
Quer saber qual é a diferença entre CRV e CRLV? Então leia este texto!
O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), também é conhecido como licenciamento, de porte obrigatório é o que concede o direito de circulação do veículo em vias públicas e particulares.
Esse documento é emitido anualmente após o pagamento das taxas, impostos, tributos estaduais, como o IPVA, DPVAT e multas por exemplo.
CRLV é o documento que diz que o veículo tem permissão e condição de circular. O CRV é o documento que diz quais são as “características físicas” do veículo (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc..)
O CRV (Cerificado de Registro de Veículos) é entregue no emplacamento do veículo, juntamente com o Renavam, Nome e Endereço do Proprietário, CPF ou CNPJ, UF, Chassi entre outros dados principais. O antigo nome do CRV é DUT. Em alguns estados ainda se usa essa nomenclatura.
Este é o principal documento e o que deve ser modificado/preenchido caso o veículo possua alguma alteração ou por exemplo em uma venda, será nele que constará a passagem de propriedade.
Leia também: Como consultar o Renavam pela placa
O CRLV , mais conhecido como o licenciamento do veículo, é o documento de porte obrigatório e que por exemplo é exibido em caso de uma blitz policial. Este documento, o licenciamento, é pago. Todo ano o proprietário recebe o boleto para pagamento, juntamente com o DPVAT (veja aqui o que é esse seguro obrigatório).
Nele também constarão os principais dados do veículo, porém diferentemente do CRV, em caso de uma venda ou de um novo licenciamento, este documento perde valor, e é emitido um novo.
Esse documento começou a ser utilizado no mês de Agosto de 2018 no Distrito Federal, assim como as novas placas do Mercosul, essa tecnologia deve ser utilizada em todos os estados.
Confira aqui a lista dos estados que já aderiram ao CRLV digital
Este documento tem o mesmo valor do CRLV, que continua sendo de emissão obrigatória, ou seja, a emissão física, independente da versão digital, continua a ser realizada.
Este documento ficará disponível no aplicativo Carteira Digital de Transito, neste app também é possível visualizar a CNH Digital.
Como explicamos acima, o pagamento do CRLV é anual e obrigatório (como o IPVA e DPVAT). O proprietário recebe o boleto em casa e o valor fica entre R$50 e R$100 e a data de pagamento varia de estado para estado.
O pagamento do licenciamento pode ser realizado diretamente nos bancos que possuem convenio o DETRAN de seu Estado. Também pode ser pago em Poupatempo ou nos Correios.
É bem fácil encontrar um meio de pagar pelo licenciamento e se você tiver pouca disponibilidade de tempo. Basta fazer online, acessando o site do Renavam.
Lembre-se que para a realização do licenciamento do veículo deverão ser pagos:
Como falamos acima, ao dirigir o seu veículo, precisa portar sempre o seu CRLV. Entretanto, ele também é importante para negociar a venda do seu automóvel.
Não é possível ser realizada a transferência de proprietário se houver pendências quanto ao licenciamento do veículo. Tanto débitos relacionados ao CRLV quanto as multas precisam ser quitados antes de transferir o carro ou a moto.
Com o CRLV em mãos e quitado, o novo proprietário deve dirigir-se aos bancos conveniados para pagar a taxa referente à emissão do novo Certificado de Registro do Veículo (CRV).
Não entregue o CRV em branco para o comprador, nem para despachantes. Preencha você mesmo, assine e providencie o reconhecimento de firma em cartório. Só assim o novo proprietário consegue emitir novo licenciamento.
Atente-se para o preenchimento correto do CRV, neles deverão constar:
Entre no detran de seu estado para saber como ele aceita essa comunicação. Alguns estados é feito diretamento do cartório, em outros pode ser feito online.
Os documentos necessários para a transferência são:
Lembre-se que caso a transferência esteja sendo feita entre proprietários residentes em municípios diferentes, será necessária a realização de uma vistoria e o novo emplacamento do veículo, demandando o recolhimento das respectivas taxas para realizar a transferência.
Identifique restrições e débitos facilmente, apenas com a placa do carro. É o melhor jeito, e mais barato, de evitar dor de cabeça com documentação.
Gravame, indício de sinistro, passagem por leilão, histórico de quilometragem, aceitação em seguro, débitos e multas, recall e muito mais informações.
Quer ver se detecta restrições do veículo?
Leia também: Seguro de carro usado e novo: qual a diferença?
[…] seja neste caso o bem é colocado como garantia de pagamento desta divida. O documento do veículo (CRLV) fica em nome do proprietário do veículo porém é inserida a informação de Alienação […]