Veja quais são os pequenos reparos que renovam o seu veículo usado e podem aumentar sua margem de lucro na hora da revenda!
O preço é a principal vantagem dos veículos usados em relação aos carros novos. E se o veículo estiver conservado e sem nenhuma pendência, o negócio pode ser ainda mais vantajoso!
Por outro lado, carros que já passaram por sinistros e anos de maus tratos podem carregar marcas de tais experiências. E, mesmo que tenham passado pelos famosos martelinhos de ouro, podem haver outros problemas como barulhos, cheiro ruim, estofamentos ressecados e problemas mecânicos.
Pequenos detalhes podem fazer o comprador desvalorizar seu carro no momento da negociação. Para reduzir as chances disso acontecer, veja alguns cuidados que podem ser tomados.
Os barulhos na suspensão, especialmente as batidas secas, surgem quando o veículo trafega em pisos irregulares.
Nesse caso, os primeiros suspeitos são as buchas e os batentes desse sistema. Essas peças nem chegam a pesar tanto no bolso e podem variar de R$ 20 a R$ 100.
Se os ruídos persistirem, verifique outras peças: a bandeja da suspensão, as bieletas (que ficam ligadas à barra estabilizadora) e, por último, as molas e os amortecedores. Esses itens apresentam variações grandes de preço de um carro para outro.
Verifique se as velas de ignição estão sujas, se os cabos de vela estão rachados e como estão a bobina, os bicos injetores e, por fim, o módulo da injeção. A maioria dos casos se resolve com a troca de velas ou dos cabos de vela.
Em carros mais rodados (acima dos 50.000 km), os injetores podem estar obstruídos, mas isso é raro. De qualquer forma, a solução pode ser a limpeza dos bicos.
Abra todos os difusores de ar, ligue o ventilador ou o ar-condicionado e preste atenção no cheiro. Se sentir cheiro de bolor, ele pode ser eliminado com a troca do filtro.
Alguns odores que o motorista acha que vêm do ar-condicionado podem estar impregnados no carpete do assoalho e nos bancos.
Esse mau cheiro pode ser resultado do veículo ter enfrentado uma enchente ou de alguém ter derramado algum produto químico ou um líquido sobre o banco. Nessa situação, leve o veículo até um lava-rápido especializado e peça para limpar tecidos e carpetes com água quente.
Alguns reparos pontuais como consertar o retrovisor e pintar o para-choque, valorizam o carro.
Muitas vezes, também ocorre de quebrar ou perder algumas peças que não comprometem o funcionamento, mas que o comprador mais detalhista pode sentir falta. Tente recuperá-las, arrumando o que estiver quebrado ou comprando peças novas.
Aproveite para checar se a espuma do banco do motorista está mais baixa que o normal. Trata-se de um problema comum e simples de reparar. Procure uma tapeçaria especializada em automóveis, que geralmente substitui a espuma por uma nova.
Outras medidas como a limpeza interna e o polimento externo também são essenciais para uma boa apresentação do veículo ao comprador.
Verifique se todos os itens de segurança, iluminação e funcionamento geral estão funcionando adequadamente.