Comprar um carro Flex parece ser uma ótima ideia, pela facilidade de poder escolher o tipo de combustível que você quer usar. Mas, você sabe como funciona o motor de um carro Flex? Será que ele é realmente bom? Saiba aqui!
Assim você pode saber se o carro já foi roubado, batido, de leilão, se tem restrições, débitos, multas e muito mais. Tudo isso só pela placa!
Os carros bicombustível (Flex) são equipados com motores que têm um sistema de alimentação convencional, mas possuem bicos injetores que são cerca de 30% maiores e têm mais vazão.
Outra diferença é a taxa de compressão, cujo valor fica entre a taxa de propulsores movidos a gasolina (algo próximo a 9:1) e os movidos a etanol (12:1). Essa taxa varia de acordo com o modelo do carro.
Nos motores Flex, a sonda lambda, que é um sensor localizado no sistema de escape do veículo, é responsável por analisar o oxigênio do escapamento e identificar qual é o tipo de combustível que está sendo utilizado: álcool, gasolina ou uma mistura dos dois.
Essa resposta depende da sua necessidade. Se você busca autonomia, o ideal é abastecer com gasolina. Agora, se você busca desempenho, o ideal é abastecer com etanol.
Mas, cada combustível tem a sua vantagem. O álcool é um excelente limpador de motor, enquanto a gasolina é um excelente lubrificante.
Há especialistas em mecânica que sugerem que seja feita a mudança de combustível a cada dez tanques cheios, em média.
Mas, caso você não tenha o costume de utilizar o seu veículo com tanta frequência, o ideal é abastecer com gasolina aditivada ou premium.
Sim! Uma das principais vantagens do carro Flex é a possibilidade de misturar os combustíveis, em qualquer proporção.
Mas, há dois pontos que devem ser considerados ao fazer essa mistura:
1 – Após abastecer com os dois combustíveis, é necessário que o veículo fique funcionando por pelo menos 20 minutos, para que o motor Flex possa identificar a proporção de cada combustível no tanque. Por isso, o ideal é que você abasteça o veículo no começo do seu trajeto.
2 – No inverno, a mistura dos combustíveis pode dificultar a partida do carro. O carro com motor bicombustível (Flex) tem um reservatório de partida a frio, o famoso tanquinho, que contém gasolina, que é liberada para facilitar a primeira partida do veículo.
Quando o módulo do motor consegue perceber a gasolina presente na mistura do tanque de combustível, essa gasolina do reservatório de partida a frio não é liberada e o motor pode falhar.
A gasolina, por ser um combustível mais denso, gera uma energia cerca de 30% maior do que o álcool e, por isso, o seu consumo é menor, o que faz com ela dure mais. E, apesar de ser mais cara, muitas vezes o seu custo/benefício compensa.
Leia também: Álcool ou gasolina? Como calcular qual é melhor?
Como dito anteriormente, cada combustível tem a sua vantagem principal. No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, pois auxilia na limpeza dos bicos injetores.
Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.
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