Descobriu que um veículo está com Restrição Administrativa e não sabe do que se trata? Então fique aqui que nós vamos te explicar tudo sobre esse assunto!
Um veículo que possui restrições fica impedido de ser transferido ou comercializado, por isso, antes de negociar veículos usados ou seminovos, é melhor fazer uma consulta de placa completa! Saiba mais sobre isso neste texto!
Um veículo recebe uma Restrição Administrativa quando não é transferido para o novo comprador no prazo estipulado pelo Detran.
Sempre que um veículo é comprado, ele deve ser transferido para o nome do comprador em até 30 dias corridos (contando finais de semana e feriados) após a compra.
Quando esse processo não é feito dentro do prazo, o veículo fica com uma Restrição Administrativa, que mostra que ele ainda não está em propriedade do novo dono, por isso, não pode ser negociado.
O responsável pela transferência é o comprador do veículo, mas o vendedor pode fazer a Comunicação de Venda para se proteger de penalidades injustas.
A única forma de tirar a Restrição Administrativa de veículo é regularizando a situação no Detran.
O processo de transferência pode variar de um estado para o outro, já que os órgãos públicos do Brasil não seguem nenhum padrão de disponibilização de serviços.
Nós já fizemos um texto explicando o passo a passo de como fazer a transferência online pelo Detran de São Paulo. Clique aqui para ler!
E se você não é de São Paulo, clique na sigla correspondente à do seu estado, no tópico abaixo, para acessar o site do Detran.
Você pode consultar restrições de veículos diretamente pelo site do Detran do seu estado.
Para isso, clique na sigla correspondente e veja o passo a passo: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.
Pelo site da Olho no Carro, você pode consultar o histórico completo de qualquer veículo, só pela placa, e garantir mais segurança durante a negociação de veículos usados e seminovos.
E muito mais!
Que tal fazer uma consulta completa do veículo antes de fechar negócio?
Se quiser testar primeiro a consulta grátis, clique aqui!