Logotipo Olho no Carro

Quer descobrir o Renavam de um veículo, mas só sabe o número do chassi? Então veja aqui como consultar o Renavam pelo chassi e resolva esse problema.

Como funciona o sistema Renavam?

O sistema Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é uma base desenvolvida pela Serpro. Nessa base, estão registrados todos os veículos automotores a nível nacional.

O número de Renavam é o código que identifica, dentro dessa base, cada veículo automotor. Assim que é fabricado e posto à venda, todo veículo recebe essa numeração única.

Esse número é muito utilizado para a realização de pagamentos de tributos e taxas dos veículos, como débitos de licenciamento, DPVAT, IPVA e multas.

Saiba mais sobre o que é Renavam neste outro texto do nosso blog!

Como consultar o Renavam pelo chassi?

1 – Vá até a página da consulta de Dados Cadastrais do Veículo;
2 – 
Realize a compra da consulta;
3 – 
Aguarde a disponibilização dos créditos na sua conta;
4 – 
Realize a consulta do RENAVAM pelo chassi;

Saiba mais sobre cada informação disponível na consulta:

Dados Cadastrais Nacionais

Oferece as informações do cadastro do veículo a nível nacional como, por exemplo, o número do Renavam, a numeração de chassi, o número do motor, ano e modelo, cor, tipo do veículo, entre outras informações cadastrais.

Dados Cadastrais Estaduais

Oferece as informações do cadastro estadual. É aqui que ficam as alterações de características do veículo como troca de motor, cor, etc.

Restrições e Impedimentos

Informa se o veículo possui alguma restrição ativa, seja ela nacional ou estadual. As principais e mais comuns são: Arrendamento, Reserva de Domínio, Alienação Fiduciária, Restrição Judicial, Restrição Administrativa, Roubo e Furto e Bloqueios diversos.

Lembrando que podem ser consultados carros de todos os estados do Brasil. Por exemplo, MG, PR, SP, RJ – independente do Detran no qual o veículo está cadastrado.

É possível descobrir o Renavam pelo chassi em outras consultas?

Não. A consulta da Olho no Carro é a única que, atualmente, permite descobrir o número do Renavam pelo chassi. Na maioria dos outros sites de consultas veiculares, você só conseguirá consultar pela placa.

Quer ter ainda mais segurança na negociação de veículos usados e seminovos? Saiba mais sobre a nossa consulta completa:

Agora que te explicamos detalhadamente como consultar o Renavam, vamos falar um pouco sobre a consulta mais segura, a completa. 

Na consulta Completa, além do Renavam, é possível verificar sinistros do veículo, gravame (financiamento), débitos, recall e restrições, se o carro foi clonado, se corre risco de não ser aceito em seguros, dentre outras informações.

Quer consultar a procedência do veículo e comprar com segurança?

imagem de um botão laranja escrito: clique aqui e veja como é fácil fazer a consulta completa

Veja aqui um modelo dessa consulta!

Você pode se interessar por estes assuntos também:

imagem representativa de como encontrar o número do Renavam no documento do veículo

Para que serve o código RENAVAM?

O código RENAVAM possui diversas utilidades, mas as principais se referem a possibilidade de pesquisar dados do veículo, débitos e multas, emitir guias de pagamento, verificar informações de licenciamento, emplacamento e IPVA.

O Renavam do veículo pode ser alterado?

Não! Assim como a numeração de chassi, essa informação acompanhará o veículo até o final da sua vida útil e nunca será reaproveitada. Além disso, não podem existir dois veículos com o mesmo número, pois esse dado é único.

Preciso do Renavam para pagar o licenciamento do veículo?

Para pagar o licenciamento do veículo, é necessário ter em mãos o número da placa e o número de Renavam. Esse procedimento pode ser realizado pela internet, nos caixas eletrônicos ou diretamente nos bancos autorizados.