Logotipo Olho no Carro

Um descuido grave e muito comum é deixar de consultar débitos e multas do veículo antes de comprá-lo. Ao ignorar essa etapa no processo de compra, você pode acabar se metendo em um grande problema. Saiba mais neste texto!

Consulte débitos e multas de qualquer veículo só pela placa!

Por que é necessário consultar débitos e multas do veículo antes de comprar?

Débitos e multas pendentes são problemas muito recorrentes em veículos usados e seminovos e, mesmo que sejam fáceis de resolver, em muitos casos eles podem dificultar (e muito) a sua vida.

A primeira dificuldade será com relação à transferência do veículo para o seu nome, que não poderá ser feita até que todas as dívidas relacionadas a ele sejam quitadas.

E se você deixar de fazer a transferência e for pego dirigindo com o documento irregular, terá que arcar com os custos de uma multa grave (R$ 127,69), além de 5 pontos na CNH e até mesmo a retenção do veículo.

Por isso, é muito importante consultar débitos e multas antes de fechar negócio!

Saiba como consultar débitos e multas grátis:

Pra fazer essa consulta, você terá que saber o número da placa, do Renavam e, em alguns casos, do chassi do veículo.

Com isso, é só acessar o site do Detran correspondente ao do estado no qual o veículo foi registrado e fazer a consulta.

Não existe um passo a passo padrão para esse tipo de pesquisa, já que cada estado tem seu próprio método. Mas, nós fizemos uma série de textos mostrando o passo a passo dessa consulta no Detran de todos os estados do Brasil.

Clique na sigla correspondente para saber mais: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Para evitar problemas, sempre peça para o vendedor o número do Renavam do veículo!

O Renavam funciona como um CPF e serve para identificar e armazenar dados de todos os veículos do Brasil. Cada veículo tem seu próprio código Renavam, que é único e intransferível.

O ideal é que você solicite esse número para o vendedor sempre que for negociar um veículo usado ou seminovo, porque, por meio dele, você poderá fazer as consultas de débitos e restrições no Detran.

Mas, se o vendedor não te passar o número do Renavam, você pode descobrir pela placa:

Clique aqui para descobrir o número do Renavam pela placa!

E se você quiser ter muito mais segurança na negociação de veículos usados e seminovos, é melhor fazer uma consulta completa:

Conheça a consulta completa da Olho no Carro: a melhor consulta para quem quer comprar um veículo usado!

Além dos débitos e das multas do veículo, existem muitos outros problemas que podem impactar diretamente na sua compra, como:

  • Batidas (sinistros);
  • Roubo e furto;
  • Passagem por leilão;
  • Restrições e impedimentos;
  • Recall.

Esses problemas, podem diminuir o valor do veículo em até 30%, mesmo que ele esteja em boas condições.

Por isso, é melhor fazer uma consulta completa, para garantir uma compra segura!

Para fazê-la, você só precisa saber o número da placa e ela retorna todas as informações sobre o histórico do veículo, além de dados exclusivos como custo de manutenção, quantidade de proprietários e opinião do dono.