Logotipo Olho no Carro

Quer saber o que é um odômetro e como ele funciona? Então leia este texto! Saiba também porque é importante consultar o histórico de quilometragem do veículo antes de comprar.

Consulte o histórico de Km do veículo pela placa!

Se o veículo consultado já tiver sido registrado na base de dados dos nossos parceiros, você poderá ter acesso aos dados do histórico de quilometragem e descobrir se houve algum tipo de adulteração.

O que é um odômetro?

O odômetro (hodômetro) é um equipamento que serve para medir a distância percorrida. Esse equipamento é utilizado para fazer a medição da quilometragem de um veículo e pode ser mecânico (encontrado em veículos mais antigos) ou digital. Normalmente, ele fica localizado no painel do carro, atrás do volante.

Como esse equipamento funciona?

Depende do tipo de odômetro. Veja abaixo:

Odômetro mecânico

É composto por um conjunto de engrenagens que são girados por um cabo flexível, feito de mola. Essas engrenagens, atuam no eixo de saída da transmissão, girando o cabo, que faz o caminho até o painel, onde é conectado ao eixo de entrada do odômetro. O eixo de entrada aciona o eixo de rosca, que aciona uma engrenagem. Esse processo se repete, até que comecem a girar os números do painel, indicando a quilometragem. 

Odômetro digital

Nesse caso, uma roda dentada é montada na saída de transmissão e a contagem dos pulsos é feita por um sensor magnético, conforme a passagem de cada dente na roda. No geral, é o mesmo funcionamento de um computador de bicicleta. As informações são transmitidas para o painel de instrumentos por meio de um fio de barramento de comunicação, localizado entre a unidade de controle do motor e o painel. 

Uma curiosidade interessante sobre os odômetros digitais, é que eles podem ser rebobinados. Basta que você dê marcha ré no carro. Mas, isso não é recomendado para tentar alterar a quilometragem do veículo, visto que, existe um histórico de quilometragem, que fica registrado no sistema interno do carro.

Qual é a diferença entre odômetro e velocímetro?

Apesar de trabalharem em conjunto e estarem localizados no painel do veículo, o odômetro e o velocímetro não são a mesma coisa. 

O odômetro, como já foi dito, mede a quilometragem. O velocímetro, por sua vez, é responsável por medir a velocidade de locomoção do carro ou da moto.

Por que é importante consultar o histórico de quilometragem do veículo? 

Grande parte dos veículos usados que são comercializados, tem a sua quilometragem adulterada. Infelizmente, essa adulteração, que é muito comum, não é facilmente identificada em vistorias, principalmente nos veículos com painel digital. Isso porque, nesse caso, a alteração da quilometragem, é feita por meio da reprogramação do sistema do veículo, o que não deixa nenhum sinal aparente.

Antigamente, era um pouco mais fácil de perceber um problema como esse. Pois, para fazer a adulteração do odômetro mecânico, ele tinha que ser retirado do painel para que fosse rompido o lacre e, muitas vezes, após esse processo, o painel ficava um pouco desencaixado.

Mas, a verdade é que, mesmo nos odômetros mecânicos, nem sempre é fácil identificar esse tipo de alteração. Por isso, é importante consultar o histórico de quilometragem do veículo, antes de comprar.

Consulte o histórico de Km do veículo, pela placa!

No site da Olho no Carro, você pode fazer a consulta da situação completa de um veículo. Assim, além de poder ter acesso ao histórico de quilometragem, você vai saber os dados cadastrais nacionais e estaduais, se o veículo já foi batido, se já teve passagem por leilão, se tem histórico de roubo e furto, recall, alienação e muito mais.

Para consultar a situação de um carro ou uma moto, você só precisa saber o número da placa!

Quer fazer uma consulta grátis antes, só para ter uma ideia de quais problemas o veículo pode ter? Clique aqui!