Logotipo Olho no Carro

O chassi de um veículo é um código que traz inúmeras informações. Veja, neste texto, como saber o ano do veículo pelo chassi. Aprenda também a consultar chassis pelo no site da Olho no Carro para ter acesso ao histórico completo de um veículo.

Clique aqui e consulte agora o histórico de um veículo pelo chassi!

O que é o chassi e o que significa a sua numeração?

O chassi é a estrutura principal do veículo. É ele que influencia no comportamento dinâmico do carro e garante a sua durabilidade e segurança.

A numeração do chassi, é um código de 17 dígitos, conhecido também como VIN ou NIV (Número de Identificação do Veículo).

Nessa numeração, estão escritas as principais informações do veículo, em forma de código. Como, por exemplo, o nome da montadora, o ano do modelo, o ano de fabricação, entre outras.

Em um outro texto do nosso blog, explicamos detalhadamente a numeração do chassi: Chassi do veículo: o que é? Para que serve?

Como saber o ano do veículo pelo chassi?

Como dito anteriormente, uma das informações que constam na numeração do chassi é o ano do veículo. Para conseguir identificar essa informação, é preciso consultar a tabela abaixo:

Se você analisar a tabela, vai perceber que não constam as letras I, O e Q. Essas letras foram retiradas para evitar equívocos, já que elas são muito parecidas com os números 1 e 0, respectivamente.

Além disso, foi retirada também a letra Z, pois ela normalmente é utilizada como um caractere “curinga”, que é utilizado quando uma especificação não existe ou não pode ser identificada.

Outra curiosidade, é que os dígitos correspondentes ao ano do veículo, se repetem a cada trinta anos. E, apesar de parecer que isso pode gerar alguma confusão, é simples perceber a diferença de um modelo de carro de 30 anos atrás para os de agora, não é mesmo?

*Alguns dados divulgados podem ter sofrido alterações. Consulte o nosso site para ter acesso a informações atualizadas sobre cada consulta.

Informações exclusivas da consulta da Olhonocarro!

Saiba, antes de comprar, qual é o consumo de combustível do veículo na estrada e na cidade, o preço das peças originais básicas, a variação do preço desde a fabricação e muito mais!

Clique aqui e confira todas as novidades da nossa consulta completa!

Você sabia que é possível consultar chassis e ter acesso ao histórico completo de um veículo?

No site da Olho no Carro, você pode fazer a consulta pela placa ou pelo número do chassi. Com essa consulta , é possível validar os dados cadastrais do veículo (como o ano do modelo), saber se o carro ou a moto já sofreu alguma batida, se tem histórico de roubo e furto, passagem por leilão, restrições, risco de aceitação em seguros e muito mais.

Clique aqui para fazer a consulta de placa completa!

*Alguns dados divulgados podem ter sofrido alterações. Consulte o nosso site para ter acesso a informações atualizadas sobre cada consulta.

Além disso, caso você não queira fazer a consulta completa do veículo, você pode escolher uma das nossas outras consultas:

Consulta básica

Retorna informações básicas sobre o veículo. É uma boa opção para quem quer comprar um veículo usado sem se preocupar. Mas, com relação ao custo/benefício, a consulta completa ainda é a melhor opção.

Se interessou pela consulta básica? Então, clique aqui para fazer.

Consulta de leilão

Essa consulta é específica para quem quer informações somente sobre passagem por leilão. Com essa consulta, é possível ter acesso também a informações sobre batidas e aceitação em seguros.

Clique aqui para fazer a consulta de leilão!

Consulta de dados cadastrais

Essa consulta é a ideal para quem deseja validar os dados cadastrais nacionais e estaduais do veículo.

Para fazer a consulta de dados cadastrais, clique aqui!

Consulta de gravame

Por meio dessa consulta é possível saber se o veículo possui gravame ativo. Ou seja, se ele está financiado.

Clique aqui para fazer a consulta de gravame!

Enfim, agora você já viu como saber o ano do veículo pelo chassi e como consultar chassis no nosso site. Ficou com alguma dúvida? Escreva aí nos comentários