Logotipo Olho no Carro

Quer ser motorista de aplicativo, mas não sabe quais são os melhores carros para alugar? Então nós vamos te ajudar a decidir! 

Para isso, vamos responder às principais perguntas sobre esse assunto e te mostrar uma lista de carros com configuração ideal para uso na cidade. 

Como escolher os melhores carros para alugar? Veja as 3 dúvidas principais: 

1 – É melhor alugar um carro hatch ou sedan? 

Os dois tipos de carro podem te oferecer o que você precisa para trabalhar em trechos urbanos (cidades). 

A diferença entre eles está no espaço interno e no tamanho do porta-malas. Então, se você pretende fazer corridas em pontos próximos a aeroportos, rodoviárias e mercados, o carro sedan é a melhor opção.  

Isso não quer dizer que um carro hatch não pode ser usado nesse tipo de corrida, mas sim que os modelos sedan trarão mais conforto para os seus passageiros. 

Mas, antes de te mostrar quais são melhores carros para alugar, temos uma dica:

Que tal investir na compra de um carro usado ou seminovo? 

Se você está pensando em alugar um carro porque não tem como pagar um zero quilômetro, vale a pena comprar um carro usado ou até mesmo seminovo, que será seu e poderá ser utilizado como você quiser. 

Para te ajudar a comprar carros usados e seminovos com mais segurança, existe a consulta completa da Olho no Carro, que retorna o histórico completo de qualquer veículo só pelo número da placa. Saiba mais! 

2 – A quilometragem do carro importa? 

Sim! Quanto mais novo (menos rodado) for o carro, mais tecnológico será o motor. Isso impactará diretamente no consumo de combustível e no desempenho. 

É nessa hora que o aluguel de carros é mais vantajoso, já que você pode conseguir veículos mais novos gastando menos, ou até mesmo testar vários modelos, já que algumas locadoras alugam carros por 30 dias. 

Esses temas podem ser interessantes para você:

3 – Carro com câmbio automático ou manual? Qual é mais vantajoso? 

Essa escolha dependerá do conforto que você pretende ter ao dirigir e também da forma como você dirige o veículo. 

Muito se fala que os carros com câmbio automático consomem mais combustível, mas nem sempre isso é verdade. Se você souber utilizar o câmbio automático da melhor forma, ele poderá ser tão econômico quanto o câmbio manual, e te trazer muito mais conforto no dia a dia. 

Atenção: existe diferença entre câmbio automático e automatizado. Os câmbios automatizados costumam dar problema, por isso, é melhor evitá-los. 

Neste outro texto do nosso blog explicamos melhor sobre os carros com câmbio automático: Como dirigir carros com câmbio automático? Tire suas dúvidas aqui! 

Veja agora os melhores carros para alugar se você quer ser motorista de aplicativo! 

Para montar a lista dos melhores carros para alugar, separamos modelos hatch e sedan das marcas mais procuradas por motoristas profissionais: 

GM – CHEVROLET 

Os modelos da Chevrolet são muito procurados por quem precisa usar o carro diariamente, principalmente para trabalhar. 

Isso porque, eles são fáceis de manter, econômicos (no geral) e oferecem um bom desempenho para o uso nas cidades.  

Para trabalhar como motorista de aplicativo, sugerimos que você escolha modelos como: 

Hatch – Chevrolet Onix 

Foto do Chevrolet Onix vermelho, um dos melhores carros para alugar para uso diário na cidade
*Imagem retirada de banco de dados público digital

Os principais pontos fortes do Onix são: 

Itens de série

Não importa a versão, o Onix é muito bem equipado e custa o mesmo ou até menos do que a maioria dos rivais diretos que, muitas vezes, não tem o mesmo nível de equipamentos a bordo. 

Custo/benefício

Combinar motorização turbo, boa lista de equipamentos e projeto moderno com preço na média ou abaixo dos rivais é algo do qual somente o Onix pode se gabar. O modelo se tornou um dos melhores em custo/benefício da categoria. 

E os pontos fracos: 

Acabamento interno

Ponto fraco comum em carros dessa categoria, o novo Onix parece ser ligeiramente pior do que os rivais. As peças são quase todas em plástico e frágeis, o que provoca ruídos na cabine. 

Autonomia

Além do tanque de combustível ter perdido 10 litros em relação ao modelo anterior, a Chevrolet precisou refazer a programação do motor para acabar com os casos de quebra do bloco, o que o fez perder potência/torque e aumentar o consumo. 

Clique aqui para ver a avaliação completa que nós fizemos sobre o Chevrolet Onix G2! 

Sedan – Chevrolet Cobalt 

Foto do Chevrolet Cobalt cinza, um dos melhores carros para alugar se você precisa de espaço e conforto
*Imagem retirada de banco de dados público digital

O Cobalt tem como principais pontos fortes: 

Espaço interno

Se você precisa de um carro barato e espaçoso, dificilmente encontrará opção melhor do que o Cobalt. Esse sedan compacto consegue acomodar melhor os passageiros do que alguns modelos de porte médio. 

Custo de manutenção

Esse carro não é difícil de manter e consegue ser relativamente econômico. De quebra, não maltrata o bolso na hora das manutenções, devido ao conjunto mecânico simples e bastante conhecido. 

