A consulta veicular é fundamental na hora de comprar um veículo seminovo ou usado. Na Olho no carro, você pode consultar o carro pela placa e é possível saber a situação (o histórico) de um carro ou moto em poucos cliques.
Esse serviço indica – dentre outros – se o veículo possui débitos, multas, batida integral, histórico de quilometragem, passagem por leilão, além de validar dados cadastrais como chassi e Renavam.
Pode acontecer até de o carro estar na concessionária sem que a empresa saiba que houve passagem em leilão naquele veículo, por exemplo. A consulta veicular da Olho no Carro é essencial para ajudar a não cair em golpes como problemas na documentação e quilometragem adulterada.
Consultar um veiculo é um cuidado fundamental antes comprá-lo!
Na Olho no Carro, apenas com o número da placa ou chassi é possível saber todos os dados necessários para fazer uma compra segura.
Em outro post, falamos exclusivamente da diferença entre a consulta grátis e paga (clique aqui para ler).
A consulta grátis te informa os dados básicos cadastrais do veículo. Basta fazer o TEST_DRIVE que fica na home do site. Na consulta paga, você compra de acordo com sua necessidade. Os preços de uma consulta veicular são baratos, a partir de R$9,90.
Com o custo benefício que compensa, é possível saber desde a Consulta Completa, que trará todos os dados do veículo, ou até mesmo uma consulta simples que retornará algum dado em específico.
Por exemplo, é possível saber exclusivamente:
Em cada palavra-chave na lista acima, há um link em que você pode pesquisar melhor como funciona cada consulta citada.
Voltando ao texto, a que mais indicamos, até pelo custo benefício, é a Consulta Completa (clique aqui para ver)
Nesta consulta, é possível puxar pela placa:
O número de RENAVAM identifica cada veículo automotor que é fabricado e posto á venda no país. Ele é muito utilizado para a realização de pagamentos de tributos e taxas dos veículos como, débitos de licenciamento, DPVAT, IPVA e multas.
O GRAVAME é um cadastro que alguns automóveis específicos possuem no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Essa restrição é imposta a todos os veículos adquiridos por meio de financiamento sejam eles novos ou seminovos. Quando um veículo possui gravame, o seu proprietário está impedido de preparar qualquer transferência. Assim, ele não pode, por exemplo, comercializar o veículo de forma regular.
A consulta veicular permite saber também se o veículo possui algum débito em aberto e não pago, informação muito importante para análise na hora da compra. Não se esqueça de calcular este valor e colocá-lo na soma da negociação de compra, para não ter prejuízo.
O veículo pode ainda ter uma dívida do proprietário antigo ou uma disputa trabalhista e o carro dado como garantia. Enquanto o processo não é finalizado, o uso do carro fica restrito e pode ser recolhido por um oficial de justiça a qualquer momento.
Não existe consulta de leilão grátis no mercado, ou seja, para saber se um veículo foi leiloado ou não você terá que realizar uma consulta veicular. Lembre-se que esta informação é de extrema importância ao realizar a análise do veículo, pois poderá mudar o preço do veículo perante o mercado.
Alguns acidentes podem danificar o veículo e causar problemas mecânicos e estruturais. Há casos em que o carro fica totalmente remendado e com problemas que são impossíveis de serem arrumados na questão de alinhamento e balanceamento. Sem contar as infiltrações e falhas na parte mecânica.
Se o veículo estiver nessas condições, pode haver uma depreciação alta no seu valor de mercado e até a não aceitação de um seguro.
A consulta informa se o veículo possui ou não risco em aceitação de seguro, e se isso irá interferir no percentual do valor FIPE ou MOLICAR de cobertura.
Caso adquira um carro roubado ou furtado mesmo sem saber, o comprador terá que provar que não é o responsável pelo roubo, além de não conseguir transferir o veículo para seu nome. E mesmo que consiga fazer essa transferência, será muito difícil passar despercebido em uma vistoria no Detran ou em blitz policiais.
Este procedimento acontece quando é constatado algum defeito na fabricação do veículo, que muitas vezes pode colocar em risco a segurança do motorista e dos outros passageiros.
A consulta veicular também serve para informar sobre uma possível adulteração do hodômetro (equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo), com base nos dados de registros de quilometragem encontrados.
Há casos em que o vendedor está mal intencionado e também há casos em que o próprio vendedor não tem certeza da origem do veículo. Além disso, há o caso do carro ter tido um débito que não está sendo considerado na hora da negociação… Seja como for, o custo benefício e as consultas da olho no Carro Valem a pena.
Quer comparar as consultas e ver como é melhor consultar? Clique aqui!
Como falamos acima, você pode escolher verificar apenas o Renavam do veículo, ou uma passagem por leilão, sinistro, ou a a consulta de todo o histórico – a completa – que irá trazer todos os dados disponíveis do veículo como situação em leilão, sinistros, roubo e furto, aceitação em seguros, recall, débitos e multas e outras informações.
E ainda tem mais! Se o veículo que você consultou já tiver passado pelo site de vendas dos nossos parceiros, além de todas essas informações, você vai poder ter acesso às fotos reais do veiculo e comentários de especialistas, que já avaliaram esse carro ou moto pessoalmente.
É muito mais informação, para você realizar a melhor compra!
Quer saber toda a procedência do veículo e negociar com segurança? O preço da consulta vai te surpreender. Quer ver?
Leia também: Veiculo recusado pela seguradora? Entenda o porquê!
Gostou?
Assine nossa newsletter na barra verde, logo abaixo do rodapé deste texto.
Acompanhe todas as nossas dicas do blog. Fique por dentro de todas as novidades do mercado automotivo, e principalmente, da melhor maneira de adquirir seu veículo com segurança!