Logotipo Olho no Carro

Alugar um carro pode ser um grande desafio, principalmente para quem vai fazer isso pela primeira vez. Veja aqui algumas dicas para não errar na escolha! 

Hoje em dia, existem várias formas de alugar um carro, presencialmente ou pela internet. São diversas opções de valores e tipos de contrato que cabem no seu bolso e atendem às suas necessidades. Mas, para não errar na escolha, é importante ficar atento a alguns detalhes.  

Veja agora todas as dicas para quem vai alugar um carro pela primeira vez: 

1 – Verifique se realmente vale a pena alugar o carro 

A primeira coisa que você deve pensar é sobre o seu objetivo com o aluguel do carro. Nesse caso, existem duas possibilidades: 

Alugar um carro para viajar ou durante viagens 

O aluguel de carros para viagem compensa, mas só em alguns momentos. Por não ser um serviço muito barato, vale a pena recorrer ao aluguel de um carro quando o lugar para o qual você vai viajar não tem um bom sistema de transporte público e os pontos turísticos que você pretende visitar são distantes um do outro. 

Agora, se o ponto principal para você é o conforto e não a economia, o aluguel de carros é uma ótima opção, em qualquer viagem. 

Alugar um carro para trabalhar ou para uso diário 

Muitas pessoas estão recorrendo ao aluguel de carros para trabalhar ou até mesmo para usar no dia a dia. Isso tem se tornado mais atrativo devido a alguns fatores: 

1 – Menos burocracia

Como o carro não será comprado, você não precisará se preocupar com o emplacamento, com a transferência e com o pagamento de taxas como o IPVA e o licenciamento anual. Tudo isso ficará por conta da locadora.  

2 – Menos preocupações

Assim como os trâmites de registro, licenciamento e transferência, na maioria das vezes, a locadora também será responsável pelas revisões e manutenções do veículo. É claro que, para ter essa facilidade, pode ser necessário pagar alguma taxa extra. 

3 – Possibilidade de trocar de carro com mais frequência

Justamente por ter menos burocracia, o contrato de aluguel permite que o motorista troque de veículo com mais facilidade. Além de ser possível conseguir modelos mais novos por preços mais atrativos. 

Mais para frente, neste mesmo texto, vamos te explicar melhor como funciona o aluguel de carros a longo prazo. Continue lendo! 

Leia também: é melhor alugar ou comprar um veículo usado? 

2 – Faça uma boa pesquisa de valores 

Hoje em dia, existem diversas opções de aluguel de carros e é possível fazer cotações online, de forma fácil, e sem compromisso. Por isso, pesquise muito antes de alugar um veículo. 

Ah, e lembre-se de calcular, junto com o valor do aluguel, os custos que você terá com combustível, estacionamento e até mesmo para lavar o carro. Pode parecer óbvio, mas não levar esses custos em consideração, acaba impactando no seu orçamento mensal. 

3 – Fique atento ao contrato e às taxas extras 

É importante verificar alguns detalhes antes de assinar o seu contrato de aluguel: 

Seguro

Nunca alugue um carro sem seguro! Isso pode te trazer vários problemas em caso de acidentes. 

É importante que você pergunte sobre a cobertura do seguro e sobre o valor da franquia (que é valor que você precisará pagar para acionar o seguro, caso você seja o responsável por algum acidente). 

O seguro padrão das locadoras costuma cobrir somente uma pessoa, que seria o “motorista oficial”. Se a sua ideia for dividir a direção com alguém ao longo da viagem, você deve informar para a locadora antes de assinar o contrato. 

Lavagem

Na maioria das vezes, a locadora vai exigir que você entregue o veículo da mesma forma que o retirou. Caso ele seja entregue muito sujo, você deverá pagar uma taxa de lavagem, que costuma ser um pouco alta e deve estar prevista no contrato. 

Combustível

A questão do combustível pode variar, mas, normalmente, você recebe o veículo com o tanque cheio e deve devolvê-lo da mesma forma.  

Fique sempre atento ao que diz o contrato e verifique se a quantidade de combustível no tanque está coerente com a exigência da locadora. 

Acessórios

Alguns acessórios, como GPS e cadeirinha de bebê, não costumam estar inclusos no valor do aluguel. Caso você precise, deverá solicitar para a locadora e pagar um valor à parte. 

Foto homem dirigindo um carro alugado

Está pensando em alugar um carro para trabalhar ou usar diariamente?  

Veja como funciona o leasing de carros: 

O que é o Leasing de carros? 

O leasing de carros, também chamado de Arrendamento Mercantil, é um tipo de aluguel com possibilidade de compra após o término do contrato. 

No geral, o contrato de leasing dura dois anos e, após o tempo de carência, o arrendatário (contratante) pode optar pela renovação, rescisão ou até mesmo pela compra do veículo. 

Quais são os tipos de leasing? 

Operacional: nesse caso, o arrendador (que disponibiliza o veículo para o aluguel) deve arcar com os custos de manutenção e o arrendatário pode desistir do contrato em até 90 dias, desde que cumpra um aviso prévio. 

Financeiro: esse tipo de leasing é muito parecido com um aluguel, mas o veículo pode ser comprado ao final do contrato por um valor preestabelecido. 

Leasing Back: o leasing back é voltado para empresas que precisam de capital de giro. Basicamente, elas vendem os seus veículos para conseguir dinheiro e, em seguida, fazem um contrato de aluguel. 

Clique aqui e saiba mais sobre o leasing de carros! 

Veja agora como economizar no aluguel de carros para viagem: 

Divida o custo do aluguel com alguém

Quanto mais pessoas viajarem com você no carro, mais barato o aluguel ficará. Mas não se esqueça de respeitar os limites. Ultrapassar a quantidade de passageiros não é uma boa ideia! 

Saiba escolher o modelo do carro

Todo mundo tem aquele sonho de poder dirigir um carrão, nem que seja alugado, mas o modelo do veículo tem influência direta no valor do aluguel. Se você quer economizar, vai ser difícil escapar dos carros mais populares. 

Reserve o carro com antecedência

Reservando com antecedência, será mais fácil encontrar os melhores valores e ajustar a retirada do carro com a data e o horário da sua viagem. 

Atenção: para fazer a reserva, provavelmente, você precisará ter um cartão de crédito. 

Preste atenção no local de devolução do veículo

Normalmente, ao devolver o veículo no mesmo lugar onde você fez a retirada, é possível conseguir um desconto no aluguel. 

Alugue por mais tempo

Quanto mais diárias você contratar, maior será a chance de negociação, que te fará conseguir descontos. 

Gosta de viajar com a galera? Então clique aqui e veja a lista dos melhores carros com 7 lugares para quem não quer gastar muito!