Logotipo Olho no Carro

A intenção de gravame acontece quando uma solicitação de financiamento é realizada para um veículo. Quando a intenção do financiamento é inserida, esse status fica ativo enquanto não for feita a regularização da documentação.

Leia também: Baixa de Gravame – Veja aqui se o gravame já foi baixado

O SNG (Sistema Nacional de Gravames) é a base de informações de financiamentos de veículos utilizada em todo território nacional. Ela se comunica com as fontes oficiais do DETRAN e DENATRAN, informando os veículos que possuem restrições.

Como pesquisar se o veículo possui Intenção de Gravame?

Já sabe o número da placa do carro? Então clique aqui e faça a consulta de gravame: eu quero fazer a consulta de gravame!

Se você encontrou a informação de INTENÇÃO DE GRAVAME ao fazer a consulta, isso quer dizer o financiamento foi solicitado, mas que o documento ainda não foi emitido pelo Detran. Em linhas gerais, a Intenção de Gravame é um “bloqueio” inserido pela financeira para mostrar que o veículo será financiado.

Posso vender um veículo com intenção de gravame?

Não! Quando o veículo está com essa restrição, ele não pode ser transferido para terceiros, a não ser que haja a autorização da empresa financeira.

Posso comprar um carro com intenção de gravame?

Não! A Intenção de Gravame é um bloqueio do veículo. A única forma de comprar um veículo com a restrição de intenção de gravame ativa é se a intenção estiver no seu nome, e você estiver realizando a compra com a mesma instituição financeira que inseriu o gravame.

Como regularizar essa restrição?

Entre em contato com a financeira que inseriu a restrição e solicite a regularização. A baixa da intenção pode ocorrer entre 1 e 10 dias após a solicitação.

Leia também: IPVA – Guia de como consultar e pagar o IPVA do veículo

Tipos de Gravame

Alienação Fiduciária
Acontece quando o veículo é financiado diretamente em um banco ou uma instituição financeira. Esse tipo de contrato é conhecido como CDC e, nesse caso, o veículo é dado como garantia de pagamento da dívida. O documento do veículo (CRLV) fica em nome do proprietário, mas é inserida a informação de Alienação Fidúciaria.

Reserva de Domínio
Quando o veículo é financiado diretamente entre o proprietário e o comprador, sem a participação de uma empresa financeira. Como forma de garantir a operação, gerando segurança para ambos os proprietários, é possível realizar a inclusão dessa restrição.

Arrendamento Mercantil
Também conhecido como leasing, pode ser considerado como um contrato de locação de um bem, nesse caso o veículo, por um prazo e preço determinado. Após esse período de locação, pode-se realizar a prorrogação da locação, a compra do veículo ou encerar o contrato.

Como saber se o veículo tem Gravame?

Essa informação pode ser conseguida através de uma consulta veicular. Pela Consulta Completa da Olho no Carro, você pode consultar não só a Intenção do Gravame, mas também todo o histórico do veículo:

  • Batidas;
  • Passagem por leilão;
  • Histórico de quilometragem;
  • Aceitação em seguros;
  • Débitos e restrições;
  • Recall e muito mais informações.
Quer ver se detecta outras restrições além do Gravame?

Leia também: Chassi remarcado (REM) – O que é e como funciona a remarcação de chassi?