Logotipo Olho no Carro

Será que vale a pena comprar carro de leilão online? Saiba aqui e aprenda a negociar esse tipo de veículo com segurança!

Geralmente, carros de leilão custam mais barato do que os carros convencionais. Além disso, existe a possibilidade de comprar um carro de leilão online, o que torna o processo de compra ainda mais rápido e fácil. Porém, muitas vezes, os preços atrativos podem não compensar. Saiba mais!

Como saber se um carro é de leilão? 

A forma mais indicada para saber se um carro é de leilão, é a consulta de leilão da Olho no Carro.

Com essa consulta, você pode evitar a compra de um veículo que tenha sido ofertado em leilão ou avaliar os prós e contras da compra consciente do veículo que já foi leiloado.

Quer fazer a consulta de leilão? Você só precisa saber o número da placa.

imagem de um botão laranja escrito: quero descobrir agora se o veículo é de leilão

Por que um veículo vai a leilão?

A maioria dos carros leiloados se envolveram em acidentes e foram avaliados como perda total. Nesse caso, o valor é indenizado ao proprietário e o carro é levado a leilão pela seguradora.

Além disso, os carros tendem a ir a leilão quando são disponibilizados por empresas que querem renovar sua frota, por terem restrições judiciais, por serem de instituições financeiras que receberam esses carros como garantia de empréstimos ou quando são resgatados de roubo/furto.

Quando vale a pena comprar em leilão?

Quando os veículos são disponibilizados por financeiras ou renovação de frotas, eles tendem a estar em boas condições de uso. O que faz com que o custo/benefício compense.

Mas, vale lembrar que esse tipo de compra requer alguns cuidados como, por exemplo, a atenção ao alto índice de depreciação.

Além disso, esses carros podem ter problemas com a documentação, possíveis débitos, multas ou impostos atrasados. Por isso, antes de decidir pela compra do veículo, é muito importante ler o descritivo da venda no edital do leilão, onde essas informações são facilmente encontradas.

Como comprar um carro de leilão online?

Para comprar um carro de leilão online com segurança, o ideal é procurar pelos leilões do Detran ou por sites de leilão que são credenciados.

Nesse caso, há alguns pontos que devem ser levados em consideração. Os sites de leilão credenciados devem conter o nome do leiloeiro e o seu número de matrícula na Junta Comercial.

Além disso, os leilões credenciados têm telefone fixo ou outro tipo de contato, enquanto os leilões falsos realizam o contato apenas via WhatsApp.

Então, é melhor ficar atento a esses detalhes antes de se cadastrar em algum site de leilão.

Este texto, dos leiloeiros do Brasil, explica mais alguns detalhes: como saber se um site de leilão é verdadeiro

Como comprar carro de leilão online pelo Detran?

Como falamos, uma das formas de comprar um carro de leilão online, é pelos sites do Detran.

Para poder participar do leilão, é necessário preencher um cadastro disponível no site do Detran do estado no qual você mora. Os leilões do Detran, como todos os outros leilões, são públicos. Sendo assim, todos podem participar.

Na maioria das vezes, os dados necessários para o cadastro são os dados cadastrais comuns, ou seja, nome, CPF e endereço. Mas, como os sites do Detran não são padronizados, as informações solicitadas podem ser diferentes.

Como consultar o histórico do veículo antes de comprar?

Anteriormente, falamos sobre a nossa consulta de leilão, mas essa consulta não é a única forma de saber se um veículo já foi leiloado.

Temos também, a consulta completa, que te permite consultar o histórico do veículo pela placa. Com essa consulta, além de informações de leilão, você pode saber informações de sinistro, roubo e furto, restrições, gravame e muito mais.

Mas, porque é importante consultar o histórico do veículo?

Consultar o histórico do veículo te permite ter mais segurança com a compra, já que você vai saber se o carro tem alguma situação em seu histórico que pode dificultar a transferência dele para o seu nome ou até mesmo diminuir o seu valor de mercado.

Assim, ao ter acesso a essas informações, você pode negociar melhor o valor do veículo ou até mesmo desistir da compra, antes de ter dores de cabeça com o carro.

Além disso, você terá acesso a uma funcionalidade exclusiva, que é o Score de Leilão. Com ele, você poderá saber qual é a possível origem do veículo, o percentual de perda de valor de tabela, além da probabilidade de que seja exigida uma vistoria especial durante a contratação de um seguro.

E aí, quer fazer a consulta de histórico do veículo?

imagem de um botão laranja escrito: clique aqui e veja como é fácil fazer a consulta completa
Você pode se interessar por estes assuntos também:
Assista ao vídeo do nosso canal e saiba mais sobre os carros de leilão: