Logotipo Olho no Carro

Quem já foi parado por uma blitz com os documentos irregulares sabe que a situação pode ser bem complicada. Pois, o proprietário do veículo pode levar multas e perder pontos na carteira de habilitação por infração gravíssima ou até mesmo ter o veículo apreendido. Se você é uma das pessoas que está pensando: “Como regularizar a documentação do meu veículo?” Este texto é para você!

Como regularizar a documentação do meu veículo e evitar despesas extra? Veja aqui:

IPVA

O Imposto de Propriedade de Veículos Automotores é cobrado todo início de ano. É possível consultar o valor do imposto e a data de vencimento pelo próprio site do Detran, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo) e da placa do veículo.

Quem não paga o IPVA não consegue licenciar o automóvel. O proprietário do carro não licenciado parado em uma blitz policial está sujeito a perder 7 pontos na CNH.

No Estado de São Paulo, é cobrado a multa de 0,33% por dia, além de juros baseados na SELIC para pagamento de IPVA em atraso. E, caso ultrapasse o período de 60 dias, a taxa passa a ter 20% do valor devido.

Seguro obrigatório

O DPVAT, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Esse documento é emitido anualmente após o pagamento das taxas, impostos, tributos estaduais, como o IPVA, DPVAT e multas por exemplo. Além disso, em caso de atraso, só é possível quitar o débito do DPVAT após o pagamento da dívida do IPVA.

Licenciamento

O pagamento do CRLV (Certificado Registro e Licenciamento de Veículo) só pode ser feito após a regularização do IPVA e do DPVAT . As datas limites para fazer o licenciamento do veículo também variam, sendo importante verificar o calendário específico para o Estado em que está registrado o seu veículo.

É possível ainda pagar o licenciamento antecipadamente junto com o IPVA no início do ano. Além disso, apenas veículos que não tiveram multas pendentes poderão ser licenciados.

Documentos de porte obrigatório

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV (Certificado Registro e Licenciamento de Veículo) são os dois documentos de porte obrigatório e devem estar sempre atualizados.

Como saber se os documentos do meu veículo estão em dia?

Para consultar informações do seu veículo, você pode acessar o site do Detran do seu estado. No site, basta procurar pela área de consulta de veículos e fazer o seu cadastro. Após isso, você terá acesso às informações do seu carro.

Importante: como os sites do Detran não seguem nenhum padrão, a forma de consultar veículos varia de um estado para o outro. Sendo assim, entre em contato com a unidade do seu estado para ter mais informações.

Enfim, agora você já sabe como manter a documentação do seu carro sempre em dia. Ficou com alguma dúvida? Escreva aí nos comentários.