Logotipo Olho no Carro

Precisa saber como pagar o IPVA do seu veículo? Quer ver como consultar o IPVA pela placa? Então encontre aqui as informações que você precisa!

Como consultar o IPVA pela placa?

Para consultar o valor do IPVA de um veículo, é necessário acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do estado no qual ele foi registrado.

Clique na sigla do seu estado para consultar no Detran: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Clique na sigla do seu estado para consultar na Secretaria da Fazenda: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO.

Em ambos os sites, para realizar essa consulta, é necessário saber o número da placa e também o número do Renavam ou do chassi do veículo. Ou seja, não é possível consultar o IPVA pela placa em sites de órgãos públicos.

Precisa consultar um veículo e não sabe qual é o número do Renavam? Então, faça a consulta de dados cadastrais da Olho no Carro e descubra:

Clique aqui e descubra o número do Renavam ou do chassi para consultar o IPVA.

Como consultar o IPVA pelo Renavam?

Não é possível fazer a consulta do IPVA utilizando somente o número do Renavam. Em todos os sites de órgãos públicos, é necessário saber também o número da placa.

Se você já tem o número do Renavam e da placa do veículo, faça a consulta no Detran. Para isso, você pode utilizar os links de acesso que mencionamos acima.

Quer saber mais sobre o Renavam? Leia esse outro texto do nosso blog: como consultar o Renavam online pela placa?

Como consultar o valor do IPVA 2022?

Para consultar o valor do IPVA você deve acessar o site do Detran e fazer uma consulta de débitos do veículo, ou então, pode procurar diretamente pela informação de IPVA em cada site.

Lembrando que, nos sites do Detran, não é possível consultar o IPVA pela placa. Você deve saber o número do Renavam ou chassi do veículo. Clique aqui para descobrir.

Veja um passo a passo de como fazer essa consulta do IPVA nos sites do Detran SP e RJ

Detran SP

1 – Entre no site do Detran de São Paulo. Clique aqui para entrar.

2 – Na primeira página clique em “Veículos”

Print da área de serviços relacionados a veículos do site do Detran SP

3 – Vá até a página 5 da tabela de serviços, encontre a opção “Seu veículo – pesquisa de débitos e restrições” e clique em “Acesse o serviço”.

Print da tela mostrando onde encontrar a consulta de débitos e restrições do veículo no site do Detran de São Paulo

4 – Faça o seu cadastro ou o seu login e tenha acesso às informações do seu veículo

Detran RJ

1 – Entre no site do Detran do Rio de Janeiro. Clique aqui para entrar.

2 – Clique na aba “Veículo”

print do menu superior do site do Detran RJ, mostrando onde encontrar os serviços relacionados a veículos

3 – No menu do lado esquerdo do site, escolha a opção “IPVA” e, em seguida, a opção “Consulta (Bradesco)”

Print da tela do detran do Rio de Janeiro mostrando a consulta de IPVA

Ao clicar em “Consulta Bradesco” você será redirecionado a uma página onde poderá fazer diversos pagamentos de tributos do estado do Rio de Janeiro. Se quiser acessar diretamente a página de pagamentos do Bradesco, clique aqui.

Como saber se o veículo está com o IPVA atrasado?

Para saber se o IPVA do veículo está atrasado, você pode acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado. 

Vale lembrar que, caso você esteja com o IPVA do veículo atrasado, o ideal é tentar negociar para poder se livrar dessa dívida o mais rápido possível. Isso porque, os juros do IPVA podem chegar a ser bem altos após um certo período. 

Em outro texto do nosso blog, explicamos melhor como fazer a consulta do IPVA atrasado, leia para tirar todas as suas dúvidas: IPVA atrasado 2022.

Como consultar débitos do veículo pela placa?

Você pode consultar débitos do veículo pela placa no site da Olho no Carro!

Ao fazer essas consulta, além de ter acesso ao valores pendentes, você poderá parcelar todos ou alguns débitos e multas em até 12x no cartão de crédito.

imagem de um botão verde escrito: clique aqui para fazer a consulta de Débitos e Multas
Você sabia que, além de débitos e restrições, os veículos usados podem ter situações em seu histórico que diminuem muito seu valor de mercado?

Um exemplo dessas situações é a passagem por leilão. Além de poderem ter danos estruturais graves, que geram um alto custo com reparos, os veículos de leilão podem ter seu valor de mercado diminuído em até 30%!

Por isso, antes de comprar carros usados, é melhor consultar!

Imagem de um botão laranja escrito: clique aqui e veja como é fácil consultar o histórico do veículo