Consultar o histórico completo antes de comprar é a melhor forma de evitar problemas durante a negociação de veículos usados e seminovos. Quer saber como ver o histórico do carro pela placa? Leia este artigo!
O histórico é um relatório completo da situação de um veículo. Nele constam as informações cadastrais como número do Renavam, numeração do chassi e do motor, características físicas, entre outros. Além de todos os registros relacionados a roubo e furto, passagem por leilão, gravame, batidas, recall, restrições, débitos e muito mais.
Essas informações te ajudam a negociar veículos usados e seminovos com muito mais segurança, porque você não terá que contar apenas com a palavra do vendedor.
Ao fazer a consulta completa do histórico antes de comprar, há menos chances de você adquirir veículos desvalorizados ou que não possam ser transferidos para o seu nome. Ou então você pode diminuir o valor da oferta feita pelo vendedor, de acordo com a sua estratégia de negociação.
Só para você ter uma ideia, boa parte dos carros usados que são vendidos no Brasil tem algum tipo de problema como passagem por leilão ou batidas. Esses veículos, mesmo que estejam em boas condições de uso, perdem cerca de 30% do seu valor de mercado. Isso pode ser tanto uma oportunidade de negociação, quanto um motivo para você desistir da compra.
Além disso, se tiver débitos ou restrições, o veículo não pode ser transferido para o seu nome, o que vai te dar uma grande dor de cabeça se você não tiver o conhecimento prévio.
Existem algumas formas de ver o histórico do carro pela placa, de forma grátis ou paga, veja abaixo:
Os sites do Detran são muito procurados por quem precisa consultar a situação de um veículo. As consultas são gratuitas e, normalmente, é possível ter acesso a informações cadastrais, restrições, débitos, multas, além de saber se um veículo já foi roubado/furtado.
Não há nenhuma padronização para a disponibilização dos serviços de órgãos de trânsito, por isso, a forma de consultar muda em cada estado do Brasil.
Geralmente, é necessário saber o número da placa e do Renavam do veículo para poder consultar, mas em alguns estados, como em de Minas Gerais, a consulta é feita pelo número do chassi e da placa.
Recentemente, fizemos o passo a passo de como consultar placa no Detran de diversos estados, clique na sigla correspondente para acessar:
SP; MG; RJ; SC; RS; PR; GO; DF; BA; PB; RR; RN
No site da Olho no Carro, você pode fazer consultas específicas ou a consulta completa do histórico do veículo. Existe uma opção de consulta grátis, que é mais básica, e todas as outras são pagas. Veja abaixo:
Ao fazer essa consulta, você poderá ter acesso a informações básicas do modelo como preço na Tabela FIPE, consumo na estrada e na cidade, desempenho e o gráfico de variação de preço do veículo ao longo de seis meses. Além disso, você poderá ver a opinião do dono, quando ela estiver disponível.
Quer testar a consulta grátis? Clique aqui!
Com essa consulta, você pode validar os Dados Cadastrais Nacionais e Estaduais do veículo, além de saber se ele tem algum tipo de restrição.
Clique aqui e saiba mais sobre essa consulta!
Essa consulta mostra se o veículo tem algum gravame (financiamento) ativo.
Clique aqui para consultar o gravame de um veículo!
Com essa consulta, além de validar os dados cadastrais, é possível saber se o veículo já foi leiloado, qual é a possível origem e o estado do carro no ato do leilão, a porcentagem de perda no valor de tabela e a probabilidade de que seja exigida uma vistoria especial para a contratação de um seguro.
Saiba mais sobre essa consulta clicando aqui!
A consulta básica traz informações relevantes para os compradores de veículos usados e seminovos como dados cadastrais, risco de aceitação em comercialização, informações sobre leilão, batidas, restrições e impedimentos.
Quer fazer essa consulta? Clique aqui!
Essa consulta é a mais indicada para quem vai negociar um veículo. Por meio dela, além de todas as informações da consulta básica, é possível ter acesso a informações e funcionalidades exclusivas como:
*Lembrando que essas informações estarão disponíveis na consulta de acordo com a disponibilidade nas bases de dados ou sites de parceiros.