Já os pontos fracos são: 

Segurança

Sem quaisquer itens de segurança, além dos obrigatórios como freios ABS e airbags duplos frontais, o Cobalt decepciona nesse quesito. Ele tem uma arquitetura muito parecida com a do antigo Onix (que zerou nos primeiros crash-tests). 

Equipamentos

Se você gosta de carros equipados, terá que gastar mais e levar algum dos modelos pós-facelift, já que os anteriores são tão básicos quanto um carro qualquer pode ser. 

Confira a avaliação completa que nós fizemos sobre o Chevrolet Cobalt, clicando aqui! 

VOLKSWAGEN 

A Volkswagen sempre conseguiu agradar os consumidores brasileiros, principalmente com carros para uso diário.  

Por ter uma mecânica muito confiável, os modelos dessa marca são muito fáceis de manter, tem peças baratas e entregam um bom desempenho. 

Para trabalhar, nós recomendamos que você opte por modelos como: 

Hatch – Volkswagen Gol  

foto do Volkswagen Gol branco
*Imagem retirada de banco de dados público digital

Entre os pontos fortes do Gol estão: 

Consumo

Se optar pela versão 1.0, você conseguirá manter um consumo mais baixo de combustível, o que aumentará o seu ganho nas viagens.  

Custo de manutenção

Como falamos anteriormente, a mecânica do Gol é muito confiável, além de ser fácil encontrar peças de reposição, por isso, o custo de manutenção é baixo. 

Já os principais pontos fracos são: 

Acabamento interno

Essa característica é comum nos carros hatch de entrada, principalmente da Volkswagen. Isso, além de impactar no conforto, desvaloriza o veículo esteticamente. 

Desempenho

Para conseguir um bom consumo de combustível, você terá que apostar em um modelo com motor 1.0, com isso, o desempenho do carro deixará um pouco a desejar. Principalmente em subidas, quando você estiver com muitos passageiros a bordo. 

Sedan – Volkswagen Voyage 

Foto do Volkswagen Voyage cinza
*Imagem retirada de banco de dados público digital

Os principais pontos fortes do Voyage são: 

Desempenho

Por ter motor 1.6, esse carro tem um bom desempenho, principalmente em ultrapassagens e retomadas, o que é excelente em trajetos de longa distância. 

Espaço no porta-malas

O Voyage tem um porta-malas espaçoso, que atende bem quem precisa levar muitas bagagens ou pretende instalar um Kit GNV, para ajudar na economia de combustível. 

E entre os principais pontos fracos estão: 

Acabamento interno

Talvez esse seja o principal deslize da Volkswagen nos seus carros “populares”. Todos têm muitas peças em plástico rígido que, além de serem desconfortáveis, provocam ruídos que atrapalham a viagem. 

Suspensão

Muitos donos desse modelo relatam problemas com a suspensão. As principais queixas são relacionadas a barulhos e à fragilidade. 

RENAULT 

A Renault tem ganhado bastante espaço no mercado com modelos que costumam ser econômicos e fáceis de manter. Excelentes para quem precisa de um carro para trabalhar. 

Para quem quer ser motorista de aplicativo, nós recomendamos: 

Hatch – Renault Kwid 

Foto Renault Kwid vermelho
*Imagem retirada de banco de dados público digital

Como pontos fortes do Renault Kwid podemos citar: 

Consumo

Por ser um hatch compacto, o Kwid é mais leve, o que diminui o consumo de combustível e faz com que ele seja um dos melhores carros para alugar, principalmente para uso na cidade. 

Espaço no porta-malas

Esse modelo é um dos que tem o maior porta-malas da categoria. Isso é bom para quem precisa de um carro versátil, que consiga atender várias demandas do dia a dia. 

Já como pontos fracos: 

Equipamentos

Por ser um carro barato, o Kwid deixa de fora muitos equipamentos que auxiliam no conforto a bordo, como ajuste do banco e do volante e kit multimídia. Até mesmo alguns itens de segurança, como airbags laterais, não fazem parte da lista de itens de série. Se conforto é um dos pontos importantes para você, esse modelo não é o mais indicado. 

Estabilidade

Uma das maiores reclamações dos donos desse carro é com relação à suspensão, que é frágil e barulhenta. Isso impacta diretamente na dirigibilidade e na estabilidade do carro, principalmente nas curvas. 

Sedan – Renault Logan 

Foto Renault Logan cinza
*Imagem retirada de banco de dados público digital

Os principais pontos fortes do Logan são: 

Custo de manutenção – O Logan é um carro que tem peças baratas e fáceis de encontrar, por isso, o custo de manutenção é baixo. 

Espaço interno – Esse modelo tem o espaço interno ideal para quem pretende levar mais do que um passageiro e fazer corridas para aeroportos, rodoviárias e supermercados. Além disso, o porta-malas também é espaçoso. São 520 litros que permitem até mesmo a instalação de um Kit GNV. 

Já como pontos fracos: 

Motor 1.0 – Se for investir em um Logan, evite os modelos com motor 1.0. Por ser um carro maior, consequentemente, esse modelo exige mais do motor, por isso, é melhor escolher as versões 1.6. 

Direção – A direção hidráulica ou eletro-hidráulica desse carro deixa a desejar. Ela trepida bastante e o motorista consegue sentir os defeitos da pista com muita facilidade, o que compromete o conforto.