Logotipo Olho no Carro

Acabou se atrapalhando com as contas e não vai conseguir pagar o valor total do IPVA? Fique tranquilo! Nós vamos te mostrar como parcelar IPVA atrasado em até 12x no cartão de crédito.

Como parcelar IPVA atrasado?

Você pode parcelar seu IPVA atrasado pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou pelo site da Olho no Carro.

Veja como fazer o parcelamento de IPVA pelo site da Secretaria da Fazenda:

1 – Entre no site da Secretaria da Fazenda do estado no qual você mora. Clique na sigla correspondente para acessar: AC; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RR; RO; RJ; RN; RS; SC; SP; SE; TO.

 2 – Faça o seu cadastro;

3 – Procure pela opção IPVA;

4 – Dentro dessa seção, escolha a opção “pagar débitos” ou outra que atenda melhor à sua necessidade.

Importante:

Para fazer esse processo pelos sites da Secretaria da Fazenda, você precisa saber o número do seu CPF, além do número do RENAVAM e da placa do veículo.

Após inserir os dados solicitados, você verá o valor do seu IPVA, a data de vencimento e poderá gerar um boleto de pagamento.

A forma de pagamento, o passo a passo da consulta e as informações às quais você poderá ter acesso variam de um estado para o outro, já que os sites de órgãos públicos não seguem padrões de disponibilização de serviços.

Veja o passo a passo de como parcelar IPVA atrasado pelo site da Olho no Carro:

Antes de parcelar os seu IPVA, você deve fazer a consulta de Débitos e Multas. Por meio dela, você saberá todos os débitos e multas que estão pendentes e poderá escolher qual deles quer pagar e de que forma, à vista ou parcelado.

Para fazer a consulta de Débitos e Multas, siga este passo a passo:

1 – Acesse o site da Olho no Carro. Clique aqui!

2 – Ao acessar, você já estará na área da consulta de Débitos e Multas, então basta clicar em “comprar”;

3 – Após isso, aguarde a liberação dos seus créditos, informe o número da placa do veículo e clique em “Consultar”.

Depois de consultar, siga este passo a passo para parcelar os seus débitos:

1 – Na área de Débitos e Multas da sua consulta, clique em “Ver parcelamento”;

2 – Após concordar com os termos de uso, clique em “Parcelar débitos”;

3 – Selecione os débitos que você quer pagar. É possível pagar apenas um, alguns ou todos os débitos do veículo de uma única vez;

4 – Selecione a quantidade de parcelas e clique em “Pagar”;

5 – Informe os dados solicitados, finalize o pagamento e pronto!

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Qual é a taxa de juros?

A taxa de juros dependerá da forma de pagamento que você escolher e da quantidade de parcelas. Além disso, caso os seus débitos já estejam em dívida ativa, os juros serão maiores.

Quem atrasa o IPVA leva multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto.

O que é dívida ativa?

A dívida ativa é um cadastro do Governo Federal, Estadual e Municipal utilizado para reunir as informações das pessoas que possuem algum tipo de débito pendente como IPVA, IPTU, multas de trânsito, multas ambientais e taxas de ocupação.  

Nesse cadastro, ficam registrados os CPF ou CNPJ dos inadimplentes para que o Governo tenha condições legais de cobrar pelo valor que não foi pago.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Além da multa, dos juros e da possibilidade de entrar no cadastro de dívida ativa, se você não pagar o IPVA, ficará impedido de fazer o licenciamento anual. Como consequência, pode receber outra multa e até mesmo ter o seu veículo apreendido.

Por isso, é melhor ficar atento aos prazos de pagamento!

Qual é o calendário de pagamento do IPVA 2022?

Recentemente, fizemos um texto com o calendário de pagamento do IPVA de todos os estados do Brasil. Clique aqui para conferir!