Logotipo Olho no Carro

Os leilões são uma boa opção para quem tem pouco dinheiro para investir, mas esse tipo de compra é de alto risco, por isso, você tem que saber como se proteger de golpes e problemas. Veja as nossas dicas e aprenda a comprar carros em leilões com segurança!

5 dicas que vão te ajudar a comprar carros em leilões com segurança:

Muita gente pensa que os veículos de leilão não são bons, que estão com avarias e que esse tipo de compra nunca vale a pena, mas isso não é verdade!

A grande dica para quem quer comprar carros em leilões com segurança é prestar atenção aos detalhes e nunca deixar a emoção falar mais alto. Confira as nossas dicas e acerte na escolha:

1 – Não se esqueça de ler o edital

No edital do leilão, é possível encontrar todas as informações referentes às regras do leilão, às taxas, ao estado do veículo, se ele tem multas, débitos, etc.

É essencial que o edital seja lido com atenção para que não aconteça nenhum mal entendido após a compra do veículo. Muitas vezes, devolver o carro para o leiloeiro não é uma opção e pode até te render alguma multa contratual.

2 – Avalie o carro pessoalmente

Se possível, é importante ver o carro pessoalmente para saber o seu verdadeiro estado de conservação.

Se você não entende muito de carros, peça para que um mecânico da sua confiança vá junto com você para te ajudar a fazer essa avaliação.

Lembrando que, em leilões, o test drive é proibido, então só será possível avaliar marcas na pintura, amassados ou alguma irregularidade muito aparente.

3 – Fique atento às taxas

Além do preço do lance final, ainda existem algumas taxas a serem pagas pela compra do veículo.

São taxas como: a porcentagem do leiloeiro e as taxas administrativas, entre outras que variam de acordo com cada leilão. É possível ter acesso a todas as informações de taxas cobradas no edital.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

4 – Faça a consulta completa do histórico do veículo

Consultar um veículo usado, seja de leilão ou não, é fundamental para garantir uma compra segura.

Pelo site da Olho no Carro, você pode fazer a consulta completa do veículo e evitar qualquer tipo de problema antes de fechar o negócio.

Com essa consulta, é possível validar os dados cadastrais do veículo, saber se ele sofreu alguma batida, se tem histórico de roubo e furto, débitos, multas, restrições e muito mais.

E você ainda pode ter acesso ao Score de leilão, que é uma pontuação atribuída aos veículos que têm registro de passagem por leilão. Dessa forma, você poderá saber qual é a possível origem e o estado do veículo no ato do leilão.

Além de identificar uma possível porcentagem de perda do valor de tabela do veículo, se ele possui alguma avaria ou mau funcionamento e qual é a probabilidade de que seja exigida uma vistoria especial durante a contratação de um seguro.

imagem de um botão verde escrito: clique aqui e veja como é fácil fazer a consulta completa

5 – Fique atento à desvalorização do veículo

Qualquer veículo de leilão, mesmo que esteja em boas condições de uso, sem avarias, perde até 30% do seu valor de tabela.

Essa perda pode ser ainda maior, como no caso dos carros de leilão de seguradora, que podem ter danos estruturais graves, o que diminui consideravelmente o seu valor de mercado, chegando a uma perda de até 50%.

Por isso, você precisa ficar atento às condições do veículo e saber que o valor de revenda do carro de leilão será bem menor do que o dos carros usados comuns.