Tomou uma multa Renainf? Quer saber do que se trata e como fazer para pagar? Encontre todas as informações aqui!

O que é multa Renainf?

Renainf é a abreviação de Registro Nacional de Infrações de Trânsito. É um sistema de controle que foi criado em 2004 e é coordenado pela Senatran

Esse sistema surgiu para registrar as informações sobre as infrações cometidas por motoristas que estiveram fora do estado de registro do veículo.

Por conta disso, todas as infrações cometidas em um estado diferente do que consta no documento de um carro, são chamadas de multa Renainf.

Para que fique mais claro: imagine que você é de Minas Gerais e foi para São Paulo. Ao dirigir por lá, cometeu alguma infração de trânsito que gerou multa.

Essa multa será registrada pelo Renainf antes de ser repassada para o Detran do seu estado de origem e, então, você receberá uma notificação de multa Renainf.

A partir do momento em que a multa for paga por você, o Renainf será responsável por repassar o valor da multa para o Detran onde o seu veículo está registrado.

Quais órgãos de trânsito podem emití-la?

As multas Renainf, geralmente, são aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

É possível recorrer essa multa?

Sim! Você pode recorrer qualquer multa que achar que foi aplicada injustamente.

Veja como fazer: como recorrer multa de trânsito.

Como consultar multa Renainf?

Você pode consultar a multa Renainf nos sites dos órgãos de trânsito responsáveis ou por meio de consultas veiculares.

Pelo site da Olho no Carro, você pode fazer a consulta de débitos e multas do veículo de forma fácil, pela placa.

Imagem de um botão verde escrito: clique aqui para fazer a consulta de Débitos e Multas.

*As informações deste texto podem ter mudado com o passar do tempo. Antes de comprar sua consulta, confira no nosso site se o dado que você precisa ainda está disponível no relatório.

Veja como consultar multa Renainf grátis!

Primeiro, você terá que descobrir qual foi o órgão autuador responsável pela aplicação da sua multa. Você pode encontrar essa informação na sua notificação de multa.

Após isso, é só acessar o site do órgão em questão e inserir as informações solicitadas para consultar.

Clique nos links abaixo para fazer as suas consultas:

  • Consulta multa renainf na PRF
  • Fazer a consulta no DNIT
  • Fazer a consulta na ANTT 

Precisa saber o número do Renavam do veículo para consultar a multa Renainf em sites de órgãos públicos?

Clique aqui e descubra o Renavam pela placa!

Como e onde pagar a multa Renainf?

O pagamento da multa Renainf varia de acordo com a forma que você pretende pagar e o estado onde o seu veículo foi licenciado. 

Normalmente, essas multas são pagas através dos sites do Detran, mas como esses sites não são padronizados, as formas de pagamento que são aceitas mudam de uma região para outra.

Na maioria dos casos, o pagamento poderá ser feito por meio de boletos, no caixa eletrônico ou diretamente no site ou agência do seu banco.

Importante: para fazer o pagamento no caixa ou na agência, você deverá informar o código Renavam

No Detran SP não há mais a opção de pagamentos por meio de boletos.

Então, se você mora em alguma cidade paulista, terá que escolher entre: informar o número do Renavam do veículo diretamente no caixa da sua agência bancária, pagar nos caixas eletrônicos ou pagar internet banking do banco que você utiliza.

Como saber se a minha multa foi paga?

Para saber detalhes sobre a sua multa, você precisa saber qual foi o órgão autuador, ou seja, qual órgão público foi o responsável por registrar a sua multa no Renainf.

Esses órgãos podem ser:

Então, quando você souber qual foi o órgão público responsável pela aplicação da sua multa, basta entrar no site, usando os links acima para consultar.

Quanto tempo demora para multa Renainf sair do sistema?

Isso depende do órgão autuador responsável pela sua multa. Mas, normalmente, a baixa da multa Renainf no sistema pode levar até 15 dias.

O que fazer se a multa não saiu do sistema?

Se, passado o período de 15 dias, a multa que você pagou ainda não saiu sistema, pode ser que tenha acontecido algum erro de processamento. Sendo assim, você precisará ir até o órgão competente do seu estado e regularizar a situação.

Para poder recorrer e regularizar a sua situação, você terá que levar os documentos do seu carro e os recibos que comprovam o pagamento da multa em questão.

A dica mais importante para evitar problemas com pagamentos de multa é: sempre guardar os recibos.

Como gerar boleto com as multas vencidas?

A emissão da segunda via da multa Renainf também dependerá do órgão autuador.

No caso da PRF, é possível fazer essa emissão pelo mesmo link utilizado para consultar o valor da multa.

Já para as multas registradas pelo DNIT ou pela a ANTT, é necessário fazer a consulta no portal do Detran do estado no qual você mora.

Para isso, acesse os sites do Detran clicando nestes links: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Cuidados para não receber a multa novamente!

Como você já sabe, a multa Renainf é aplicada quando você comete infrações fora do estado onde o seu veículo foi registrado.

Então, a melhor forma de evitar multas, é seguindo corretamente as leis de trânsito, principalmente quando você estiver dirigindo em outro estado do Brasil.

Mas também existe outra forma de se proteger contra débitos e multas:

Consultar o veículo antes da compra

Muitas vezes, ao comprar veículos usados e seminovos, acabamos herdando dívidas do antigo proprietário que só são descobertas na hora da transferência.

Uma boa forma de evitar esse tipo de problema é fazendo uma consulta de placa completa antes de negociar.

imagem de um botão laranja escrito: clique aqui e saiba mais sobre a consulta completa!

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Veja também o vídeo do nosso canal: