Logotipo Olho no Carro

Saiba como regularizar a documentação do veículo para evitar problemas.

Quem já foi parado por uma blitz com os documentos irregulares sabe que a situação pode ser bem complicada, gerando multas, pontos na carteira de habilitação por infração gravíssima ou até mesmo a apreensão do automóvel.

Então veja como regularizar a documentação do veículo para evitar problemas!

Estes são os impostos e taxas que você deve pagar anualmente:

IPVA

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado todo início de ano. É possível consultar o valor do imposto e a data de vencimento pelo site do Detran do seu estado e, para isso, você precisa saber o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do veículo.

Quem não paga o IPVA não consegue licenciar o automóvel e, além de receber uma multa gravíssima, o proprietário do carro não licenciado parado em uma blitz policial está sujeito a perder 7 pontos na CNH e ter o carro apreendido.

Em São Paulo, é cobrada uma multa de 0,33% ao dia, além de juros baseados na taxa SELIC para pagamento do IPVA atrasado. E, caso ultrapasse o período de 60 dias, a taxa passa a ter 20% do valor do imposto.

Seguro obrigatório

O DPVAT, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres é um imposto obrigatório que é destinado às vitimas de acidentes de trânsito.

É necessário pagar uma taxa desse seguro anualmente e, assim como o IPVA, se essa taxa não for paga, não será possível fazer o licenciamento do veículo.

Licenciamento

O pagamento do CRLV (Certificado Registro e Licenciamento do Veículo) só pode ser feito após a regularização do IPVA e do DPVAT . As datas limites para fazer o licenciamento do veículo também variam, sendo importante verificar o calendário específico para o Estado em que está registrado o seu veículo.

É possível ainda pagar o licenciamento antecipadamente junto com o IPVA no início do ano. Além disso, apenas veículos que não tiveram multas pendentes poderão ser licenciados.

Como pagar esses impostos e taxas?

Todos esses impostos e taxas podem ser pagos diretamente ao Detran do seu estado, através dos bancos conveniados e das Lotéricas.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Como saber se os documentos do meu veículo estão em dia?

Para consultar informações do seu veículo, você pode acessar o site do Detran do seu estado. No site, basta procurar pela área de consulta de veículos e fazer o seu cadastro. Após isso, você terá acesso às informações do seu carro.

Importante: como os sites do Detran não seguem nenhum padrão, a forma de consultar veículos varia de um estado para o outro.

Então, clique na sigla correspondente à do seu estado para aprender a fazer a consulta no Detran: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO