Logotipo Olho no Carro

Recebeu uma multa Renainf? Quer saber do que se trata e como fazer para pagar? Encontre todas as informações aqui!

Precisa saber o Renavam do veículo para consultar a multa no site do Detran?

Descubra agora mesmo:

Descubra o Renavam do veículo para consultar a multa renainf

O que é Renainf?

Renainf é a abreviação de Registro Nacional de Infrações de Trânsito. Trata-se de um sistema de controle que foi criado em 2004 e é coordenado pelo Denatran

Esse sistema surgiu com o intuito de registrar as informações sobre as infrações cometidas por motoristas que estiveram fora do estado de registro do veículo.

Mas, antes de entender sobre a multa Renainf, você precisa saber que:

Se você nunca fez uma consulta da situação do seu carro, há algumas informações importantes ou restrições aplicadas a ele que você pode não conhecer!

No site da Olho no Carro, só pelo número da placa, você pode descobrir se seu carro tem histórico de roubo e furto, passagem por leilão, pendências, gravame e muito mais. 

Você quer checar a situação do seu carro agora? 

Mas, se antes de consultar você quiser saber mais, leia também: O que é possível saber com uma consulta veicular

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a consulta veicular, vamos voltar a falar sobre multa Renainf.

O que é a multa Renainf?

Todas as infrações cometidas em um estado diferente do que consta no documento de um carro, são chamadas de multa Renainf.

Para que fique mais claro, suponha que você foi viajar para um outro estado e ao dirigir por lá cometeu alguma infração de trânsito que gerou multa.

Essa multa será registrada pelo Renainf antes de ser repassada para o Detran do seu estado de origem e, então, você vai receber uma notificação de multa Renainf.

A partir do momento em que a multa for paga por você, o Renainf será responsável por repassar o valor da multa para o Detran onde foi registrado o seu veículo.

Como fazer para pagar a multa Renainf?

O pagamento da multa Renainf varia de acordo com a forma que você pretende pagar e o estado pelo qual o seu veículo foi licenciado. 

Normalmente, essas multas são pagas nos sites do Detran. Mas, como esses sites não são padronizados, há divergência entre as formas de pagamento que são aceitas de um estado para o outro.

Na maioria dos casos, o pagamento poderá ser feito por meio de boletos, no caixa eletrônico ou diretamente no site ou agência do seu Banco.

Para realizar o pagamento no caixa ou na agência, você deverá informar o código Renavam. 

Como fazer para pagar a multa Renainf SP?

No Detran SP não há mais a opção de pagamentos por meio de boletos.

Então, se você mora em alguma cidade paulista, vai ter que escolher entre: informar o número do Renavam do veículo diretamente no caixa da sua agência bancária, pagar nos caixas eletrônicos ou pagar no site de pagamento do Banco que você utiliza.

Como saber se a minha multa foi paga?

Para saber detalhes sobre a sua multa, você precisa saber qual foi o órgão autuador, ou seja, qual órgão público foi o responsável por registrar a sua multa no Renainf.

Os órgãos que fazem as abordagens do veículo para aplicar a multa Renainf são: a Agência Nacional de Transportes (ANTT), a Polícia Federal (PRF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Então, quando você souber qual foi o órgão público responsável pela aplicação da sua multa, basta entrar no site utilizando os links acima e efetuar o passo a passo para consultar.

Quanto tempo demora para a multa sair do sistema?

Essa informação vai depender do órgão autuador responsável pela sua multa. Mas, normalmente, a baixa da multa Renainf no sistema pode levar até 15 dias.

Paguei a minha multa e ela ainda não saiu no sistema. E agora?

Se, passado o período de 15 dias, a multa que você pagou ainda não saiu sistema, pode ser que tenha ocorrido algum erro de processamento.

Sendo assim, você precisará ir até o órgão competente do seu estado e regularizar a situação.

Para poder recorrer e regularizar a sua situação, você terá que levar os documentos do seu carro e os recibos que comprovam o pagamento da multa em questão.

Referente a isso, vale lembrar que a dica mais importante para evitar problemas com pagamentos de multa é: sempre guardar os recibos.

Leia também: Consulta Detran: como funciona? O que é possível saber nos sites do Detran?

Tem mais alguma dúvida sobre a multa Renainf? Escreva nos comentários do blog!

Veja também o vídeo do nosso canal: