Logotipo Olho no Carro

Lavar o carro em casa é uma boa forma de economizar e manter seu veículo em boas condições. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como fazer a lavagem corretamente.

Além de deixar o carro limpo, a lavagem é importante para diminuir a desvalorização do veículo. Isso porque, os carros que são lavados com frequência, ficam com aparência de mais novos e isso faz com que você consiga um valor melhor na hora da venda.

Está pensando em negociar um veículo usado ou seminovo?

Não se esqueça de consultar o histórico do carro para garantir que está tudo em ordem com ele. Assim, você evita perda de dinheiro e problemas com a transferência.

Veja agora 5 dicas de como lavar o carro em casa, da forma correta, evitando desperdício:

Limpeza da parte externa

1 – Prepare o carro para a lavagem

Primeiramente, estacione o carro na sombra. Assim, você vai impedir que o sabão seque muito rápido e acabe deixando marcas na pintura.

Além disso, você deve fechar as janelas do carro para que não entre água na parte interior. Não se esqueça também de levantar o para brisa e recolher a antena para evitar que ela quebre durante o processo.

2 – Separe os materiais de limpeza

Para fazer a limpeza do veículo, você vai precisar de detergente automotivo, dois baldes, luvas ou esponjas e escova para limpar os pneus. Além disso, você também pode usar a cera automotiva para finalizar a limpeza.

Os dois baldes servem para deixar o processo de limpeza mais prático e evitar o desperdício de água. Encha os dois baldes com água e separe um deles para utilizar na hora do enxágue. No outro balde acrescente o detergente e utilize essa água para ensaboar o veículo. É importante que você utilize a quantidade de detergente recomendada pela fabricante do seu carro.

3 – Siga a ordem correta de lavagem

Primeiramente, jogue um pouco de água no carro para amolecer a sujeira. Após isso, comece a lavagem pela parte de cima. Dessa forma, você vai permitir que a água com sabão escorra para as partes de baixo, o que vai fazer com que seja mais fácil de limpá-las, além de gastar menos produto.

Deixe as rodas do carro por último! Essa é a parte mais suja do carro, então, se você lavá-las primeiro, vai sujar as esponjas e luvas e será difícil continuar a lavagem das outras partes.

4 – Enxágue cada parte logo após ensaboar

Para evitar que o produto seque e acabe deixando marcas na pintura do carro, você deve enxaguar logo após a lavagem de cada parte. Mas, seja consciente e utilize apenas a quantidade de água necessária para a remoção do detergente.

Após o enxágue, você deve secar o carro com panos limpos e, se quiser, encerar. Para encerar corretamente, utilize a quantidade recomendada pelo fabricante do seu veículo.

5 – Faça a limpeza correta dos materiais

Após a lavagem, você deve limpar os materiais corretamente. Dessa forma, você vai garantir que eles estarão em boas condições de uso para a próxima lavagem.

Limpeza da parte interna: veja como limpar o carpete do carro corretamente!

Painel

Utilize um pano úmido e limpo. Nunca jogue água diretamente no painel do carro! 

Carpete

Uma das principais dúvidas é como limpar o carpete do carro. Mas, a limpeza é simples, tudo depende de quão sujo o carpete do seu veículo está. 

Se ele estiver um pouco sujo, a melhor forma de limpar o carpete do carro é com um aspirador de pó. Dessa forma você conseguirá tirar as sujeiras e não precisará utilizar produtos de limpeza.

Agora, caso haja manchas ou sujeiras grudadas, você deve limpar o carpete do carro com uma escova úmida e uma pequena quantidade de sabão neutro. Se for usar o sabão neutro, é importante que você retire todo o excesso de sabão após limpar o carpete. E fique atento para não molhar excessivamente, pois o carpete demora para secar.

Peças do interior do carro

Peças como compartimentos, porta-copos e a lateral das portas podem ser limpas com um pano úmido. Mas, caso você queira reforçar a higienização, é possível utilizar o álcool isopropílico, que é próprio para superfícies de plástico.

Estofamento

O ideal é utilizar um pano úmido, com detergente, se necessário. Principalmente se o estofamento do seu carro for de tecido, você deve evitar molhá-lo excessivamente. Isso porque essa parte do carro demora para secar e, caso não seque corretamente, pode deixar mal cheiro e até mesmo danificar a espuma.

Enfim, essas são as principais dicas de como lavar o carro em casa. Fique atento para limpar o carpete do carro e os bancos corretamente, pois essas são as partes que mais demoram para secar. Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar outras dicas com a gente? Utilize os comentários do blog!