Logotipo Olho no Carro

Muitas vezes, ao consultar um veículo, você pode se deparar com a informação de que ele tem passagem por leilão. Se você está pensando “Descobri que o carro é de leilão, e agora?” leia este texto e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Consulte o veículo de leilão só pela placa e veja se ele tem outros problemas!

Por que os carros vão a leilão?

Os veículos podem ir a leilão por diferentes motivos:

  • O veículo foi recuperado de sinistro e a seguradora disponibilizou para leilão, pois não valia a pena recuperá-lo. Normalmente, esses veículos sofreram perda total;
  • Um banco ou instituição financeira disponibilizou o veículo para leilão porque as parcelas do contrato de financiamento não foram pagas;
  • O veículo foi a leilão porque faz parte de renovação de frotas de empresas privadas.

Descobri que o carro é de leilão, e agora?

Primeiramente, é necessário que você saiba que nem sempre o carro ter passagem por leilão deve ser considerado algo ruim. Tudo depende de qual é a origem do carro de leilão e do tipo de negociação que você deseja fazer:

Descobri que o carro é de leilão de financeira

Dentre os motivos que fazem um carro ir a leilão (que citamos anteriormente) o que menos costuma gerar problemas são os carros vindos de leilões de financeiras.

Isso porque, geralmente, esses carros não têm danos estruturais, pois foram apenas recuperados pelas empresas financiadoras por falta de pagamento das parcelas.

Nesse caso, se o valor do veículo estiver menor do que o encontrado na Tabela FIPE, vale a pena realizar a compra.

Descobri que o carro era da frota de uma empresa privada

Os carros de frota podem ser boas oportunidades de negócio, desde que as condições de uso do veículo estejam boas. Isso porque, normalmente, os veículos de frota rodam mais do que os veículos comuns e, por se tratarem de veículos de empresas, o cuidado que os motoristas têm ao dirigir pode não ser dos melhores.

Sendo assim, o ideal é fazer uma vistoria no carro e avaliar as condições em que ele se encontra. Dessa forma, você poderá saber qual é o valor de recuperação desse veículo e se o custo/ benefício compensa.

Descobri que o carro é de leilão de seguradora

Nesse caso, é necessário ter muita atenção! Os veículos de leilões de seguradoras são recuperados de sinistro e, muitas vezes, eles têm danos estruturais graves ou até mesmo deram perda total. 

Sendo assim, é necessário que você faça uma avaliação do veículo e veja se o custo de recuperação não vai ser maior do que o valor de revenda.

Quer saber qual é a possível origem do veículo de leilão?

Por meio da consulta completa da Olho no Carro é possível ter acesso ao Score de leilão

Esse Score é uma pontuação atribuída aos veículos que têm registro de passagem por leilão.

Com essas informações, você poderá ter indícios da possível origem e do estado do veículo quando foi leiloado. Além de identificar uma possível porcentagem de perda do valor de tabela do veículo, constatar se ele possui alguma avaria ou mau funcionamento e qual é a probabilidade da exigência de uma vistoria especial para a contratação de um seguro.

Além disso, com a consulta completa, você poderá ter acesso a informações sobre batidas, roubo e furto, restrições, variação do preço do veículo e muito mais.

Assim fica muito mais fácil decidir se o carro de leilão é uma boa oportunidade de compra.

Na hora da venda sou obrigado a informar que o carro é de leilão?

Sim! Caso o comprador não seja informado da procedência do veículo na hora da compra, pode recorrer na Justiça alegando danos morais.

Como tirar histórico de leilão do documento do veículo?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, as informações de leilão não aparecem no documento do veículo, mas é possível descobrir se um veículo foi de leilão através de vistorias ou de uma consulta veicular completa.

Então não é possível apagar a passagem por leilão do histórico do veículo.

Veja agora o depoimento do nosso cliente que, ao fazer a nossa consulta, evitou problemas com um carro de leilão: