A nova CNH terá validade tanto no formato impresso quanto na versão digital, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS. Saiba mais sobre as mudanças e quem precisa trocar o documento!
Desde o dia 1º de junho, está em vigor a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As principais mudanças têm como objetivo tornar esse documento mais seguro, além de atingir os padrões internacionais de identificação.
Há algumas mudanças interessantes na nova CNH. Esse documento recebeu recursos que aumentam a segurança e agora está mais difícil de ser falsificado, graças às mudanças gráficas.
Mas afinal de contas, é necessário entrar em desespero para trocar seu documento atual pela nova versão? A resposta é não!
De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a nova CNH só é obrigatória para os motoristas que precisaram renovar a documentação desde o dia 1º de junho de 2022.
Isso quer dizer que, quando você for renovar a carteira, aí sim será necessário fazer a nova versão.
Ainda ficou com dúvidas sobre quem já pode pedir a nova CNH? Preparamos uma lista para você!
Não. Condutores com menos de 50 anos contam ainda com 10 anos de validade na carteira de motorista, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pela lei nº 14.071.
Já os condutores com idade entre 50 e 69 anos contam com o prazo de cinco anos para a renovação. Para pessoas com mais de 70 anos, a validade é de três anos.
Sim. A princípio, além do português, a nova CNH terá versões em inglês e espanhol, o que pode facilitar na identificação de condutores brasileiros que estão fora do país.