Muitas pessoas têm medo de comprar carros usados no Brasil e isso acontece porque boa parte desses veículos são roubados. Quer saber como fazer a consulta de carro roubado pela placa e evitar problemas? Então, leia este texto!
Mas, antes de te ensinar a fazer a consulta de carro roubado, vamos mostrar o que pode acontecer caso você compre um carro roubado, mesmo sem saber:
Primeiramente, se você comprar um carro roubado, mesmo sem saber, e for parado em uma blitz, você terá que responder pelo roubo do veículo e será envolvido em uma investigação. Isso quer dizer que, além de poder perder o carro, você terá que contratar um advogado para te conduzir durante as investigações e tentar te livrar de problemas maiores.
Leia também: Como parar de perder dinheiro na oficina e comprar o melhor carro usado?
Assim, além de saber se o veículo é roubado, você terá acesso a informações de leilão, batida integral, restrições, débitos e multas, variação de preço do veículo, ficha técnica, preço das peças originais e muito mais!
No site da Olho no Carro, você pode consultar veículos de qualquer estado do Brasil. Para isso, é só seguir esse passo a passo:
1 – Entre no nosso site, por este link: www.olhonocarro.com.br
2 – Procure pela consulta Veículo Completo e clique em “Mais detalhes”. Você poderá ver quais informações essa consulta retorna e, caso queira saber mais e ver um modelo dessa consulta, clique em “Mais informações”.
3 – Em seguida, clique em “Comprar consulta”
4 – Escolha a quantidade de consultas que você deseja fazer e clique em “Ir para pagamento”
5 – Após fazer o seu cadastro, espere a liberação dos créditos de consulta, escolha a chave de busca (número da placa ou do chassi) e faça a sua consulta.
Se você não conseguiu escapar da compra de um carro roubado, há algumas coisas que você precisa fazer para tentar amenizar a sua situação:
O golpe do carro roubado pode ser identificado em um destes 3 momentos:
Independente da circunstância em que for descoberto que o veículo é roubado, o primeiro passo é fazer o registro da ocorrência na Polícia Civil do estado no qual você mora.
Esse registro vai servir como uma prova de que você foi enganado e não sabia sobre o roubo do veículo que comprou.
Caso você tenha comprado o veículo em uma loja especializada ou concessionária, você também pode ir até o Procon e fazer uma reclamação formal contra a empresa responsável pela venda.
Para poder provar que o veículo foi comprado e que você não sabia que ele era roubado, é necessário que você tenha em sua posse documentos como comprovante de pagamento, cheques usados para pagar ou canhoto de transferência bancária, além do contrato de compra e venda.
Nessa hora, além de comprovar a compra, você precisa se atentar para o valor do veículo. Se ele estiver muito abaixo do valor de tabela, pode ficar implícito que você sabia que poderia se tratar de um golpe, mas acabou efetuando a compra mesmo assim.
Se você comprou um carro roubado, deve ter em mente que o prejuízo financeiro pode ser muito grande. Mas, mesmo que você pense que vender o carro poderia ser uma boa forma de reaver o dinheiro e se livrar do problema, não faça isso!
Ao vender um carro roubado, você pode ser processado pela Justiça por cometer crime de estelionato, receptação e até mesmo furto. Assim, além de todo prejuízo financeiro, você poderá ser preso.
Uma forma de tentar reaver o valor investido na compra do veículo, é registrar uma reclamação no Juizado Especial Cível.
As ações ajuizadas por esse órgão público devem envolver até 40 salários mínimos. Se a ação envolver até 20 salários mínimos, não será preciso contratar um advogado.
Agora você já sabe como fazer a consulta de carro roubado. Tem alguma dúvida ou sugestão? Então, escreva nos comentários!