Blog

Laudo cautelar e consulta veicular são a mesma coisa? Veja aqui!

Quer saber se laudo cautelar e consulta veicular são a mesma coisa? Então leia este texto!

O que é laudo cautelar?

O laudo cautelar é uma espécie de relatório completo sobre o estado do veículo. Ele tem a função de certificar que o carro está em condições de uso e é feito por Vistoriadoras Autorizadas.

Leia também: Vistoria cautelar, para que serve? Vale a pena?

O laudo cautelar é obrigatório?

Basicamente, o laudo cautelar serve como um atestado de segurança para o comprador do veículo e ele não é obrigatório durante o processo de negociação. Porém, caso a compra seja realizada, esse laudo – vindo de uma Vistoria Autorizada – passa a ser obrigatório para que seja feita a transferência do veículo no Detran.

Qual é a diferença entre laudo cautelar e consulta veicular?

A consulta veicular é um relatório que contém informações sobre o histórico do veículo. 

Já o laudo cautelar é conseguido por meio de uma vistoria especializada, que deve ser realizada por uma Vistoriadora Autorizada, de acordo com a lei imposta pelo Contran.

Durante essa vistoria, que é feita presencialmente, são verificados o número do chassi e do motor e os lacres da placa, em busca de possíveis adulterações. Em resumo, a vistoria busca saber se o veículo possui chassi raspado ou alguma alteração de fábrica.

Normalmente, as empresas especializadas fazem a vistoria física e, em seguida, muitas delas costumam consultar os documentos do veículo pelo site da Olho no Carro

A verificação dos documentos (via consulta veicular) é o que garante a sua segurança no processo de compra e venda e na contratação de um seguro. Já o laudo cautelar, é o que garante que o Detran não está aprovando a circulação de um carro roubado ou falsificado.

Isso porque, paralelamente ao aumento da procura por carros usados e seminovos, houve um aumento significativo no número de golpes nas negociações. Veículos que têm problemas em seu histórico como roubo e furto, restrições e adulterações, são vendidos como se nada tivesse acontecido, fazendo com que o comprador só perceba o problema após a compra.

Leia também: Como funciona a transferência do veículo? Qual é o valor?

Por que é importante fazer a consulta veicular?

A consulta veicular te dá mais segurança no momento da negociação do veículo. Por ter um valor acessível, é possível comparar os carros que você pretende comprar, para saber qual é o que melhor atende às suas necessidades. Além disso, você pode garantir que o veículo não tem nenhuma pendência em seu histórico e ter a certeza de estar fazendo a melhor compra.

A consulta veicular é mais barata do que o laudo cautelar, mas será que ela vale a pena mesmo?

Se você clicou no botão acima, pode ver que o preço da consulta completa é bem mais acessível, quando comparado ao valor da vistoria. Mas será que realmente vale a pena fazer a consulta completa da Olho no Carro? Como dissemos antes, muitas vistoriadoras fazem essa consulta! Saiba mais:

Primeiramente, a consulta é realmente completa e, para fazê-la, você só precisa saber o número da placa do veículo. A grande vantagem é que, com essa consulta, além de ter acesso a todo o histórico do carro, você consegue informações exclusivas!

Veja algumas informações que é possível conseguir:

  • Dados cadastrais nacionais e estaduais
  • Indício de sinistro (batida)
  • Histórico de roubo e furto
  • Passagem por leilão
  • Débitos e multas
  • Restrições
  • Recall

Além disso, há outras informações exclusivas, que só a consulta completa da Olho no Carro tem:

Ficha técnica do veículo

Informações técnicas sobre o veículo consultado como:

  • Consumo de combustível na estrada e na cidade
  • Aceleração
  • Desempenho
  • Dimensão
  • Motorização

Assim, você não precisa mais saber como fazer o cálculo do custo de combustível por km e do custo operacional do veículo. Todas as informações já vêm prontas para você, de um jeito fácil de entender!

Custo das peças originais

Preço das peças originais do veículo que devem ser trocadas com mais frequência, seja por causa de acidentes ou por conta de manutenções como:

  • Kit de freios
  • Conjunto óptico
  • Faróis
  • Amortecedores

Dessa forma, você poderá calcular os possíveis gastos com a manutenção do veículo e será mais fácil escolher qual é o melhor modelo para o seu bolso.

Informações FIPE

Preço médio do veículo com base na Tabela FIPE atual. Essa informação facilita o processo de negociação, fazendo com que fique mais fácil saber se o valor do anúncio do veículo está muito abaixo do praticado no mercado.

Normalmente, os veículos que são vendidos por valores abaixo do de tabela, costumam ter algum problema em seu histórico.

Score de leilão

Pontuação atribuída aos veículos de leilão que mostra qual é a probabilidade do futuro proprietário ter problemas após a compra.

Com essas informações, fica mais fácil entender qual é a possível origem e o estado do veículo no ato do leilão

Vale lembrar que os veículos de leilão nem sempre são ruins, tudo depende da causa que levou o veículo a ser leiloado. 

Pelo Score de leilão, será mais fácil identificar se o carro veio de um leilão de financeira (menos grave) ou de um leilão de seguradora (mais grave), que pode ter relação com sinistros e alagamento.  

Além disso, você poderá saber qual é a possível porcentagem de perda do valor de tabela do veículo, constatar se ele possui alguma avaria ou mau funcionamento e qual é a probabilidade de exigência de vistoria especial, para a realização de um seguro.

Importante: seja qual for a origem do leilão, o veículo tem uma diminuição no seu valor de até 30%! 

A Consulta completa da Olho no Carro é uma maneira inteligente e barata de garantir a melhor compra do carro usado ou seminovo e se livrar de prejuízos!

Leia também: Como a consulta veicular te ajuda a escolher um carro usado ou seminovo?

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar