Quer ver algumas dicas de como cuidar da embreagem do seu carro? Então leia este texto!
A embreagem é um dos sistemas mais acionados do carro e muitas vezes, além de ser esquecida, ela não é usada da forma correta. Os vícios no uso costumam ocasionar na troca prematura dessa peça automotiva, por isso, vamos te explicar como cuidar da embreagem, que é uma peça tão fundamental para o funcionamento do seu carro.
A embreagem conecta o motor às engrenagens ligadas às rodas. Ao acionarmos o pedal, o motor se desconecta das engrenagens e, ao soltarmos, ele se conecta de novo.
Com o tempo, essa peça sofre desgaste e endurece, e o primeiro sinal que pode ser percebido é que ela fica “mais alta”, fazendo com que o motorista tenha que tirar bastante o pé para o veículo entrar em movimento.
Quem está aprendendo a dirigir, normalmente, têm dificuldade de controlar a embreagem e esquece de pisar no pedal, o que faz o carro morrer. Além disso, há a dificuldade na hora de arrancar em subidas mais íngremes.
– Ao subir ladeiras íngremes, evite segurar o carro na embreagem. Pise no freio e, se for necessário, use o freio de mão.
– Se o carro estiver em alta velocidade e for necessário reduzir drasticamente, você deve frear e reduzir a velocidade e só depois acionar o pedal da embreagem e reduzir a marcha.
– Ao ficar parado em semáforos, por exemplo, nunca mantenha o pé sobre a embreagem, segure o carro no ponto morto e no freio.
– Pise no pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha, nunca ande com o pé sobre ele.
– Evite subidas muito íngremes ou terrenos muito escorregadios, a não ser que o seu carro seja um 4 x 4. Esse tipo de terreno força demais a embreagem do veículo.
Se perceber alguma dessas falhas no seu sistema de embreagem, procure imediatamente uma oficina autorizada ou o seu mecânico de confiança.
Consulte o histórico completo, só pela placa, e evite problemas!