Logotipo Olho no Carro

Os carros elétricos e híbridos estão conquistando o mercado aos poucos. Mesmo que ainda sejam caros, em relação aos veículos com motor a combustão, muitos deles estão despontando na lista dos mais vendidos a cada mês.

Carros elétricos e híbridos: saiba como funcionam os veículos do “futuro”!

As fabricantes de veículos já estão trabalhando para fazer com que os carros elétricos e híbridos dominem o mercado e acabem de vez com os veículos a combustão até 2040.

O que ainda impede isso de acontecer é o alto custo de produção, que acaba sendo repassado para o consumidor final, mas com o avanço da tecnologia, isso tende a não ser mais um problema em breve.

Quer entender como esses veículos funcionam e qual é a diferença entre eles? Então vamos lá!

Como funcionam os carros elétricos?

Os carros elétricos são projetados para funcionar somente com motores movidos a eletricidade, ou seja, não precisam do auxílio de nenhum motor a combustão.

De forma bem resumida, os veículos elétricos são compostos por:

  • Bateria: que é responsável pelo armazenamento da a energia elétrica que movimenta o carro e é recarregável;
  •  Inversor: esse componente é responsável pela conversão da corrente elétrica contínua em corrente alternada, que depois é direcionada ao motor de indução;
  • Motor de indução: é o motor que aciona os mecanismos responsáveis por fazer o carro se mover após receber a energia enviada pelo inversor;
  • Sistema de recuperação de energia: esse sistema têm diversos dispositivos que recolhem a energia cinética gerada pela desaceleração e a reutiliza.

Esses veículos têm um plugin, que, normalmente, pode ser encontrado na frente no veículo, por onde é feita a recarga. Eles podem ser recarregados em postos com a infraestrutura apropriada ou até mesmo em casa, com a Wall Box, que permite a recarga completa em até oito horas.

Os carros movidos a eletricidade foram criados como alternativa aos carros a combustão, que são muito mais poluentes e têm menos autonomia.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

E qual é a diferença entre os carros elétricos e híbridos?

Os veículos híbridos possuem várias baterias que alimentam um pequeno motor elétrico, que trabalha em conjunto com o tradicional motor a combustão. Sendo que, ele só é acionado em situações específicas, como quando há a necessidade de mais desempenho ou mesmo para recarregar as baterias.

Esse mecanismo permite que os veículos híbridos não necessitem da recarga externa da bateria, e isso faz com que eles tenham mais autonomia.

Os híbridos podem ser uma alternativa para o crescimento dos carros elétricos no país, pois eles não necessitam da criação de postos e pontos para recarga.

Por outro lado, o custo da manutenção é maior, principalmente quando é necessário trocar as baterias. Inclusive, esse é um dos medos de quem pensa comprar um veículo híbrido, mas pode ser solucionado quando as baterias tiverem a mesma vida útil do carro.

Nunca compre um veículo antes de consultar o histórico completo!

É necessário sempre saber a procedência! Veículos usados, sejam eles carros elétricos, híbridos ou convencionais, podem ter situações em seu histórico que diminuem o seu valor de mercado.