Logotipo Olho no Carro

O chassi do seu veículo enferrujou ou oxidou? Então saiba tudo sobre a revitalização de chassi neste texto! 

Você sabia que é possível consultar o histórico de um veículo pelo chassi? 

Para isso, basta fazer a consulta completa da Olho no Carro. Com ela, só pelo número do chassi, é possível ter acesso a informações sobre: 

E muito mais! 

*Alguns dados divulgados podem ter sofrido alterações. Consulte o nosso site para ter acesso a informações atualizadas sobre cada consulta. 

O que é o chassi e para que ele serve? 

O chassi é a estrutura principal de um veículo, que tem como função garantir a segurança e o comportamento dinâmico do automóvel. 

Durante a fabricação, cada chassi recebe uma numeração específica, que possui 17 caracteres, e pode ser comparada ao nosso documento de identidade. No código do chassi constam todas as informações de fabricação e as características do veículo e, por meio dele, é possível identificar adulterações e fraudes. 

Em outro texto do nosso blog explicamos todos os caracteres da numeração do chassi. Clique aqui para ler: Chassi do veículo: o que é? Para que serve?  

O que é a revitalização de chassi?  

Normalmente, o chassi é fabricado com chapas de aço e alumínio e, com o passar do tempo, pode enferrujar ou oxidar. Na maioria das vezes, esses problemas estão relacionados a: 

  • Condições climáticas desfavoráveis, como a maresia das cidades litorâneas; 
  • Enchentes e alagamentos; 
  • Tempo e condições de uso. 

A revitalização de chassi é um procedimento de limpeza da estrutura enferrujada ou oxidada. Esse procedimento pode ser feito na fase inicial de oxidação, quando ainda não há o comprometimento da estrutura do chassi. 

Importante: caso algum dos caracteres da numeração do chassi esteja ilegível, será necessário fazer a remarcação. Para não ser entendida como fraude ou adulteração, a remarcação do chassi deve ser feita por empresas credenciadas ao Detran do estado no qual o veículo foi registrado.  Saiba como fazer essa solicitação nos próximos tópicos deste texto.

Leia também: Veículo com chassi remarcado – é possível financiar ou segurar? 

O que fazer quando o chassi está enferrujado? Veja como fazer a revitalização de chassi!

Se a ferrugem/oxidação ainda não comprometeu a estrutura e a numeração do chassi, você pode fazer a revitalização com um produto chamado convertedor de ferrugem e uma escova de aço.  

Esse procedimento pode ser feito em casa ou com a ajuda de um mecânico da sua confiança e costuma apresentar resultados positivos, na maioria dos casos. 

Como identificar um chassi adulterado? 

O chassi do veículo pode ser adulterado de diversas formas como raspagens, polimentos e acabamentos falsos feitos por máquinas de usinagem. 

De forma resumida, os ladrões roubam o veículo e alteram a numeração de chassi para que seja difícil identificá-lo. Por isso, é importante comparar todas as numerações encontradas no veículo e nos seus documentos. 

Para validar o número do chassi de um veículo, você pode fazer a consulta de dados cadastrais da Olho no Carro. Com ela, é possível ter acesso aos Dados Cadastrais Nacionais e Estaduais, além informações sobre restrições e impedimentos. Clique aqui e faça essa consulta agora mesmo

Como refazer a numeração do chassi? 

Como foi dito anteriormente, se a numeração do chassi do seu veículo está ilegível, será necessário fazer o processo de remarcação. 

O primeiro passo para remarcar o chassi do veículo de forma legalizada, é solicitar o serviço no Detran do estado no qual você mora. Após isso, o Detran fará uma vistoria e você será encaminhado para uma empresa credenciada, que fará o processo de remarcação. 

É importante lembrar que os Detrans não seguem nenhum padrão de disponibilização de serviços. Sendo assim, a forma de solicitar a remarcação de chassi pode variar de um estado para o outro. 

Se quiser ter acesso a informações detalhadas sobre a prestação desse serviço no Detran do seu estado, clique na sigla correspondente para acessar o site: 

ACALAPAMBACEDFESGOMAMTMSMGPAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO

Quanto custa para remarcar o número do chassi? 

Assim como a forma de solicitar o serviço, o custo da remarcação do chassi também varia de um estado para o outro. 

Acesse o site do Detran do seu estado para saber mais informações. 

Leia também: Laudo cautelar e consulta veicular são a mesma coisa? Veja aqui!