Logotipo Olho no Carro

Está pensando em pegar a estrada de moto? Então veja aqui 5 dicas de como viajar de moto com segurança.

Primeiramente, lembre-se que, ao pilotar motos, você naturalmente está mais suscetível a acidentes graves. Então, a dica mais importante é: cuide de você em primeiro lugar!

Procure ter uma boa noite de sono e evite a ingestão de bebidas alcoólicas ou medicamentos que possam diminuir os seus reflexos ou te dar sono durante a viagem. Pois, caso você não esteja em boas condições para pilotar, nenhuma das outras dicas de segurança vão adiantar.

Agora vamos às 5 dicas de como viajar de moto com segurança:

1 – Faça a revisão e não se esqueça de levar os equipamentos de segurança

Procure ir até uma oficina mecânica de confiança para verificar os freios, os níveis de óleo, pneus, embreagem, correntes (correia), bateria e cabo de acelerador. Assim, você evita que aconteça algum tipo de acidente devido a falhas mecânicas.

Além disso, você deve verificar se o seu capacete está dentro da validade e se não possui nenhum dano, devido a alguma queda anterior. Não se esqueça também de pegar jaqueta, capa de chuva, roupa especial e botas.

2 – Procure adquirir acessórios auxiliares

Alguns acessórios podem te ajudar a viajar com mais segurança, como é o caso do GPS. Os GPS mais tecnológicos podem até mesmo avisar a sua família sobre alguma queda que você sofreu no caminho ou te ajudar a identificar, pelo seu smartphone, se há algum tipo de problema com a sua moto.

Por isso, vale a pena investir um pouco a mais de dinheiro em equipamentos de tecnologia que possam aumentar a sua segurança. Principalmente se você costuma viajar sozinho.

3 – Sempre leve um kit de emergência

É importante que você leve um kit com canivete multiuso, ferramentas para conserto e materiais para reparar furos nos pneus, principalmente se você for fazer viagens longas. Assim, você pode reparar pequenos danos ao longo do caminho.

Você também pode levar um kit de primeiros socorros, com medicamentos para aliviar dores ou para limpar e tampar pequenos ferimentos.

4 – Faça algumas paradas durante a viagem

As viagens longas, além de cansativas, exigem muito da sua moto. Por isso, você deve fazer algumas paradas ao longo do caminho, para descansar e fazer uma manutenção simples do veículo. Nessas paradas, verifique principalmente a lubrificação da correia e a calibragem dos pneus.

5 – Preste atenção no trânsito

Essa parece ser uma dica óbvia, mas é essencial para que você possa viajar de moto com segurança: evite pilotar pelos corredores e acostamentos, tenha atenção à velocidade e redobre a atenção nos dias de chuva ou neblina.

Faça o possível para evitar distrações, afinal, na estrada os motoqueiros são os mais vulneráveis a acidentes graves.

Enfim, agora que você já sabe como viajar de moto com segurança, é só curtir a viagem!

Você sabia que é possível puxar o histórico completo de uma moto apenas pela placa?

Por meio da consulta completa da Olho no Carro, é possível validar os dados cadastrais nacionais e estaduais e saber se a moto já sofreu alguma batida, se é roubada, se tem passagem por leilão, gravame, restrições e muito mais.

Além disso, você terá acesso a recursos exclusivos como o gráfico de variação de preço do veículo e o score de leilão.

Ou seja, são diversas informações sobre o veículo, que vão te ajudar a negociar melhor e comprar motos usadas ou seminovas como muito mais segurança. 

Quer fazer a consulta completa de uma moto agora?