Logotipo Olho no Carro

Saiba o que é CRV, qual é a diferença entre CRV e CRLV e aprenda a consultar informações do documento de um veículo apenas pela placa.

Ter um carro significa ter conforto, mas também uma grande responsabilidade. Isso porque, além de respeitar as regras de trânsito, é preciso manter a documentação do seu veículo sempre em dia. Um dos documentos mais importantes é o CRV. Saiba mais sobre ele!

O que é CRV?

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é um documento emitido assim que o carro é emplacado. Ele contém todas as informações referentes à fabricação do veículo e deve ser atualizado sempre que forem feitas alterações estruturais ou estéticas. Além disso, o CRV deve ser preenchido novamente sempre que for feita a transferência de propriedade.

Então, se o seu carro é branco e você resolveu mandar pintá-lo de vermelho, por exemplo, você deve comunicar ao Detran sobre a mudança. Assim, o CRV também será atualizado para a nova cor.

Da mesma forma, quando você vende o seu carro, você precisa apresentar esse documento, para que ele possa ser passado para o nome do novo dono.

Já o CRLV está ligado diretamente à autorização para circulação do veículo:

CRLV significa Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo e, quando esse documento está atualizado, quer dizer que o seu carro não tem multas pendentes e está com todos os impostos em dia.

Ambos os documentos são igualmente importantes, mas é necessário conhecer a diferença entre eles para saber o que fazer caso alguma irregularidade seja encontrada.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Agora que você já sabe o que é CRV, veja como consultar informações desse documento online:

Como consultar CRV online?

Se for pego conduzindo sem documentos ou com algum deles vencido ou desatualizado, além de levar multas, você corre o risco de ter o seu veículo apreendido.

Por isso, é importante checar a situação do seu documento pelos sites do Detran. Dessa forma, você não precisará enfrentar filas e demora no atendimento para consultar as informações do seu veículo.

Basta acessar o sistema online do Detran do estado no qual o seu veículo foi registrado e fazer o seu cadastro conforme for solicitado.

Quer consultar informações de um veículo que não é seu?

Você também pode consultar pelo Detran, mas precisará saber o número do Renavam do veículo ou o número do chassi, caso a sua consulta seja feita no site do Detran MG.

Quer ver o passo a passo? Clique na sigla correspondente: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO

Se você não sabe o número do Renavam ou chassi do veículo, você pode fazer uma consulta pela placa para descobrir.

imagem de um botão verde escrito: eu quero descobrir o renavam ou chassi do veículo

Você sabia que é possível consultar o histórico completo do veículo só pela placa?

Ao checar um veículo na Olho no Carro, você tem acesso a todo o histórico de uma só vez e, assim, consegue validar dados cadastrais e ter acesso a informações sobre batidas, roubo e furto, leilão, gravame, débitos e multas, restrições e muito mais, de uma só vez.

Além disso, a consulta completa é feita apenas pela placa e é padronizada. Enquanto a consulta do Detran é diferente para cada Estado do Brasil.

Outra vantagem que a consulta completa oferece, é o acesso a funcionalidades exclusivas, como Score de leilão, Opinião do Dono, quantidade de proprietários, custo de manutenção e muito mais!

Clique aqui para ver um modelo dessa consulta!

Quer fazer nossa consulta pela placa e checar o veículo antes de comprar?

imagem de um botão laranja escrito: sim! quero fazer a consulta completa
Veja também o vídeo do nosso canal no YouTube: