Comprar veículos de leilão pode não ser uma boa ideia, mesmo que eles tenham preços muito atrativos. Veja aqui como saber se o veículo foi de leilão pela placa.
Você sabia que, em alguns casos, é possível comprar veículos de leilão com segurança? Ao longo deste texto, você verá algumas dicas que vão te ajudar a saber se o veículo de leilão vale a pena. Confira!
Não é possível saber se o veículo foi de leilão de forma gratuita!
Atualmente, pelas consultas de órgãos públicos, como o Detran, não há como saber se o veículo foi de leilão. Todas as consultas de leilão disponíveis são pagas.
Tenha acesso a informações de leilão, aos dados cadastrais nacionais e estaduais, saiba o risco de aceitação em seguros e se o veículo sofreu alguma batida com indenização integral.
*Ao fazer essa consulta, você também terá acesso a uma funcionalidade exclusiva, que é o Score de leilão: uma pontuação que mostra qual é a possível origem do veículo, a porcentagem de perda no valor de tabela, além da probabilidade de que seja exigida uma vistoria especial para a contratação de um seguro.
Normalmente, os veículos vão a leilão por algum destes motivos:
Sim, desde que o veículo esteja em boas condições para rodar em vias públicas e privadas, seguindo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
1 – Os veículos de leilão não passam por nenhum tipo de vistoria, por isso, podem ter problemas graves, que dificultam a sua recuperação e fazem com que a compra fique menos interessante.
Isso porque, esse tipo de veículo pode demandar um gasto muito alto no processo de compra de peças de reposição, em mão de obra especializada e até mesmo nas recuperações superficiais e estéticas após a compra.
2 – Esses veículos podem ter débitos, multas e restrições que impedem/dificultam o processo de transferência.
3 – Os veículos de leilão têm mais dificuldade de serem aceitos em seguros.
Com a consulta completa da Olho no Carro, você pode puxar pela placa as informações de leilão, débitos e restrições, roubo e furto, quilometragem e muito mais.
É muito mais segurança para você comprar um veículo usado sem ter dor de cabeça!
Para comprar veículos em leilão, antes de tudo, você precisa saber se o leilão do qual você quer participar é regularizado. Um exemplo de leilão regularizado é o do Detran.
Depois de se certificar da procedência do leilão, você terá que ler com atenção os editais e os catálogos dos lotes de veículos que serão leiloados. Nesses documentos, é possível saber as características do veículo e as restrições ou avarias que ele possui.
Você deve evitar a compra de veículos irrecuperáveis, porque eles demandam um alto custo de reparação e fazem com que a compra não compense, apesar dos preços baixos.
Depois de escolher os veículos do catálogo, você deve ir até a sede da leiloeira, ou se cadastrar no site do leilão online, e dar os seus lances.
Não existe uma taxa padrão. Mas, em alguns leilões, além do valor do veículo, você terá que pagar uma comissão ao leiloeiro, que é de cerca de 5% sobre o valor do seu lance.
Além disso, é necessário pagar uma parcela de despesas administrativas. Essa parcela é determinada pelos órgãos estaduais e depende do valor total negociado na compra.
Para comprar um carro de leilão pelo Detran, é necessário preencher um cadastro disponível no site do Detran do estado no qual você mora.
Como os sites do Detran não são padronizados, as páginas de cadastro e as informações solicitadas podem ser diferentes de um estado para outro.
Normalmente, os dados solicitados pelas leiloeiras são: nome, CPF e endereço.
Quer acessar o site do Detran do seu estado? Clique na sigla correspondente: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.
A principal vantagem de comprar veículos em leilão é o preço. Esses veículos chegam a ter o valor 50% menor do que os encontrados na Tabela FIPE.
Uma outra vantagem é que, ao comprar em leilão, as dívidas de IPVA que o veículo possui são quitadas.
Além disso, nesse tipo de compra não é necessário fazer o registro e emplacamento (que seriam necessários na compra de um veículo novo), nem pagar a transferência, que seria necessária na compra de um veículo usado.
Os veículos de leilão podem sofrer uma desvalorização no seu valor de mercado que chega a até 60%. Por isso, antes de comprar um carro usado, é importante que você faça uma consulta da situação completa.
Saiba como consultar a situação do veículo, de forma gratuita e paga, neste outro texto do nosso blog: consultar a situação do veículo online: saiba como fazer
No artigo 18 do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, está escrito que qualquer vendedor é responsável por qualquer defeito no produto vendido, desde que ele apareça no prazo de 90 dias a partir da data da compra.
Nesse caso, o vendedor é obrigado a substituir o produto por outro em perfeitas condições, restituir a quantia paga ou dar um abatimento proporcional.
Mas, o que normalmente acontece nas negociações de leilão, é que as lojas ou vendedores colocam uma observação no contrato de compra e venda, deixando claro que não se responsabilizam por eventuais danos ocorridos após a transferência do veículo.
Então, se você assinar um contrato com os devidos esclarecimentos do vendedor, não há amparo legal em caso de desistência ou danos.