Um descuido grave e muito comum é deixar de consultar débitos e multas do veículo antes de comprá-lo. Ao ignorar essa etapa no processo de compra, você pode acabar se metendo em um grande problema. Saiba mais neste texto!
Débitos e multas pendentes são problemas muito recorrentes em veículos usados e seminovos e, mesmo que sejam fáceis de resolver, em muitos casos eles podem dificultar (e muito) a sua vida.
A primeira dificuldade será com relação à transferência do veículo para o seu nome, que não poderá ser feita até que todas as dívidas relacionadas a ele sejam quitadas.
E se você deixar de fazer a transferência e for pego dirigindo com o documento irregular, terá que arcar com os custos de uma multa grave (R$ 127,69), além de 5 pontos na CNH e até mesmo a retenção do veículo.
Por isso, é muito importante consultar débitos e multas antes de fechar negócio!
Pra fazer essa consulta, você terá que saber o número da placa, do Renavam e, em alguns casos, do chassi do veículo.
Com isso, é só acessar o site do Detran correspondente ao do estado no qual o veículo foi registrado e fazer a consulta.
Não existe um passo a passo padrão para esse tipo de pesquisa, já que cada estado tem seu próprio método. Mas, nós fizemos uma série de textos mostrando o passo a passo dessa consulta no Detran de todos os estados do Brasil.
Clique na sigla correspondente para saber mais: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.
O Renavam funciona como um CPF e serve para identificar e armazenar dados de todos os veículos do Brasil. Cada veículo tem seu próprio código Renavam, que é único e intransferível.
O ideal é que você solicite esse número para o vendedor sempre que for negociar um veículo usado ou seminovo, porque, por meio dele, você poderá fazer as consultas de débitos e restrições no Detran.
Clique aqui para descobrir o número do Renavam pela placa!
E se você quiser ter muito mais segurança na negociação de veículos usados e seminovos, é melhor fazer uma consulta completa:
Além dos débitos e das multas do veículo, existem muitos outros problemas que podem impactar diretamente na sua compra, como:
Esses problemas, podem diminuir o valor do veículo em até 30%, mesmo que ele esteja em boas condições.
Para fazê-la, você só precisa saber o número da placa e ela retorna todas as informações sobre o histórico do veículo, além de dados exclusivos como custo de manutenção, quantidade de proprietários e opinião do dono.