Logotipo Olho no Carro

Quer consultar a situação de um veículo registrado no Rio Grande do Sul? Então veja neste texto um passo a passo de como consultar placa no Detran RS! 

Quer consultar o histórico de um veículo, de forma rápida e fácil, só pela placa? 

Para que serve o Detran? 

Detran é o Departamento Estadual de Trânsito que, em linhas gerais, é responsável por: 

Formar condutores (primeira habilitação) – O Detran deve garantir que os condutores estão aptos para dirigir com segurança e cumprir as leis estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). 

Fazer a reciclagem de condutores – Motoristas que tiveram a sua CNH suspensa devem ser orientados pelo Detran até que estejam aptos para voltar a dirigir com segurança. 

Fazer vistorias, emplacamentos e inspeções – O Detran deve garantir que os veículos que circulam por vias públicas e privadas estão em boas condições de uso e com os seus documentos regularizados. 

Autuar e aplicar medidas administrativas  O Departamento Nacional de Trânsito deve aplicar multas e penalidades a nível estadual, fazendo valer as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Leia também: Licenciamento Detran 2021: veja os prazos e como pagar! 

Quais informações constam na base de dados desse órgão público? 

Após sair da fábrica, o veículo recebe algumas numerações que indicam as suas informações técnicas e os dados específicos da sua fabricação. Essas informações são registradas na base do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) por meio do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).  

Ao longo do tempo, o veículo pode sofrer alterações nas suas numerações (troca de motor, remarcação de chassi, etc.) e até mesmo nas suas características físicas (mudança de cor, rebaixamento, etc.) e essas alterações ficam registradas na base de dados do Detran. Além disso, o Detran deve registrar todas as informações sobre débitos de IPVA, DPVAT, licenciamento, restrições e multas. 

Em resumo, o Detran é responsável pelo registro das informações sobre a situação atual dos veículos. 

Leia também: Consulta Renavam: como descobrir Renavam pela placa? 

Quais serviços estão disponíveis no site do Detran do Rio Grande do Sul? 

Cada estado brasileiro tem o seu próprio Detran, por isso, a disponibilização de serviços varia de um estado para o outro. 

Pelo site do Detran RS é possível ter acesso a diversos serviços relacionados a veículos, sendo que os principais são: 

  • Consulta de veículo;
  • Impressão de CRLV; 
  • CRLV Digital; 
  • Consulta de situação da CHN; 
  • Renovação da CNH; 
  • CNH Digital; 
  • Consulta de infrações; 
  • Apresentação de defesa e recurso; 
  • Indicação de condutor infrator.

Além disso, é possível ter acesso a uma página de dúvidas frequentes que explica como emitir CRLV-e sem código de segurança, como pagar multas com 40% de desconto e muito mais. Clique aqui para a cessar a página de dúvidas frequentes do Detran RS! 

Como consultar placa no Detran RS? Aprenda a consultar a situação de um veículo do Rio Grande do Sul! 

Para consultar placa no Detran RS, você deve seguir este passo a passo: 

1 – Acesse o site do Detran RS. Clique aqui! 

2 – Na área de “Serviços mais acessados” clique em “Consulta de veículo” 

3 – Você deverá fazer o seu cadastro ou criar uma conta no “gov.br”. Para isso, você deve utilizar o seu CPF. 

4 – Após isso, você será redirecionado para o portal de serviços do Detran RS e poderá consultar as informações do seu veículo. 

Importante: caso você queira consultar informações de veículos de terceiros, será necessário saber o número do Renavam e da placa. 

Não sabe o número do Renavam do veículo que você quer consultar? Clique aqui e descubra pela placa!

Por que é importante consultar a situação de um veículo? 

Consultar a situação de um veículo é importante tanto para o proprietário quanto para um possível comprador: 

Consultar o seu veículo – Ao consultar a situação do seu veículo, você pode saber se ele possui alguma pendência de IPVA e licenciamento ou até mesmo alguma multa que não foi paga. Com isso, você evita problemas maiores como a apreensão do seu veículo, por exemplo. 

Consultar veículos de terceiros – Consultar a situação do veículo que você pretende comprar é essencial, principalmente se esse veículo for usado ou seminovo. 

Os veículos usados e seminovos podem ter diversos problemas em seu histórico como passagem por leilão, sinistros, restrições, débitos, histórico de roubo e furto e recall

Essas situações podem dificultar ou impedir a transferência do veículo para o seu nome, além de diminuírem o seu valor de mercado em até 30%. Além disso, em alguns casos, podem te levar a ter problemas judiciais. 

Vale a pena consultar placa no Detran RS? Existe outra forma de fazer essa consulta? 

Consultar placa no Detran RS vale a pena para quem precisa de informações mais básicas sobre o veículo como débitos, restrições, roubo e furto, multas e dados cadastrais. 

Mas se o seu objetivo é garantir uma compra segura, existe um jeito melhor e mais fácil de consultar a placa do veículo: 

Pela consulta completa da Olho no Carro você poderá saber diversas informações do histórico do veículo que te ajudarão a decidir se vale a pena comprá-lo: 

  • Dados cadastrais nacionais e estaduais; 
  • Passagem por leilão; 
  • Histórico de roubo e furto; 
  • Batida integral
  • Recall; 
  • Débitos e restrições; 
  • Variação de preço do veículo; 
  • Ficha técnica; 
  • Custo das peças básicas; 
  • Quantidade de ex-proprietários

E muito mais! 

Além de todas essas informações, a grande vantagem da consulta completa é que ela pode ser feita somente pelo número da placa e é padronizada para veículos de todos os estados do Brasil!  

Compre carros usados e seminovos com muito mais segurança!