Logotipo Olho no Carro

Precisa saber se o veículo está quitado? Quitou o financiamento, mas a alienação continua ativa? Saiba aqui o que fazer!

Você já imaginou o risco que está correndo a cada vez que compra um carro usado sem pesquisar o histórico?

Esses carros, além de terem um financiamento ativo (o que impede/dificulta a transferência para o seu nome), podem ser roubados, batidos, de leilão ou ter diversos outros problemas que diminuem o seu valor de mercado.

Portanto, antes de comprar, consulte!

Como saber se o veículo está quitado?

Para saber se o carro está quitado, você terá que fazer a consulta da situação do veículo no Detran ou na Secretaria da Fazenda do seu estado.

Para fazer essa consulta, normalmente, você deverá informar o número da placa e do Renavam do veículo. Ou, em alguns casos, como no Detran MG, é necessário saber o número da placa e do chassi . Isso acontece porque os sites do Detran não são padronizados.

Mas, existe uma forma bem mais prática de fazer essa consulta e você só precisa saber a placa do veículo: a consulta de Gravame da Olho no Carro (clique aqui para saber mais).

Como saber se um veículo tem dívidas com o banco?

Quando um veículo é financiado e não é quitado, ele fica com uma restrição que impede a sua circulação, até que a situação seja regularizada.

Para saber se um veículo está com alguma restrição, existem dois caminhos: fazer a consulta da situação do veículo no site do Detran ou fazer a consulta veicular da Olho no Carro.

Veja nesse outro texto do nosso blog o passo a passo de como consultar a situação de um veículo nos sites do Detran: passo a passo de como fazer a consulta de veículos no Detran MG, RS, SC e PR.

Para consultar as restrições de um veículo por meio das consultas da Olho no Carro, você só precisa saber a placa do veículo!

Outra vantagem da nossa consulta é que, além das restrições, você pode ter acesso a outras informações importantes como histórico de roubo e furto, quilometragem, passagem por leilão e aceitação em seguros. Tudo isso de uma só vez, em uma única consulta.

Para conhecer as consultas da Olho no Carro, leia esse outro texto: consultar a situação do veículo online

Como consultar se um veículo está financiado?

Para saber se um veículo está financiado, você deve fazer a consulta que mostra se ele tem alguma alienação ou gravame.

Você pode encontrar essas informações no site do Detran, mas deverá saber o número da placa e do Renavam do veículo para isso.

Acesse aqui os links do Detran do seu estado: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Caso você não saiba o número do Renavam do veículo que deseja consultar, é fácil descobrir, basta clicar no botão abaixo:

Como consultar o gravame?

Se você não sabe o que é gravame, esse é o nome que se dá à alienação que é imposta a um veículo que foi comprado por meio de um financiamento. Essa alienação fica ativa até que o veículo seja quitado.

Como já foi dito, você pode saber se um veículo tem gravame pelos sites do Detran. Basta que você faça uma consulta da situação do veículo.

Mas, a forma mais fácil de consultar gravame, é por meio da consulta de gravame da Olho no Carro. Você só precisa saber a placa do veículo para ter acesso a essa informação.

Quer saber se um veículo está quitado agora? Clique aqui!

Como tirar a alienação de um veículo quitado SP e DF

Normalmente, o próprio banco ou instituição financeira que concedeu o financiamento é responsável por entrar em contato com o Detran para avisar sobre a quitação, assim que a última parcela tenha sido paga.

Mas, é importante não confundir a baixa de gravame no SNG (Sistema Nacional de Gravames) com a baixa no Detran. Para fazer a baixa da alienação do veículo no Detran, você pode solicitar a emissão de um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo)

Para que um novo documento do veículo possa ser emitido, as multas devem estar pagas e o IPVA do veículo tem que estar em dia.

Há um tempo fizemos um texto sobre alienação de veículo e nele você encontra as informações mais detalhadas sobre como proceder para tirar a alienação do seu veículo quitado. Leia aqui: como saber se um veículo está alienado?

Para fazer a “desalienação” de um veículo pelo Detran de São Paulo, siga estes passos:

1 – Acesse o site do Detran Sp. Clique aqui.

2 – Clique em “Veículos”

3 – Clique em “Acesse o serviço” na opção Gravames- veja como incluir ou retirar a observação em seu documento

3 – Clique na opção “Emissão de um novo CRV para liberação do gravame Alienação Fiduciária (também conhecido como desalienação)

Ao clicar na opção acima, você será direcionado para uma página onde poderá ver o passo a passo de como solicitar esse serviço no Detran SP.

Clique aqui para ter acesso ao passo a passo diretamente!

Para tirar a alienação de um veículo pelo Detran do Distrito Federal, você deve se dirigir até o posto do Detran. Esse atendimento é feito de forma presencial.

Para realizar o atendimento, além de fazer o agendamento, você deve levar os seguintes documentos:

  • Débitos vencidos quitados
  • RG e CPF
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) íntegro, em branco e sem emendas
  • A baixa do gravame pelo agente financeiro do Sistema Nacional de Gravame – SNG

Acesse a página de alienação fiduciária (inclusão/exclusão) do site do Detran DF para saber mais. Basta clicar aqui.