Logotipo Olho no Carro

Saber quantos quilômetros um carro já rodou é essencial para decidir se vale a pena comprá-lo e se o valor que o vendedor está pedindo é coerente. Quer saber qual é a quilometragem recomendada para um carro seminovo ou usado? Leia este texto!

Comprar um veículo usado ou seminovo pode ser um ótimo negócio quando o seu objetivo é gastar pouco. Mas, para adquirir esse tipo de veículo, é importante prestar atenção em alguns detalhes. O principal deles, é a quilometragem, por isso, nós vamos te mostrar qual é a quilometragem recomendada para um carro seminovo ou usado!

Mas antes, é importante dizer que veículos usados e seminovos não são a mesma coisa. Entenda a diferença:

Veículo seminovo:

Para ser considerado seminovo, o veículo deve ter até 3 anos e uso e um único dono durante esse período.

Veículo usado:

Os veículos usados são os que têm mais de três anos de uso e a quantidade de proprietários é indiferente.

Qual é a quilometragem recomendada para um carro seminovo ou usado?

Recomenda-se a compra de veículos seminovos com até 20 mil quilômetros rodados, enquanto os usados podem ter rodado até 60 mil quilômetros.

Atenção: se você quer comprar o veículo e verificou que ele está acima de 60 mil quilômetros rodados, não quer dizer que eles seja ruim, mas que é importante avaliar bem antes de comprar.

Leia também: Seu veículo foi recusado pela seguradora? Entenda o porquê

Por que é importante verificar a quilometragem do veículo?

É válido mencionar que quanto maior for a quilometragem do veículo, mais revisões você deverá fazer e, consequentemente, a troca de peças será mais frequente.

Por causa dos desgastes naturais, que acontecem com o tempo de uso, os veículos que têm muitos quilômetros rodados começam a apresentar uma série de problemas.

Componentes como buchas e embreagens começam a ser mais caros para a troca e/ou manutenção e os gastos tendem a ser cada vez maiores com o passar dos anos.

Se você não prestar atenção na quilometragem durante a negociação, toda a economia que um carro usado ou seminovo poderia te trazer, acabará indo por água abaixo.

Suspeitou da quilometragem?

Veja algumas dicas que podem te ajudar a identificar problemas!

A média de quilometragem percorrida por um veículo durante um ano, normalmente, é de 15 a 20 mil quilômetros. Esse pode ser um parâmetro para saber se a quilometragem marcada está de acordo com o tempo de uso do veículo.

Além da quilometragem, é importante verificar se as revisões foram realizadas nos prazos corretos e se há alguma manutenção pendente.

Peça para o vendedor um recibo ou registro das manutenções que foram realizadas, e desconfie caso o vendedor não tenha esse tipo de documento.

Como detectar quilometragem adulterada?

Outro ponto importante de se mencionar é adulteração de hodômetro. Existem alguns vendedores que adulteram a quilometragem original dos veículos a fim de obter vantagem. Assim, eles tentam fazer com que o veículo seja valorizado na negociação.

Por isso, é importante fazer uma análise cautelosa para não correr o risco de adquirir um veículo com quilometragem adulterada:
  • Veja se o plástico do painel possui marcas que sugiram que ele tenha sido desmontado de alguma forma;
  • Faça uma consulta veicular. É uma consulta barata e online, que informa com base nos dados de parceiros todos os registros de quilometragem encontrados. É só precisa da placa do carro. Clique aqui para fazer a consulta e saber mais;
  • Cheque se existe desgastes do banco, volante e pedais. Veja se o desgaste corresponde à baixa quilometragem do veículo;
  • Verifique se os pneus estão desgastados. Questione o vendedor se foram trocados recentemente, e se essa troca foi feita de acordo com a quilometragem informada no painel;
  • Confira os adesivos que comprovam a revisão. Compare com os carimbos das concessionárias referentes à revisão de cada quilometragem para ver se estão de acordo.

Como decidir se a compra é boa?

Em resumo, o mercado considera até 15 mil quilômetros rodados por ano, a média ideal para que um carro não seja considerado desgastado. 

  1. Observe quilometragem recomendada para um carro seminovo ou usado que explicamos neste artigo;
  2. Faça uma consulta de quilometragem para verificar se bate com a que está no hodômetro;
  3. Tenha atenção aos sinais que indicam alteração de hodômetro.

Se o carro de seu interesse passar por esta 3 etapas, no quesito quilometragem, ele estará aprovado!

Assista também ao vídeo do nosso canal: