Logotipo Olho no Carro

Quer saber como comprar um caminhão usado para a sua empresa ou para prestar serviços e deseja ter mais segurança na hora de fechar negócio?

Pretende poupar dinheiro, mas tem medo de acabar saindo no prejuízo ao comprar um veículo cheio de problemas e que pode atrapalhar a sua vida no futuro?

Então fique ligado nestas 5 dicas fundamentais para que você possa comprar um caminhão usado com segurança e acertar na escolha!

Você sabia que é muito importante consultar o histórico de um veículo antes de comprar?

Com a consulta completa da Olho no Carro você pode se livrar de muito estresse!

Confira agora 5 dicas de como comprar um caminhão usado com mais segurança:

1 – Defina qual tipo de caminhão você precisa

Existem diversos tipos de caminhão e você precisa ter certeza sobre qual atende melhor às suas necessidades ou tem maior ligação com o tipo de serviço que você pretende prestar. Então, pense em qual tipo de carga você vai transportar e quais configurações são necessárias para atender às suas demandas diárias.

Se você escolher o tipo errado de caminhão, correrá o risco de não atingir suas metas e assim perderá tempo.

Entre os tipos de caminhões mais conhecidos, estão:
  • Veículo Urbano de Carga (VUC);
  • Truck;
  • Bitruck;
  • Cavalo mecânico (caminhão trator);
  • Semipesado;
  • Carreta com três eixos;
  • Carreta cavalo trucado;
  • Bitrem;
  • Rodotrem.

Confira a lista dos caminhões mais vendidos em janeiro de 2022. Clique aqui!

2 – Não compre o primeiro caminhão usado que encontrar

Para fazer um bom negócio é necessário ter paciência. Acelerar a tomada de decisão, comprar um caminhão usado com pressa ou não cumprir as etapas necessárias antes de fechar negócio, pode te trazer problemas no futuro.

Você não quer acabar errando na escolha do modelo ou até mesmo comprar um caminhão com problemas, não é mesmo?

3 – Pesquise e compare!

Faça uma lista com diversos modelos de caminhão dentro daquele tipo específico que se encaixa na atividade que você vai realizar. Confira detalhes como autonomia, custo de manutenção, custo de peças, etc.

Dessa forma, você terá informações mais concretas, que vão te ajudar na hora de decidir qual modelo de caminhão usado é o melhor para o seu serviço. Além disso, você poderá comparar as opções e avaliar o preço de cada uma delas, para traçar o seu próprio custo-benefício.

4 – Consulte o histórico do caminhão

Imagine o seguinte cenário: você junta um dinheiro por meses, às vezes anos, sonhando em comprar o caminhão para o seu serviço. Acha o modelo que deseja, efetua a compra, mas na hora de fazer as documentações, você descobre que o veículo foi roubado, batido ou passou por um leilão. Quer descobrir como é possível evitar isso?

Faça a consulta completa da Olho no Carro!

Com nosso serviço especializado, você pode descobrir diversos dados sobre o caminhão usado que você quer comprar. E é muito fácil, só precisa informar o número da placa.

Com a consulta completa da Olho no Carro, você pode conseguir informações como:
  • Número do Renavam;
  • Aceitação em seguros;
  • Passagem por leilão;
  • Dados cadastrais nacionais e estaduais;
  • Batidas;
  • Restrições e impedimentos;
  • Débitos e multas;
  • Roubos e furtos;
  • Quantidade de proprietários.

A Olho no Carro busca essas informações em várias bases de dados, fazendo com que elas cheguem até você, de uma forma fácil de entender, para que você possa comprar um caminhão usado ou qualquer outro veículo com segurança.

Mas é importante ressaltar que alguns dados só aparecerão na sua  consulta se estiverem disponíveis nos bancos de dados ou registros de empresas parceiras.

Se interessou pela consulta? Clique aqui e faça agora!

5 – Leve o caminhão até um mecânico de confiança

É extremamente importante verificar a situação de cada peça do caminhão usado. Por isso, você precisa solicitar uma avaliação completa e bem detalhada do estado do veículo.

Peça para que um mecânico de sua confiança veja como está a saúde do motor, suspensão, câmbio, além de verificar a lataria, rodas e pneus, o chassi e claro, o interior do caminhão.

Veja o estado dos bancos, do volante, dos pedais e todos os itens que tem como função auxiliar a sua condução.

Também recomendamos que você faça uma vistoria em itens como os faróis, para-choques e para-lamas, para evitar qualquer tipo de problema antes de fechar negócio.

Agora que você já sabe como fazer todas as verificações necessárias, você precisa definir qual será a forma de pagamento!

Como pagar o caminhão? Veja quais são as possibilidades!

Arcar com o preço de um veículo nunca é uma tarefa fácil. Fazer um pagamento à vista sempre é o ideal, já que é possível conseguir descontos, benefícios e você ainda fica livre dos temidos juros.

Mas nem sempre é possível pagar tudo de uma vez. Nesse caso, existem algumas formas para obter crédito para comprar o seu caminhão, pagando com tranquilidade e de um jeito que caberá no seu orçamento. Vamos conferir!

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Uma das opções disponíveis no mercado é o CDC, ou Crédito Direto ao Consumidor. Esse é um formato de empréstimo onde bancos ou instituições financeiras realizam uma análise de crédito antes de liberar um valor.

Nessa vistoria, a empresa em questão verifica sua renda, regularização financeira, quantidade de bens em seu nome e a finalidade do crédito, ou seja, para onde esse dinheiro será destinado.

Mas nem tudo são flores. É necessário ficar muito atento aos juros. Essas taxas que são acrescentadas ao valor final do empréstimo podem ser muito pesadas, então verifique se cada parcela vai caber no seu bolso e analise se realmente vale a pena optar por essa modalidade.

Consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra programada que se baseia na união de pessoas ou empresas, com o objetivo de poupar dinheiro em grupo. Esse grupo é gerenciado por uma Administradora de Consórcios autorizada pelo Banco Central.

No consócio não há juros, porém, há a possibilidade de que seja cobrada uma taxa de administração, por tanto, fique sempre de olho.

Nesse tipo de pagamento, o valor do caminhão, por exemplo, será parcelado em um prazo determinado, onde todos os participantes desse grupo vão pagar parcelas.

De acordo com o período estipulado em contrato, as administradoras contemplam por sorteio ou lance, uma pessoa para receber uma carta de crédito e efetuar determinada compra.

Cada pessoa pode ser contemplada apenas uma vez e deverá seguir pagando as parcelas que tudo seja devidamente quitado. Vale ficar atento: o bem adquirido fica vinculado ao consórcio até que o final das parcelas. Em caso de inadimplência, o item comprado será retomado ao grupo.

Investimento em tesouro direto

Essa é, na verdade, uma forma de poupar e até de ganhar dinheiro a longo prazo. O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional junto com o B3 focado na venda de títulos públicos para Pessoas Físicas. Tudo online, sem grandes burocracias.

Ao investir no Tesouro Direto, você pode optar por diversos tipos de títulos com rentabilidade e períodos variados que podem encaixar no seu perfil e ajudar bastante na hora de realizar o sonho de comprar um caminhão.

Pelo próprio site do Tesouro Nacional você pode fazer simulações para definir como e em qual tipo de título você prefere investir para ter o retorno desejado no futuro e realizar o seu sonho.