restrição judicial neste texto!

A restrição judicial demora para ser retirada de um veículo, pois ela depende de um processo na Justiça. Nesse processo é dada uma sentença, que muitas vezes pode determinar que o veículo deve ser vendido. Sendo assim, ele não volta para as mãos do antigo proprietário.

Além disso, as restrições são divididas entre nacionais e estaduais:

E essa divisão tem relação com a base em que a restrição está registrada. Quando uma restrição é nacional, ela está registrada na base de dados do Denatran. Então, quando ela é estadual, está registrada na base do Detran.

Para consultar restrição financeira no Detran SP, siga o passo a passo abaixo:

1 – Acesse o site do Detran SP, clique aqui.

2 – Na área de serviços online, escolha a opção “Veículo – débitos, restrições e vistorias”

3 – Escolha qual tipo de consulta você deseja fazer. Se quiser saber sobre as restrições do seu veículo, basta fazer o login e consultar. Caso escolha consultar veículos de terceiros, continue seguindo o passo a passo

4 – Clique novamente em “Débitos, restrições e vistorias”

5 – Insira a número da placa e do Renavam

Para consultar restrição financeira no Detran SP, você sempre vai precisar saber o número do Renavam do veículo. 

Não sabe o Renavam do veículo que você quer consultar? Então, descubra o número do Renavam, pela placa:

Lembrando que esse é o passo a passo da consulta no Detran de São Paulo. Em outros estados, a consulta pode ser diferente. Portanto, acesse o site do Detran do estado no qual você mora para saber mais informações.

Como saber se um veículo tem restrições pela placa?

A forma mais fácil de saber se um veículo tem algum tipo de restrição, é por meio das consultas da Olho no Carro.

Com a nossa consulta completa, você poderá ter acesso a todos os dados do histórico do veículo, apenas pela placa. Ou seja, vai poder saber se o carro tem batidas, roubo e furto, passagem por leilão, restrições e impedimentos e muito mais.

São diversas informações relevantes que vão te ajudar a evitar golpes e problemas ou até mesmo a negociar um valor melhor de compra.

Saiba mais sobre as principais restrições de veículos neste vídeo do nosso canal: