Logotipo Olho no Carro

A consulta SNG é destinada a quem quer saber se um veículo tem alguma restrição financeira relacionada a um empréstimo, financiamento ou consórcio. É possível fazer essa consulta de forma gratuita ou paga. Nós te mostraremos todas aqui!

Que tal consultar o histórico completo do veículo só pela placa?

A consulta de gravame é muito importante para quem está negociando um veículo usado e seminovo, mas essa não é a única informação necessária para garantir a sua segurança e te ajudar a evitar golpes e problemas.

Com a consulta completa da Olho no Carro, só pelo número da placa, além do gravame, você poderá consultar:

  • Dados cadastrais;
  • Passagem por leilão;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Batidas (sinistros);
  • Recall;
  • Quantidade de proprietários;
  • Opinião do dono;
  • Ficha técnica;
  • Preço das principais peças de manutenção.

E muito mais!

O que significa a sigla SNG?

A sigla SNG significa Sistema Nacional de Gravames. Em resumo, o SNG é um banco de dados onde ficam registradas as restrições financeiras de veículos que são dados como garantia em operações de crédito realizadas em todo o Brasil.

Onde consultar o SNG? Veja como saber se o veículo tem gravame!

Se você quer fazer a consulta SNG grátis, terá que acessar o site do Detran do estado no qual o veículo foi registrado.

A forma de fazer essa consulta pode variar de um estado para o outro, já que os sites do Detran não seguem nenhum padrão de disponibilização de serviços. Mas, na maioria dos casos, para ter acesso às informações sobre restrições financeiras, você precisará saber o número do chassi ou do Renavam do veículo.

Não sabe o número do Renavam ou do chassi do veículo? Clique aqui e descubra pela placa!

Quer consultar o SNG só pela placa?

Se você quer saber se um veículo tem gravame só pela placa, pode fazer a consulta de gravame da Olho no Carro. Veja como é fácil:

1 – Acesse o site. Clique aqui!

2 – Clique em “Consultas e pacotes”

3 – Escolha a consulta de gravame, clique em “Mais detalhes” e depois em “Comprar consulta”

4 – Selecione quantas consultas você quer fazer clique em “Ir para o pagamento”. Após fazer o seu login, você terá acesso à área de consulta de gravame só pela placa.

Clique aqui para ir diretamente para a área de compra da consulta de gravame!

O que é possível saber com essa consulta?

Com a consulta de gravame (SNG), é possível saber se o veículo tem alguma restrição financeira registrada como Alienação Fiduciária, Arrendamento Mercantil e Reserva de Domínio.

Toda vez que um veículo é financiado ou dado como garantia de algum contrato como leasing ou consórcio, ou até mesmo um empréstimo, essa informação é registrada no Sistema Nacional de Gravames e disponibilizada para consulta pelos sites do Detran. Além de ser vinculada à Bolsa de Valores (B3).

A consulta de gravame pode ser feita por Pessoas Físicas ou Jurídicas (empresas) que querem saber se o veículo tem alguma pendência financeira que impede ou dificulta a transferência.

Quem inclui o gravame?

A inclusão do gravame, assim como a baixa, é reponsabilidade da instituição financeira responsável pelo financiamento ou empréstimo.

O que é a baixa do gravame?

A baixa do gravame é o procedimento de retirada da restrição financeira do SNG. Esse processo também é responsabilidade do bando ou instituição financeira, que deve retirar a restrição do veículo assim que forem quitadas as parcelas.

Como verificar a baixa do gravame?

Para saber se o gravame já foi baixado, basta fazer a consulta do Detran ou da Olho no Carro (clique aqui para consultar o gravame só pela placa), conforme foi mostrado anteriormente.

Como tirar o gravame do documento? De quem é a responsabilidade de baixar o gravame?

Como já dissemos, quem deve realizar a baixa do gravame é a empresa financeira responsável pelo contrato ou empréstimo. Após isso, em caso de compra, a informação de baixa será repassada para o Detran e será emitido um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) em nome do novo proprietário.

Caso você já tenha quitado a sua dívida há algum tempo e ainda conste o gravame no Detran, você deverá ir até o Posto de Atendimento do Detran mais próximo com os comprovantes de pagamento, para solicitar a baixa e a emissão de um novo CRV (DUT).

O que quer dizer descrição SNG Alienação Fiduciária?

Isso quer dizer que o veículo foi registrado no SNG por conta de um contrato de Alienação Fiduciária.

Nesse caso, o veículo é dado como garantia do pagamento do empréstimo ou financiamento e só pode ser transferido para terceiros se houver a aprovação do banco ou instituição financeira responsável, ou após todas as parcelas serem quitadas.

Quer saber mais sobre a Alienação Fiduciária de veículos? Assista a este vídeo do nosso canal: