Logotipo Olho no Carro

Quer saber mais sobre as categorias de habilitação? Veja aqui como funciona cada uma delas e como trocar a categoria da sua CNH. 

Vai tirar a sua primeira habilitação? Então se liga nesta dica: 

Invista na compra de um veículo usado e tenha mais conforto pagando menos. Existem muitas opções boas de veículos usados no mercado, basta saber como escolher para não cair em golpes e problemas

Para isso, você pode contar com a ajuda da Olho no Carro e fazer a consulta completa do histórico do veículo

As categorias de habilitação mostram quais são os veículos que o motorista tem permissão para dirigir. Veja abaixo: 

Saiba mais sobre cada uma das categorias de habilitação: 

ACC – Veículos ciclomotores 

Mesmo estando nessa lista, a ACC não é de fato uma categoria de habilitação, mas sim uma Autorização para Conduzir Ciclomotores. 

Muita gente não sabe, mas essa autorização é necessária para quem circula por aí com patinetes e bicicletas elétricas, por exemplo. 

Além disso, muitos donos de Scooters optam por tirar a ACC ao invés da CNH A, mas para isso, existem duas regras: 

1 – O veículo pode ter no máximo 50 cilindradas. 

2 – A velocidade máxima deve ser de até 50 Km/h. 

Apesar de ser mais fácil (e barato) tirar essa autorização em comparação a uma CNH, o prazo de validade dela é mais curto, de apenas 1 ano. 

A – Motos 

A categoria A da CNH permite que o motorista dirija motos de qualquer cilindrada ou velocidade, triciclos e todos os ciclomotores permitidos pela ACC. 

Resumindo, quem tem esse tipo de carteira de habilitação pode dirigir qualquer tipo de veículo com duas ou três rodas. 

B – Veículos de carga leve 

Esse é o tipo de CNH mais comum, que dá ao motorista o direito de dirigir carros, além de qualquer veículo de quatro rodas que tenha no máximo 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para o motorista e oito passageiros. 

Os motoristas que têm CNH B também podem dirigir reboques e motorhomes, desde que sejam respeitadas as regras de capacidade e quantidade de passageiros. No caso dos motorhomes, a capacidade máxima permitida é de até 6 toneladas. 

C – Veículos de carga média 

Os motoristas da categoria C podem dirigir qualquer veículo da categoria B além de veículos de carga com mais de 3,5 toneladas. Entre eles estão: tratores, máquinas agrícolas e pequenos caminhões que, mesmo com a unidade acoplada, não ultrapassem 6 toneladas. 

D – Ônibus e micro-ônibus 

Além de todos os veículos das categorias B e C, quem tem CNH D pode dirigir veículos que transportam mais do que 8 passageiros, como é o caso dos ônibus, micro-ônibus e vans. 

E – Veículos de carga pesada 

Os motoristas que têm CNH da categoria E, podem dirigir qualquer veículo das categorias B, C e D, além de caminhões, carretas, reboques e trailers. 

É importante lembrar que quem tem CNH E não pode dirigir motos e ciclomotores. Essas categorias de CNH são separadas e específicas para veículos com duas ou 3 rodas. 

Quer trocar a categoria da sua CNH? Veja quais são as regras! 

Para todas as trocas de categoria, o motorista precisa cumprir as 20 horas/aula, passar no teste de direção veicular e no exame de aptidão física e mental, além de não poder ter cometido mais do que uma infração gravíssima nos últimos 12 meses. 

Além disso, é necessário esperar o prazo estipulado para cada troca e a idade mínima, quando houver: 

1 – Mudança de categoria A para B – Não tem prazo e nem idade mínima. 

2 – Mudança de categoria B para C – É necessário ter 1 ano de CNH B e não tem idade mínima. 

3 – Mudança de categoria C para D – É necessário ter 2 anos de carteira B e 1 de carteira C, além de, no mínimo, 21 anos de idade. 

4 – Mudança de categoria D para E – É necessário ter 2 anos de carteira C e 1 de carteira D, além de, no mínimo, 21 anos de idade. 

*OBS: não é possível fazer a troca direta entre a CNH A e outra categoria de CNH que não seja a categoria B. 

Para saber quais são os trâmites para fazer a troca de categoria da CNH, acesse o site do Detran do seu estado. Cada Detran tem uma forma de disponibilizar os serviços, por isso, o processo pode variar de um estado para o outro. 

Normalmente, para conseguir a mudança de categoria da sua CNH, você deverá fazer as aulas teóricas e práticas específicas na nova categoria e passar nos testes solicitados. O valor a ser pago dependerá da mudança que você pretende fazer e das taxas aplicadas pelo órgão de trânsito responsável. 

Utilize estes links para acessar o site do Detran do seu estado, basta clicar na sigla correspondente: 

ACALAPAMBACEDFESGOMAMTMSMGPAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO.