
Descobriu que um veículo tem um motor retificado e quer tirar suas dúvidas sobre esse assunto? Então, veja aqui tudo sobre a retífica de motor e se vale a pena comprar um carro assim.
Neste texto você vai saber:
Saiba se o carro ou a moto tem sinistro, histórico de roubo e furto, motor alterado, adulteração de quilometragem, passagem por leilão e muito mais!
Em resumo, a retífica do motor é um processo de análise e reparos no motor do veículo, no qual é feita a troca de peças desgastadas.
As peças do motor que podem ser retificadas são: bloco do motor, pistões, cabeçote, bielas, comando de válvulas e virabrequim.
Normalmente, é necessário realizar a retífica do motor a cada 200 mil Km. Isso ocorre porque a utilização do motor, devido à alta temperatura e o atrito das peças, causa naturalmente um desgaste, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.
Mas, há algumas condições que aceleram esse processo e fazem com que o motor tenha que ser retificado com antecedência: motor superaquecido, quebra da correia dentada (em alguns motores) e falta de óleo lubrificante. Além disso, alguns comportamentos dos motoristas também contribuem para o desgaste acelerado do motor, como: completar ao invés de trocar o óleo do motor, “descansar” o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem, sair com o motor ainda frio e não realizar corretamente as manutenções preventivas.
Quando há um desgaste excessivo no motor, podem ser percebidos alguns sinais:
Por se tratar de um procedimento interno, nem sempre é possível saber se um motor foi retificado apenas por uma vistoria. Mas, é possível analisar alguns sinais, que podem sugerir que houve a retífica do motor de um veículo. Veja abaixo:
Vale lembrar que, os veículos que tem a quilometragem acima de 150 mil, provavelmente já passaram por algum tipo de conserto no motor. Por isso, ao comprar veículos nessas condições, o ideal é solicitar ao vendedor os recibos da retífica, para saber qual foi o tipo de conserto realizado.
Por ser considerado um bem durável, o prazo de garantia de um motor retificado é de 90 dias, contados a partir da data em que foi realizado o serviço.
O ideal é que você sempre opte pela utilização dos óleos recomendados pela fabricante do seu veículo. Dessa forma, você não prejudica o funcionamento e a durabilidade do motor. Mas, caso a retífica tenha acontecido há pouco tempo, é melhor usar um óleo com baixa viscosidade, como o 15W40, por exemplo.
A resposta para essa pergunta é: depende!
Isso porque, a retífica do motor pode ser um processo simples, com alguns reparos pontuais, ou um conserto em que foram trocadas várias peças, formando, basicamente, um novo motor.
Sendo assim, para saber se vale a pena comprar um veículo com motor retificado, é necessário que você procure saber qual foi o tipo de conserto realizado neste veículo e quando ele foi feito.
É importante lembrar que, os motores retificados, precisam de cuidados especiais nos primeiros 1 mil Km. Tanto na forma de condução do motorista, quanto nas manutenções.
Enfim, tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Quer deixar alguma sugestão? Escreva aí nos comentários.
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